quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Lições de cidadania e política invadem as ondas do rádio

Estudantes que participaram de oficinas educomunicativas sobre política, cidadania e democracia, gravaram programa de rádio sobre os temas

Os alunos do Centro Educacional da Criança e Adolescente (Escola Ceca) participarãam na manhã desta terça-feira, na sede da Câmara Municipal de Londrina, da gravação do programa de rádio que encerrou oficialmente as atividades do Projeto Cidadania e Política.   Iniciativa da Mesa Executiva do Legislativo o projeto tem como objetivo levar informações sobre a função dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário além de debater os temas como democracia, política e cidadania.

Durante os últimos dois meses, 26 alunos com idades  entre 12 a 14 anos da Escola Ceca participaram de oficinas educomunicativas, coordenadas pela jornalista Elsa Caldeira. A primeira etapa do projeto contou com cinco aulas teóricas, oportunidades nas quais os alunos debateram os conceitos sobre temas democracia, política e cidadania por meio de metodologias específicas. Posteriormente foram realizados mais cinco encontros com aulas práticas sobre o veículo de comunicação, rádio.

Elsa Caldeira conta que foi  preciso muita criatividade para despertar a atenção dos alunos durante as  oficinas teóricas. “A primeira fase foi mais complexa porque os alunos não estão acostumados a falar sobre estes temas, por isso utilizamos  uma metodologia baseada em vídeos, músicas, fotografias e conversas com personalidades ligadas a política e comunicação”,  relatou a jornalista, citando como exemplo as palestras com o presidente da Câmara, vereador Gerson Araújo (PSDB) e  com  o jornalista e comentarista político Fábio Silveira.

Ainda segundo a jornalista, a  segunda fase do projeto foi bem mais tranqüila. “O rádio  é um veículo de comunicação que chama atenção dos alunos. Todos ficaram atentos para aprender sobre a história do rádio, como fazer a produção, roteirização, locução e finalização de um programa”, informou. O programa produzido pelos alunos da Escola Ceca trata de regime militar; direitos e deveres dos cidadãos; corrupção na política; escolha de candidatos para cargos eletivos, enfim tudo o que foi discutido durante as oficinas.  

A coordenadora da Escola Ceca, Cristina Pietrobom, garantiu que o projeto despertou nos alunos o interesse pela participação na vida da comunidade. Ela contou que logo após as primeiras oficinas os alunos procuraram a direção da escola para informar que gostariam de organizar um grêmio estudantil.”Fiquei feliz com esta atitude porque percebi o quanto eles amadureceram após a realização dos debates”.

O presidente da Câmara Municipal de Londrina Gerson Araújo (PSDB) também se disse satisfeito com o andamento do projeto. “Esta proposta visa contribuir para a formação de jovens mais críticos, autônomos e conscientes.  O sucesso deste projeto piloto que está sendo realizado na Escola Ceca mostra que vale à pena investir em educação sobre cidadania e política, por isso queremos  ampliar esta proposta, levando o projeto para  as escolas da  rede pública já no próximo ano”, ressaltou  Araújo.

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