sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vereadores aprovam Comissão Processante da Centronic

Comissão Processante contra o prefeito de Londrina Barbosa Neto (PDT) foi aprovada por unanimidade; processo será conduzido por três vereadores 

Estudantes foram para  CML de caras- pintadas
Com 18 votos favoráveis os vereadores aprovaram na sessão de hoje (26/4) a abertura de Comissão Processante (CP) contra o prefeito Barbosa Neto (PDT), por suposta prática de infração político-administrativa. A denúncia foi apresentada ao Legislativo Londrinense pelo presidente do diretório municipal do Partido da Mobilização Nacional (PMN), Benjamin Zanlorenci, que argumentou negligência na administração e fiscalização do contrato da Prefeitura com a empresa Centronic. A denúncia apontou ainda que Barbosa Neto incorreu em suposta conduta incompatível com o cargo de prefeito em razão da utilização, na rádio de propriedade da sua família, de dois vigias da Centronic cujos salários foram pagos pelo município.

O único vereador ausente da votação, Jacks Dias (PT), justificou por meio de sua assessoria que seu filho teve um problema de saúde e coube ao vereador acompanhá-lo no internamento hospitalar.  Numa sessão tumultuada em razão da presença de grande público nas galerias, divididas entre simpatizantes do prefeito e favoráveis à abertura da CP, o clima ficou ainda mais agitado com a chegada ao plenário, no início da sessão, do prefeito Barbosa Neto. Logo após a abertura do Grande Expediente, momento de pronunciamento dos vereadores sobre temas de livre escolha, o prefeito se retirou do prédio da Câmara, comunicando em entrevista coletiva à imprensa que iria liberar o voto da base aliada pela abertura da Comissão Processante.

Membros da CP:Vereadores Roque Neto, Kanashiro e Gouveia
Aberta a discussão sobre a admissibilidade da denúncia de nº. 1/2012 o presidente do Legislativo, vereador Gerson Araújo (PSDB), que dirigiu os trabalhos, fez a leitura do requerimento do prefeito Barbosa Neto argüindo a suspeição dos vereadores Joel Garcia (PP) e Amauri Cardoso (PSDB). Porém antes mesmo do encerramento do período de pronunciamento dos vereadores sobre a denúncia, o advogado João dos Santos Gomes Filho, representando o prefeito na Câmara, apresentou desistência do pedido de suspeição, liberando todos os vereadores presentes para o voto favorável à abertura da CP.

 Durante a votação nominal, os 18 vereadores e vereadoras presentes à sessão declararam o voto favorável à instalação da Comissão Processante (CP), que foi declarada aberta pelo presidente da Câmara. A partir daí, Gerson Araújo passou a organizar o sorteio para composição da CP e inicialmente foram escolhidos os vereadores Roberto Kanashiro (PSDB); Padre Roque (PR) e Jacks Dias (PT). O vereador Jacks Dias, ausente da votação, retornou ao prédio do Legislativo e comunicou oficialmente sua desistência de participação na CP, tendo sido sorteado como terceiro integrante o vereador Rodrigo Gouvêa (PTC).  

Galerias da Câmara ficaram lotadas
Atendendo dispositivo do Código de Ética e Decoro Parlamentar, os vereadores sorteados elegeram imediatamente Roberto Kanashiro como presidente e Padre Roque para a função de relator ficando ainda Rodrigo Gouvêa na condição de membro da CP. Os vereadores deverão iniciar os trabalhos no prazo de cinco dias e terão prazo improrrogável de 90 dias para apresentação do relatório final. Após início das atividades os vereadores deverão notificar o Prefeito Barbosa Neto da instalação do processo com remessa de cópia da denúncia e dos demais documentos. De seu lado, o prefeito terá prazo de dez dias para apresentar sua defesa escrita e indicar provas materiais além de testemunhas.  

Redação: Salvador Francisco, MTB 1184 - PR
Fotografia: Devanir Parra, MTB 2155 - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário