segunda-feira, 16 de abril de 2012

Câmara apresenta diminuição de ovos do Aedes aegypti


Câmara conta com 122 armadilhas (ovitrampas)

Conforme novo levantamento, o Índice de Positividade de Ovos - IPO, caiu de 18,64 em fevereiro para 13,36% em março; trabalho é resultado do Projeto Câmara contra Dengue

A Câmara Municipal de Londrina recebeu na última semana mais um relatório da Universidade Estadual de Londrina (UEL), relativo ao número de ovos do mosquito da dengue no prédio do Legislativo e entorno. Conforme o novo levantamento o mês de março apresentou um Índice de Positividade de Ovos – IPO, de 13, 36%, o que equivale a uma diminuição de 5%, comparado com o mês de fevereiro quando o IPO ficou em 18,64%.

A entrega do relatório da UEL faz parte do convênio assinado em maio do ano passado entre a Câmara e a Universidade por meio do “Projeto Câmara Contra a Dengue”, uma iniciativa do Pastor Gerson Araújo com apoio da Mesa Executiva do Legislativo. O projeto é realizado por meio do monitoramento dos técnicos da UEL em 122 armadilhas (ovitrampas) instaladas nas dependências internas do prédio da Câmara e seu entorno.

Semanalmente os técnicos da UEL vistoriam todas as armadilhas e recolhem as palhetas instaladas nos pequenos vasos para analisarem em laboratório a existência de ovos do mosquito transmissor da dengue. “ Trata-se de uma ação preventiva utilizada pela Câmara para diminuir a circulação do mosquito e consequentemente evitar que os funcionários sejam contaminados com a doença no prédio do Legislativo”, declarou Gerson Araújo após lembrar que em 2011 pelo menos cinco servidores da Câmara tiveram dengue.

Para o responsável técnico pelo projeto, professor da UEL e entomologista José Lopes, o último levantamento mostra que a Câmara está sob controle. Conforme ele, o número de vetores encontrados é baixo e não oferece riscos, no entanto é preciso ficar em alerta. “ A situação da Câmara é tranquila e se continuar a vigilância a tendência é diminuir ainda mais. Os resultados estão dentro das nossas expectativas, mas é importante que todos colaborem na eliminação da água parada”. Disse o professor.
Londrina- De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a localização da Câmara Municipal de Londrina faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS), Vila Brasil que apresenta um índice de 3,35% segundo o último Levantamento Rápido de Infestação ( Lira) realizado de 26 a 30 março.
Segundo o coordenador de endemias da Secretária de Saúde, Elson Belisário o índice total do município é de 2,8% de infestação. “ A Organização Mundial de Saúde garante que acima de 1% já é considerado estado de alerta. Em Londrina a maioria dos focos estão concentrados em água parada em latas, garrafas e demais objetos encontrados em quintais, terrenos baldios e fundos de vale”, explicou.

Redação:Elsa Caldeira  MTB 9071 - PR
Fotografia: Devanir Parra, MTB 2155 - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário