sexta-feira, 27 de abril de 2012

“Câmara agiu com ética e seriedade”, diz Gerson Araujo

Pr. Gerson Araujo conduziu o processo de votação da CP
“A Câmara atuou de forma responsável e coerente durante todo o processo de  votação da Comissão Processante (CP) contra o prefeito. Tenho orgulho em ser presidente desta casa neste momento tão importante para Londrina. A Mesa Executiva não se prendeu a partidarismos e  conduziu os trabalhos com ética e seriedade”. Esta declaração foi proferida pelo presidente do Legislativo de Londrina pastor Gerson Araujo, logo após a aprovação de CP da Centronic contra o líder do Executivo, ocorrida na sessão ordinária desta quinta-feira ( 26/4).

Na opinião de Gerson Araujo a Câmara desenvolveu seu papel de investigar e fiscalizar as ações do Executivo. “ Desde o início da nossa gestão a frente da presidência do Legislativo temos nos esforçado para que a verdade prevaleça e que a justiça seja feita”, declarou Araujo.

Ao falar o sobre sua expectativa com relação à  continuidade dos trabalhos, o Presidente do Legislativo acredita que o processo será tranquilo. “ Assim como tem ocorrido nas últimas sessões, a Câmara continuará com a portas abertas para que a população participe de forma ordeira de todo o processo  de votação. Neste momento é fundamental garantir que a democracia ocorra de forma plena”, finalizou o vereador.

Redação: Elsa Caldeira, MTB 9071- PR
Fotografia: Devanir Parra, MTB 2155 - PR

Vereadores aprovam Comissão Processante da Centronic

Comissão Processante contra o prefeito de Londrina Barbosa Neto (PDT) foi aprovada por unanimidade; processo será conduzido por três vereadores 

Estudantes foram para  CML de caras- pintadas
Com 18 votos favoráveis os vereadores aprovaram na sessão de hoje (26/4) a abertura de Comissão Processante (CP) contra o prefeito Barbosa Neto (PDT), por suposta prática de infração político-administrativa. A denúncia foi apresentada ao Legislativo Londrinense pelo presidente do diretório municipal do Partido da Mobilização Nacional (PMN), Benjamin Zanlorenci, que argumentou negligência na administração e fiscalização do contrato da Prefeitura com a empresa Centronic. A denúncia apontou ainda que Barbosa Neto incorreu em suposta conduta incompatível com o cargo de prefeito em razão da utilização, na rádio de propriedade da sua família, de dois vigias da Centronic cujos salários foram pagos pelo município.

O único vereador ausente da votação, Jacks Dias (PT), justificou por meio de sua assessoria que seu filho teve um problema de saúde e coube ao vereador acompanhá-lo no internamento hospitalar.  Numa sessão tumultuada em razão da presença de grande público nas galerias, divididas entre simpatizantes do prefeito e favoráveis à abertura da CP, o clima ficou ainda mais agitado com a chegada ao plenário, no início da sessão, do prefeito Barbosa Neto. Logo após a abertura do Grande Expediente, momento de pronunciamento dos vereadores sobre temas de livre escolha, o prefeito se retirou do prédio da Câmara, comunicando em entrevista coletiva à imprensa que iria liberar o voto da base aliada pela abertura da Comissão Processante.

Membros da CP:Vereadores Roque Neto, Kanashiro e Gouveia
Aberta a discussão sobre a admissibilidade da denúncia de nº. 1/2012 o presidente do Legislativo, vereador Gerson Araújo (PSDB), que dirigiu os trabalhos, fez a leitura do requerimento do prefeito Barbosa Neto argüindo a suspeição dos vereadores Joel Garcia (PP) e Amauri Cardoso (PSDB). Porém antes mesmo do encerramento do período de pronunciamento dos vereadores sobre a denúncia, o advogado João dos Santos Gomes Filho, representando o prefeito na Câmara, apresentou desistência do pedido de suspeição, liberando todos os vereadores presentes para o voto favorável à abertura da CP.

 Durante a votação nominal, os 18 vereadores e vereadoras presentes à sessão declararam o voto favorável à instalação da Comissão Processante (CP), que foi declarada aberta pelo presidente da Câmara. A partir daí, Gerson Araújo passou a organizar o sorteio para composição da CP e inicialmente foram escolhidos os vereadores Roberto Kanashiro (PSDB); Padre Roque (PR) e Jacks Dias (PT). O vereador Jacks Dias, ausente da votação, retornou ao prédio do Legislativo e comunicou oficialmente sua desistência de participação na CP, tendo sido sorteado como terceiro integrante o vereador Rodrigo Gouvêa (PTC).  

Galerias da Câmara ficaram lotadas
Atendendo dispositivo do Código de Ética e Decoro Parlamentar, os vereadores sorteados elegeram imediatamente Roberto Kanashiro como presidente e Padre Roque para a função de relator ficando ainda Rodrigo Gouvêa na condição de membro da CP. Os vereadores deverão iniciar os trabalhos no prazo de cinco dias e terão prazo improrrogável de 90 dias para apresentação do relatório final. Após início das atividades os vereadores deverão notificar o Prefeito Barbosa Neto da instalação do processo com remessa de cópia da denúncia e dos demais documentos. De seu lado, o prefeito terá prazo de dez dias para apresentar sua defesa escrita e indicar provas materiais além de testemunhas.  

Redação: Salvador Francisco, MTB 1184 - PR
Fotografia: Devanir Parra, MTB 2155 - PR

Pastor Gerson fala sobre o papel da Câmara para membros do PSDB


Pr. Gerson explica o papel da Câmara
O presidente da Câmara Municipal de Londrina, pastor Gerson Araujo, participou nesta quarta-feira, (25/4) de uma reunião na sede do diretório municipal do PSDB local, atendendo a solicitação do presidente do partido em Londrina, Eder Pimenta.
 Na oportunidade Araujo falou para filiados e futuros candidatos a vereadores sobre a  importância e função do poder Legislativo.

“ Foi uma conversa importante para esclarecer aos participantes sobre a função da Câmara e o papel do vereador. Ainda temos muitas pessoas que não conhecem o trabalho da Câmara, inclusive alguns que almejam uma vaga no Legislativo”, disse Gerson Araujo.

A atividade faz parte de uma série de debates que o diretório do PSDB local  está realizando em Londrina.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Câmara faz homenagem póstuma a Ademar de Barros

Cidadania Honorária será entregue à família do ex-locutor da Rádio Paiquerê e ex-deputado paulista que viveu a infância e juventude em Londrina

Durante sessão solene marcada para amanhã (sexta-feira, 27/4), às 20h, a Câmara de Vereadores de Londrina fará a entrega do Título de Cidadão Honorário post -mortem à família do ex-deputado paulista que viveu a infância e a juventude em Londrina, Ademar de Barros. A iniciativa da homenagem partiu do vereador Gerson Araújo (PSDB) e o projeto subscrito por mais 10 vereadores e vereadores foi sancionado pelo prefeito Barbosa Neto (PDT) por meio da Lei nº. 11.295/2011.

Ademar de Barros nasceu em Olímpia (SP) e chegou a Londrina em setembro de 1938, com apenas 26 dias de vida. Estudou nos colégios Hugo Simas e Marcelino Champagnat, tendo sido inclusive locutor esportivo da Rádio Paiquerê. Também em Londrina apresentou-se ao Tiro de Guerra para o Serviço Militar e trabalhou no escritório de contabilidade e loteadora do seu irmão, Dimas de Barros (vereador em Londrina na década de 50), e jogou futebol em diversos campeonatos da cidade.

Sua admiração pela política começou nos grêmios estudantis, quando foi líder estudantil e orador das turmas das quais participou. Ainda jovem chamou a atenção dos políticos com um discurso inflamado na praça Rocha Pombo, em 1952, quando da visita a Londrina do então presidente da República Getúlio Vargas e do governador de São Paulo, Adhemar Pereira de Barros a cidade. O discurso agradou tanto que o governador de São Paulo ofereceu-lhe uma bolsa de estudos, que iria mais tarde utilizar para cursar a universidade.

No final dos anos 50 mudou-se para a capital paulista, ingressou na Universidade Católica de São Paulo onde concluiu o curso de Direito em 1964.  Ainda no período universitário fez o curso de especialização em Sociologia e Política pela Universidade de Harvard (EUA), e depois especializou-se em Direito Penal e Direito Processual Penal entre 1965 e 1967. Neste período sempre vinha a Londrina com sua mulher e filhos para visitar os familiares e amigos.

Foi eleito deputado estadual em São Paulo pela Arena em 1970, para o período de 1971-1974, sendo reeleito por mais três mandatos (1975-1978/ 1979-1982/ 1983-1986). Tentou mais uma eleição em 1986, pelo PFL, mas ficou apenas na suplência e retirou-se da política para se dedicar ao escritório de advocacia. Na sua atividade parlamentar foi autor da CEI da Criança Excepcional; da CEI dos Problemas das Embalagens de Álcool e do Programa Pró-Menor (depois Febem e atual Fundação Casa).

Ademar de Barros faleceu em São Paulo em 31 de março de 2011, aos 72 anos, quando ainda ocupava a presidência da Associação dos Parlamentares de São Paulo, que ajudou a fundar, e a presidência do Conselho Deliberativo do São Paulo Futebol Clube, onde já havia ocupado várias funções de diretoria. No seu sepultamento, um dos seus sobrinhos de Londrina, José Roberto Luppi, foi quem discursou em nome da família que deverá estar presente na solenidade desta sexta-feira no Legislativo de Londrina.



terça-feira, 24 de abril de 2012

Gerson Araujo é recebido por Richa e Hauly no Palácio Iguaçu


Pr. Gerson é recebido pelo Governador Beto Richa e Hauly
O Presidente da Câmara Municipal de Londrina, pastor Gerson Araujo cumpriu agenda nesta segunda-feira (24/04) em Curitiba onde foi recebido pelo Governador do Estado Beto Richae pelo Secretário Estadual de Fazenda Luiz Carlos Hauly.

O encontro que foi no Palácio Iguaçu foi uma visita cordial do presidente do Legislativo de Londrina que foi até a capital à convite da Assembléia Legislativa para participar da comemoração aos 26 anos da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam).

Pr. Gerson no plenário da Assembléia Legislativa do Paraná
A solenidade, marcada por homenagens ao governador Beto Richa e a 1.100 líderes comunitários, atendeu a proposição do presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni , e lotou o Plenário da Casa. “ Foi uma honra participar deste evento e presenciar a organização dos movimentos sociais da região metropolitana de Curitiba”, declarou Gerson Araujo que foi convidado por Rossoni para fazer parte da mesa durante a audiência na Assembléia Legislativa do Paraná.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Câmara apresenta diminuição de ovos do Aedes aegypti


Câmara conta com 122 armadilhas (ovitrampas)

Conforme novo levantamento, o Índice de Positividade de Ovos - IPO, caiu de 18,64 em fevereiro para 13,36% em março; trabalho é resultado do Projeto Câmara contra Dengue

A Câmara Municipal de Londrina recebeu na última semana mais um relatório da Universidade Estadual de Londrina (UEL), relativo ao número de ovos do mosquito da dengue no prédio do Legislativo e entorno. Conforme o novo levantamento o mês de março apresentou um Índice de Positividade de Ovos – IPO, de 13, 36%, o que equivale a uma diminuição de 5%, comparado com o mês de fevereiro quando o IPO ficou em 18,64%.

A entrega do relatório da UEL faz parte do convênio assinado em maio do ano passado entre a Câmara e a Universidade por meio do “Projeto Câmara Contra a Dengue”, uma iniciativa do Pastor Gerson Araújo com apoio da Mesa Executiva do Legislativo. O projeto é realizado por meio do monitoramento dos técnicos da UEL em 122 armadilhas (ovitrampas) instaladas nas dependências internas do prédio da Câmara e seu entorno.

Semanalmente os técnicos da UEL vistoriam todas as armadilhas e recolhem as palhetas instaladas nos pequenos vasos para analisarem em laboratório a existência de ovos do mosquito transmissor da dengue. “ Trata-se de uma ação preventiva utilizada pela Câmara para diminuir a circulação do mosquito e consequentemente evitar que os funcionários sejam contaminados com a doença no prédio do Legislativo”, declarou Gerson Araújo após lembrar que em 2011 pelo menos cinco servidores da Câmara tiveram dengue.

Para o responsável técnico pelo projeto, professor da UEL e entomologista José Lopes, o último levantamento mostra que a Câmara está sob controle. Conforme ele, o número de vetores encontrados é baixo e não oferece riscos, no entanto é preciso ficar em alerta. “ A situação da Câmara é tranquila e se continuar a vigilância a tendência é diminuir ainda mais. Os resultados estão dentro das nossas expectativas, mas é importante que todos colaborem na eliminação da água parada”. Disse o professor.
Londrina- De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a localização da Câmara Municipal de Londrina faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS), Vila Brasil que apresenta um índice de 3,35% segundo o último Levantamento Rápido de Infestação ( Lira) realizado de 26 a 30 março.
Segundo o coordenador de endemias da Secretária de Saúde, Elson Belisário o índice total do município é de 2,8% de infestação. “ A Organização Mundial de Saúde garante que acima de 1% já é considerado estado de alerta. Em Londrina a maioria dos focos estão concentrados em água parada em latas, garrafas e demais objetos encontrados em quintais, terrenos baldios e fundos de vale”, explicou.

Redação:Elsa Caldeira  MTB 9071 - PR
Fotografia: Devanir Parra, MTB 2155 - PR

Plenário da Câmara votará denúncia contra Prefeito


Mesa Executiva vai submeter à análise do plenário a decisão sobre a abertura de Comissão Processante contra o prefeito Barbosa Neto (PDT)

A Mesa Executiva da Câmara de Vereadores de Londrina decidiu  na ultima semana (12/04), que o plenário deverá votar a abertura ou não de Comissão Processante (CP) contra o prefeito Barbosa Neto (PDT), em razão de falhas na gestão e fiscalização do contrato com a empresa de vigilância Centronic. O pedido de abertura de CP para cassação do mandato do prefeito foi apresentado ao Legislativo pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), após aprovação pelos vereadores em dezembro do ano passado, do relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Centronic.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Gerson Araújo (PSDB) a decisão da Mesa Executiva será oficialmente comunicada aos vereadores na abertura da sessão ordinária da próxima terça-feira (17/4), e a votação que decidirá pela  abertura ou não da CP deverá ocorrer na sessão ordinária da próxima quinta-feira (19/4). O quorum para aprovação de abertura da CP é de 13 votos favoráveis.

Relatório da CEI - De acordo com o relatório da CEI da Centronic no qual se baseou o PMN para apresentação da denúncia, o prefeito Barbosa Neto foi negligente na administração e fiscalização do contrato com a empresa Centronic e ainda incorreu em conduta incompatível do cargo de prefeito em razão da utilização, na rádio de propriedade da sua família, de dois vigias da Centronic cujos salários foram pagos pelo município.

A conclusão do relatório se reportou ao inciso 8º do artigo 53 da Lei Orgânica do Município, apontando que o prefeito Barbosa Neto cometeu infração político-administrativa ao se omitir ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do Município sujeitos à administração da Prefeitura, e também ao inciso 10º do mesmo artigo, por proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo. 

Ainda em dezembro do ano passado, logo após a votação do relatório da CEI o presidente do PMN e ex-secretário municipal de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, protocolou na Câmara de Vereadores o pedido para instalação imediata de uma CP contra o prefeito Barbosa Neto. O primeiro pedido foi arquivado pelo Legislativo porque não atendia aos requisitos legais, situação que foi corrigida posteriormente pela direção do PMN com a apresentação de uma nova denúncia. ( Foto: Devanir Parra)

terça-feira, 10 de abril de 2012

Gerson Araujo e família recepcionam Luan Santana


Gerson Araujo e familiares pousam  para foto com  Luan Santana
Cantor que foi homenageado pelo Legislativo de Londrina com Título de Cidadão Honorário foi recebido pelo vereador, familiares e demais convidados no gabinete da presidência

O Presidente do Legislativo de Londrina, pastor Gerson Araujo recebeu o cantor Luan Santana em seu gabinete na ultima segunda-feira (9/4), momentos antes do artista ser homenageado pela Câmara com título de cidadão honorário de Londrina. A esposa do vereador, Mara Lucia Araujo, as filhas Camila e Juliana Araujo, juntamente com seus quatro netos também participaram do momento e pousaram para fotos com o cantor.

O Presidente da CML Gerson Araujo e o cantor Luan Santana
A cidade de Londrina tem muito orgulho de ter este talentoso jovem residindo em nosso município. A Câmara por sua vez, cumpre sua obrigação ao reconhecer a importância de de se ter um dos principais ícones da música sertaneja em nossa cidade. A iniciativa da homenagem é do vereador Jairo Tamura e contou com total apoio de todos nós”, ressaltou Gerson Araujo.

A homenagem ao cantor foi marcada pela presença de cerca de 600 pessoas, entre autoridades, representantes de entidades locais, empresários e muitas fãs. Durante o evento, foram apresentados em telão vários shows do artista e um vídeo institucional mostrando as ações assistenciais realizadas pelo cantor junto a algumas instituições da cidade, entre elas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); a Associação de Pessoas com Sindrome de Down (APS Down) e Hospital do Câncer de Londrina.

Hino Nacional:  Luan Santana, Gerson Araujo e prefeito Barbosa Neto
Durante seu discurso, Luan Santana fez uma analogia com a história de Londrina, iniciada por Lord Lovat ao fundar com a Companhia de Terras Norte do Paraná o município que recebeu o nome em homenagem a Londres. Após lembrar de sua história em Londrina, disse estar muito feliz com a homenagem e agradeceu a presença das fãs. “Este momento mostra que eu estava certo quando escolhi esta cidade para viver com minha família”, declarou.

Luan Santana nasceu no dia 13 de março de 1991 na cidade de Campo Grande (MS) e começou a cantar antigos sucessos sertanejos aos três anos de idade o que motivou seu pai a presenteá-lo com um violão. Sua primeira gravação aconteceu quando completou 14 anos durante uma festa em Jaraguari (MS), cidade natal de seus pais e vizinha a Campo Grande, onde a principal música foi “Falando Sério”. Ele não gostou da qualidade do som feito por um gravador amador e quebrou o seu primeiro CD.
Fãs lotaram as galerias da CML para ver  o cantor
Uma cópia deste mesmo CD havia ficado com um amigo, que o colocou no Youtube e rapidamente acabou se espalhando e sendo aprovado pelo público, que começou a pedir a música nas rádios do Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Paraná. Em agosto de 2007 Luan Santana fez seu primeiro show na cidade de Bela Vista (MS) e a partir daí foi realizando shows pelo Brasil até estourar na Festa do Peão de Barretos, em agosto de 2009, onde se apresentou para um público de 50 mil pessoas.
Um ano depois, em 2010, Luan Santana já fechou o ano com o CD/DVD duplo de Platina, registrando a marca de 300 mil cópias vendidas, sendo o maior vendedor de discos do Brasil, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Disco (ABPD). A solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário de Londrina ao cantor Luan Santana foi realizado um dia após o seu show na 52ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Londrina, no Parque Governador Ney Braga.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vereadores marcam presença na abertura da Expô 2012

Gerson Araujo com o Pres. da Sociedade Rural Gustavo e Lopes e Gov. Beto Richa
O presidente da Câmara Municipal de Londrina, vereador Gerson Araújo (PSDB) e demais vereadores da Casa participaram na última  quinta-feira (5/4) da abertura oficial de  52ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. A cerimônia realizada no Parque de Exposições Ney Braga contou com a presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho; do governador do Paraná Beto Richa (PSDB), do prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT) entre outras autoridades.

" A Exposição de Londrina  é uma das maiores feiras do Paraná e do Brasil. Um exemplo de empreendedorismo revelado no desenvolvimento tecnológico agrícola, na  demonstração da melhoria genética,  no lazer, na gastronomia e negócios. A Câmara comemora ao lado da Sociedade Rural do Paraná o sucesso deste grande evento", declarou o presidente do Legislativo Londrinense. Araújo lembrou ainda que a Câmara de Vereadores alterou a agenda de sessões ordinárias para permitir a participação dos vereadores na abertura do evento.

Gov. Beto Riche atendendo a imprensa

Já o  governador Beto Richa ressaltou a  importância do  agronegócio para o sucesso da balança comercial brasileira.  De acordo com o governador,  o agronegócio  tem sido penalizado nos últimos planos econômicos pelo Governo Federal, no entanto é preciso confiar na política atual que vem sendo implementada pelo  Ministério da Agricultura. “Devemos prestar nossa solidariedade e respeito ao homem do campo, pelo que ele representa para o Paraná e para o Brasil”, disse Richa. Durante o evento, o  governador Beto Richa assinou o documento que incluiu os municípios de Sabáudia, Jaguapitã e Pitangueiras na Região Metropolitana de Londrina.

O ministro Mendes Ribeiro Filho garantiu que o programa de regionalização, desenvolvido pelo Governo Federal vai garantir mais eficiência para as ações do Governo Federal. “O Ministério está sendo virado de cabeça para baixo, para que nossas atividades fiquem cada vez mais próximas da cadeia produtiva”, garantiu Ribeiro Filho.Ele garantiu ainda que a estruturação do seguro agrícola se tornou prioridade da pasta para contornar os efeitos da quebra na safra neste ano.

Cavaleiros após o desfile das bandeiras

O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Gustavo Andrade Lopes contou  história de sucesso da feira de Londrina,  iniciada há mais de meio século pelos pioneiros da cidade. “Nosso evento começou no tempo da colonização do Norte do Estado e das dificuldades enfrentadas pelos pioneiros.  Hoje, o Paraná é um dos grandes produtores de riqueza do País, contribuindo decisivamente para o resultado da balança comercial”, enfatizou. A Exposição de Londrina prossegue até 15 de abril no Parque de Exposições Ney Braga.