sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Gerson Araújo lamenta morte do professor Water Okano

Para o presidente da Câmara de Vereadores, a Educação em Londrina perde um de
seus mais importantes pilares; Water Okano faleceu ontem, aos 72 anos, vítima de
câncer


O presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, pastor Gerson Araújo, e sua esposa Mara Lucia Araújo lamentaram hoje (dia 7) o falecimento ocorrido na noite de ontem (dia 6) do professor Water Okano, um dos fundadores e diretor do Colégio Universitário.


Water Okano morreu no Hospital do Coração, aos 72 anos, vítima de câncer. Seu corpo está sendo velado no saguão da Câmara de Vereadores até as 17h de hoje, quando será levado para Curitiba, onde será cremado.

Para Gerson Araujo, a Educação em Londrina perde um dos seus mais importantes pilares. “Water Okano era uma referência para todos nós que também trabalhamos na Educação. Ele foi Inspetor de Ensino, Chefe do Núcleo Regional de Educação, membro do Conselho Estadual de Educação, trabalhou na UEL, entre tantas outras funções. Mas antes de tudo era professor, na mais pura essencia deste apostolado”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores.

O professor Water Okano atuava há 56 anos no magistério em Londrina. Ele deixa a esposa Waine Okano, seis filhos e 4 netos. Ele estudou no Colégio Estadual de Londrina, e fez faculdade de Matemática na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Atuou como inspetor de Ensino, responsável por nove municípios da região Norte Pioneiro, foi chefe do Serviço Administrativo da Superintendência do Ensino Superior da Secretaria da Educação, deu aula no Colégio Vicente Rijo e colaborou na criação do curso de Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Em 1969, com um grupo de outros professores, Water Okano foi o criador do Curso Universitário, embrião do Colégio Universitário, que em 2011 completa 42 anos de atividades em Londrina. Ele também foi membro do Conselho Diretor da Fundação do Ensino Técnico de Londrina (FUNTEL); chefe do 4º Núcleo Regional de Ensino, e fez especialização em Administração Universitária pela Organização Universitária Interamericana, na Universidade de Philadelphia, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. De 1982 a 1986 Water Okano foi Coordenador de Administração e Finanças da Universidade Estadual de Londrina (UEL).


(Londrina, 7 de janeiro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário