quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Gerson Araújo faz balanço sobre ações da Câmara em 2011
Presidente da Câmara de Vereadores fez balanço positivo da atuação dos vereadores em 2011; CEIs e CPs marcaram ano do Legislativo.
Gerson Araujo fala à imprensa sobre balançao 2011 |
O presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, Gerson Araújo (PSDB) afirmou hoje (21) que a intervenção dos vereadores na crise da Saúde; a aprovação de quatro projetos complementares do Plano Diretor, e a fiscalização dos atos do Executivo por meio da criação das Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) foram ações importantes do Poder Legislativo em 2011.
A declaração foi dada durante entrevista à imprensa no gabinete da presidência da Câmara, ocasião em que Gerson Araújo fez um balanço da atuação dos vereadores durante o ano, que também foi marcado pela realização de audiências públicas; discussão do Plano Diretor e por ações de aproximação do Legislativo com a população. “Foram apresentados pelos vereadores 527 projetos de lei; 215 pedidos de informação e 4.486 requerimentos, o que representa uma produção 20% superior em relação ao ano passado”, afirmou o presidente do Legislativo. E completou: “ Entre as ações importantes do Legislativo destaco a intervenção na crise da saúde, quando chegamos a trancar a pauta de votação da Câmara e reunir os representantes do Executivo, dos hospitais além de prestadores de serviço com o objetivo de intermediar soluções para o setor”.
Vereadores fecharam a pauta para debater a saúde |
De acordo com Gerson Araújo, em 2011 a Câmara de Vereadores atuou constantemente para garantir melhoria das condições de atendimento à saúde da população, inclusive aprovando projetos de aporte financeiro e contratação de pessoal até nas últimas sessões do ano. Fiscalização – Do ponto de vista da ação fiscalizadora da Câmara de Vereadores, Gerson Araújo enfatizou a importância da criação de três Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) em 2011 para apurar supostas irregularidades da administração municipal nas áreas da Guarda Municipal; Saúde e Centronic, o que caracterizou a preocupação e compromisso dos vereadores com a correta aplicação dos recursos públicos.
Audiência sobre mudança no horário do comércio: plenário lotado |
Segundo ele foram realizadas seis audiências públicas para discussão das matérias com a comunidade e que os demais projetos do Plano Diretor não foram aprovados porque dois estão retirados de pauta pela liderança do Executivo, e os outros dois estão aguardando informações complementares por parte do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL). “Também aprovamos o Programa de Recuperação Fiscal; vários projetos de doações de áreas para ampliação de empresas além alterações de zoneamento para construção de casas do projeto “Minha Casa, Minha Vida”, que geraram mais de 5 mil novas moradias na cidade”, lembrou Araújo.
Araujo coordena o projeto Cidadania e Política em Paiquerê |
Aproximação com a comunidade - Ele também ressaltou o projeto Câmara nos Bairros, que visando aproximar o Poder Legislativo da população já realizou reuniões nos distritos de Paiquerê e da Warta, oportunidades nas quais foram discutidos os problemas da comunidade. A Câmara de Vereadores de Londrina também desenvolveu em 2011 o projeto “Cidadania e Política”, que envolveu estudantes com idade entre 12 e 14 anos que participaram de oficinas educomunicativas sobre política, cidadania e democracia, com o objetivo de levar informações sobre a função dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Pretendemos estender esta ação para outras escolas das redes municipal e estadual de ensino”, garantiu.
Alunos participantes do Projeto Cidadania e Politica |
Como ações que envolveram o dia a dia do Legislativo, Araújo citou o projeto de combate ao mosquito da dengue, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL); e o “Programa de Combate ao Tabagismo”, desenvolvido com servidores do Legislativo além da aprovação de novas leis que estabelecem restrições ao uso do tabaco. Além deles, lembrou o programa interno de reciclagem de lâmpadas e a inauguração da Plataforma de Acessibilidade, que solucionou o problema de acesso das pessoas com deficiência às galerias do prédio do Legislativo e aos gabinetes dos vereadores.
A Câmara de Vereadores de Londrina realizou no dia 20/12 a última sessão ordinária de 2011, iniciando a partir de hoje o recesso parlamentar. Neste período não se realizam sessões ordinárias mas o expediente da Câmara permanece inalterado. A primeira sessão ordinária de 2012 está marcada para a primeira terça-feira de fevereiro (2/2).
Câmara mantem prédio sob controle contra a dengue
Servidores da CML fazem a troca daa´gua das Ovitrampas |
Último levantamento do Laboratório de Entomologia Geral e Médica da UEL apresenta índice de 0,1% de presença do mosquito; resultado mostra eficácia das Ovitrampas
O projeto “Câmara Contra a Dengue”, realizado pelo Legislativo de Londrina em parceira com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), desde o mês de maio deste ano, tem colaborado para a diminuição da circulação do mosquito Aedes aegypti no prédio e entorno da Câmara. O ultimo levantamento realizado detectou um índice de 0,1% de presença do mosquito, um número considerado ótimo, que mantém o espaço sob controle.
O trabalho realizado por técnicos do Laboratório de Entomologia Geral e Médica da UEL prevê o monitoramento semanal em 22 armadilhas espalhadas em todos os setores do Legislativo, incluindo jardins e rampas de acesso. Na prática, é realizada a troca da água fenosa, que tem um cheiro que atrai a fêmea do mosquito e as palhetas onde são colocados os ovos. Este material é encaminhado para a UEL onde é realizado o levantamento do índice de infestação por meio da contagem dos ovos.
Ovitrampa:Todas as semanas a água e as palhetas são trocadas |
A assessora parlamentar Jéssica Leite é responsável pela retirada das palhetas. Segundo ela os funcionários do Legislativo tem colaborado apoiado o projeto. “ As pessoas já sabem o dia que vamos passar e nunca tivemos problemas para entrar nos gabinetes. As vezes surgem algumas dificuldades com as armadilhas externas que acabam sendo emborcadas por gatos ou cachorros”, explicou.
Já o presidente do Legislativo pastor Gerson Araujo acredita que o projeto vai colaborar a para que os servidores da Casa não sejam picados pelo mosquito dentro do prédio da Câmara. “ Nos anos anteriores vários funcionários se afastaram do trabalho por causa da dengue. Esperamos que este projeto, na medida que acaba com a circulação do mosquito venha diminuir ou zerar os casos de dengue junto aos nossos servidores. Estamos fazendo nossa parte”, disse Araujo.
Desde o início do projeto, a UEL repassou para a Câmara seis relatórios apresentando o levantamento realizado pelo laboratório. O primeiro, realizado no mês de maio apresentou um índice de 0, 75% de presença do mosquito; em junho 0,27%; julho 0,11%; agosto 0,1%. setembro 0,11% e em outubro novamente 0,1%.
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Natal do Amor reúne multidão na praça
Pr. Gerson discursa sobre a importancia do nata |
“ Que possamos comemorar o verdadeiro significado do Natal que é o nascimento do nosso salvador Jesus Cristo”, com estas palavras o presidente do Legislativo de Londrina, Pastor Gerson Araujo saudou as milhares pessoas que se reuniram na Praça Tomi Nakagawa na noite desta segunda-feira, durante a abertura do Natal do Amor.
O evento promovido pela Prefeitura de Londrina abriu a programação das comemorações das festas de final de ano. A solenidade que contou com a presença do Prefeito Barbosa Neto, da Secretária de Educação Karen Sabec e patrocinadores teve a participação da Banda de Músicos de Londrina e o coral Crystal/ Vectra, que integra crianças da rede pública de ensino e cantaram lindas canções de natal.
O evento promovido pela Prefeitura de Londrina abriu a programação das comemorações das festas de final de ano. A solenidade que contou com a presença do Prefeito Barbosa Neto, da Secretária de Educação Karen Sabec e patrocinadores teve a participação da Banda de Músicos de Londrina e o coral Crystal/ Vectra, que integra crianças da rede pública de ensino e cantaram lindas canções de natal.
Arvore de Natal com mais 50 metros encantou a todos |
A programação na praça vai até o dia 06 de janeiro. Até lá é possível ver o papai Noel todas as noites, saborear os pratos típicos nas barracas instaladas no local e assistir às apresentações artísticas no palco principal.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Governador autoriza duplicação da PR 445
Autorização para licitar a rodovia foi assinada na quinta-feira, 8, após a inauguração da nova sede da Procuradoria Geral do Estado; Gerson Araujo acompanhou a agenda e elogiou iniciativas do governador.
Governandor Beto Richa anuncia duplicação da PR445 |
O presidente da Câmara de Londrina Gerson Araujo acompanhou o Governador Beto Richa que cumpriu agenda na manhã desta quinta-feira, 8, na cidade. Primeiramente, o governador, acompanhado do procurador-geral do Estado, Julio Cesar Zem Cardozo inaugurou a nova unidade da Procuradoria Geral do Estado em Londrina.
De acordo com o governador, o imóvel faz parte do processo de reestruturação e modernização da Procuradoria Geral do Estado. O procurador-geral, disse que o espaço vai melhorar o trabalho do órgão. "Com a melhora do ambiente, os procuradores podem desenvolver um trabalho de mais qualidade e melhorar o atendimento ao público”, disse.
Hauly, Cheida, Beto Richa e Pr Gerson Araujo |
Num terceiro momento o Governador Beto Richa participou de uma solenidade na sede o Iapar onde assinou a abertura da licitação das obras avaliadas em R$ 120 milhões no município para duplicação do trecho urbano da PR-445, entre Londrina e Cambé.
Conforme o projeto, serão duplicados 11 km, com a previsão de construção de 13
viadutos e ampliação de outros dois neste trecho, o que vai garantir mais segurança à transposição de moradores. "Esta é uma antiga reivindicação do povo de Londrina e de milhares de usuários que precisam dessa rodovia. Fizemos um esforço grande para conseguir estes recursos e garantir esta duplicação", declarou o governador.
viadutos e ampliação de outros dois neste trecho, o que vai garantir mais segurança à transposição de moradores. "Esta é uma antiga reivindicação do povo de Londrina e de milhares de usuários que precisam dessa rodovia. Fizemos um esforço grande para conseguir estes recursos e garantir esta duplicação", declarou o governador.
No Iapar Richa parabenizou Londrina pelos 77 anos |
Para o presidente da Câmara Gerson Araujo todos os anúncios feitos pelo governador são de extrema importância para Londrina e toda a região. “ A cidade viveu um dia muito especial, afinal o governador do Estado veio a nossa cidade para anunciar ações que vão colaborar efetivamente para a melhoria da qualidade de vida da população”, declarou.
CEI da Centonic entrega relatório final
Durante mais de 180 dias de intenso trabalho os vereadores Roberto Kanashiro (PSDB), Professor Rony (PTB) e Ivo de Bassi (PTB) se dedicaram à leitura e análise de aproximadamente 19 mil páginas de documentos além da coleta de 19 depoimentos que trataram de denúncias relacionadas as supostas irregularidades nos contratos firmados entre Prefeitura de Londrina e as empresas CENTRONIC Segurança e Vigilância Ltda e PROGUARDA Sistemas Eletrônicos Ltda.
Mais conhecida como a CEI da Centronic, a Comissão iniciou seus trabalhos em maio deste ano e concluiu o processo de investigação no dia 8 de dezembro com a entrega do relatório final ao presidente do Legislativo, vereador Gerson Araújo (PSDB). O relatório segue agora para publicação no Jornal Oficial do Município e posterior deliberação do plenário da Câmara de Vereadores de Londrina.
O trabalho da CEI da Centronic foi dirigido pelo vereador Roberto Kanashiro na condição de presidente e contou ainda com a participação dos vereadores Professor Rony, relator e Ivo de Bassi, membro. ( Foto: Devanir Parra)
Para-atletas renovam patrocínico para 2012
Cinco atletas que integram a equipe paraolímpica de Londrina UEL/Adefil/FEL serão patrocinados por empresas da cidade por meio do projeto Bolsa Potência Esportiva e vão receber auxílio mensal no valor de um salário mínimo para treinamento e participação em competições durante o ano de 2012. A assinatura do compromisso aconteceu hoje (6/12), na Câmara de Vereadores, durante a 10ª edição da Sessão Comemorativa ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A sessão está prevista no calendário oficial do Legislativo por meio de uma resolução de autoria da vereadora Sandra Graça (PP), aprovada em 2002.
Na oportunidade o empresário Luiz Carlos Adati da empresa Estacenter renovou o patrocínio para Francisco Martins enquanto a Puramania confirmou a renovação a Claudines Bartolomeu, ambos da equipe paraolímpica de natação. Já a empresa Serviço Brasileiro de Análises Ambientais, Químicas e Biológicas (Sebraq) iniciou a sua participação no projeto Bolsa Potência Esportiva e vai patrocinar o campeão paraolímpico de natação em Guadalajara, no México, que conquistou medalhas de ouro, prata e bronze para a equipe londrinense, o para-attleta Jeferson Amaro.
Ainda durante a solenidade o vereador Rodrigo Gouvêa (PTC) anunciou a participação da empresa Ouro Fino Água Mineral, por meio do energético Insano, no patrocínio de para-atletas da equipe londrinense. A empresa será a responsável pelo patrocínio mensal, no valor de meio salário mínimo, para André Réquia e Márcia de Menezes, para-atletas de halterofilismo. Márcia participou do Parapan-Americano em Guadalajara e se classificou entre as cinco melhores para-halterofilistas das Américas e recentemente durante a 3ª Etapa Nacional Circuito Loterias Caixa Brasil, foi a primeira colocada na categoria 82,5 Kg , com a marca de 101 kg, novo recorde brasileiro. A equipe londrinense é treinada pelo técnico Evandro Beckker e Giovanna Carla Interdonato, nas áreas de halterofilismo e natação.
Apoio fundamental - Muito emocionada a vereadora Sandra Graça enfatizou a importância do patrocínio das empresas aos para-atletas, por meio do projeto Bolsa Potência Esportiva, que tem permitido o aumento significativo do rendimento técnico de todos os atletas londrinenses nos últimos dez anos. “Londrina talvez tenha sido a cidade brasileira de maior destaque nas Paraolimpíadas de Guadalajara. Realizamos hoje o sonho de contarmos com atletas que conquistaram medalhas no Parapan-Americano”, disse Sandra Graça. A vereadora também destacou a importância da realização anual da sessão comemorativa pelo Legislativo, da qual foi a propositora, como forma de chamar a atenção da comunidade para a necessidade de ações objetivas de inclusão e respeito à pessoa com deficiência.
Da mesma opinião também compartilhou a técnica da equipe londrinense de natação adaptada, Giovanna Carla Interdonato, que impossibilitada de comparecer à cerimônia encaminhou uma carta à Câmara de Vereadores, agradecendo a confiança, credibilidade e principalmente o incentivo aos para-atletas. “Gostaria de agradecer e torcer ainda mais para que pessoas como vocês (patrocionadores) tenham visão humana e empreendedora e passem a acreditar no esporte e no para-atleta”, escreveu.
O assessor especial para Acessibilidade da Prefeitura de Londrina, José Giuliangeli de Castro, parabenizou a Câmara de Vereadores e valorizou o projeto Bolsa Potência Esportiva que promove, de fato, a inclusão. “Espero que em breve a Prefeitura de Londrina, por meio da Sercomtel possa patrocinar para-atletas e assuma o desafio de incluir o recorte de acessibilidade na publicidade veiculada pela empresa londrinense”, disse. A solenidade presidida pelo vereador Pastor Gerson Araújo (PSDB) contou ainda com a presença de vereadores, empresários, lideranças da área, amigos e familiares dos para-atletas.
Na foto de Devanir Parra, a vereadora Sandra Graça (PP) ao lado dos campeões paraolímpicos Jeferson Amaro e Márcia de Menezes; e dos para-atletas Francisco Martins e Claudines Bartolomeu durante solenidade realizada na Câmara Municipal de Londrina. ( Fotos: Devanir Parra)
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Projeto da Câmara colabora para formação de jovens mais críticos
Depoimentos dos alunos participantes do projeto Cidadania e Política mostram mudança de comportamento com relação aos conceitos de democracia, cidadania, constituição e política
Elsa Caldeira, Claudia Silva, Cristina Peitrobom, Gerson Araujo e alunos Luiz e Isadora |
A Câmara Municipal de Londrina encerrou na sessão da última terça-feira, 29, a primeira edição do Projeto Cidadania e Politica, realizado em parceira com o Centro Educacional da Criança e Adolescente – Escola Ceca. Participaram da solenidade, além dos vereadores, a diretora da escola Cristina Pietrobom, a professora de história e filosofia Claudia da Silva Souza e os 26 alunos participantes do projeto.
Durante o evento, foi veiculado o programa de rádio produzido pelos estudantes como resultado das 10 oficinas educomunicativas realizadas nos últimos dois meses na escola Ceca. Para a coordenadora do projeto, Elsa Caldeira, o trabalho alcançou os objetivos. “ As oficinas foram realizadas semanalmente e proporcionou o debate sobre a politica, cidadania, democracia e constituição. No programa de rádio eles expressaram o que aprenderam. Cada grupo apresentou um tema, escolheu as musicas, produziu os textos, enfim, os alunos se sentiram sujeitos do processo e isso é muito importante”, ressaltou.
Alunos falam sobre o que aprenderam com as oficinas |
Já a diretora do Ceca, Cristina Pietrobom, elogiou a inciativa da Câmara e revelou o amadurecimento dos alunos com a realização do projeto. “ Durante dois meses a escola respirou política. Os alunos se envolveram, aprenderam sobre importância da participação, da responsabilidade do voto, dos seus deveres e direitos. Uma experiencia que eles vão levar para o resto da vida”, disse.
Para a aluna Isadora Hildebrando, o projeto mudou seu conceito sobre politica. “ Antes eu pensava como todo mundo pensa: que a política retratava milhares de ladrões que só sabiam roubar o dinheiro do povo. Hoje sei que não devemos deixar de lado as coisas ruins da politica, mas podemos acreditar que existem bons políticos com capacidade para melhorar o nosso país”, declarou a aluna.
Alunos participantes observam atentamente os vereadores |
Na opinião do estudante Luiz Gonzaga Lacerda de Athayde Neto, o projeto foi uma experiência única.. “ Aprendi que a política vai além do que vemos na mídia. A corrupção é uma realidade, mas também tem muita gente honesta. Gostei muito de fazer o programa de rádio e o maior resultado de tudo isso é o grêmio que estamos organizando na escola”, destacou.
A professora de história e filosofia da Escola Ceca, Claudia da Silva Souza teve um papel fundamental no decorrer do projeto. Os conteúdos das oficinas foram incluídos na suas aulas, o que colaborou muito para o resultado final. “ Hoje as crianças estão mais conscientes sobre a importância do voto, vão cobrar isso em casa e na sociedade. Este projeto fez uma diferença enorme em nossas vidas”, declarou.
Professores, alunos e vereadores pousam para foto oficial |
O presidente do Legislativo, Gerson Araujo agradeceu o empenho de todos e comemorou os resultados do projeto. “ Acredito que atingimos nosso principal objetivo que é colaborar para a formação de jovens mais criticos e autônomos. Este projeto piloto, mostrou que a Câmara tem condições de levar esta proposta para as escolas públicas no próximo ano”, disse Araujo.
Ao final do evento, a diretora da escola recebeu um certificado de participação no Projeto Cidadania e Política. Em seguida, vereadores e alunos tiveram um momento de confraternização na sala da presidência. Na próxima semana todos os alunos vão receber o certificado de participação durante o evento de encerramento das aulas. (Fotos: Devanir Parra)