quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Teste do coraçãozinho será obrigatório em Londrina

Projeto de autoria da vereadora Sandra Graça (PP) foi aprovado pela Câmara de Vereadores e será encaminhado para sanção pelo prefeito

Todos os recém-nascidos nas maternidades e hospitais de Londrina serão obrigatoriamente examinados por meio do chamado “Teste do Coraçãozinho”, juntamente com os demais exames já obrigatórios. Esta é a proposta do Projeto de Lei número 358/2011, da vereadora Sandra Graça (PP), aprovado em 2ª discussão na sessão desta terça-feira (14) da Câmara de Vereadores. Trata-se do exame de Oximetria de Pulso, que consiste na verificação de saturação periférica de oxigênio, ou seja, de impregnação de oxigênio no sangue. O projeto, que já havia recebido manifestação favorável da Secretaria Municipal de Saúde e substitutivo da Comissão de Justiça, será encaminhado para sanção pelo prefeito.

De acordo com a vereadora Sandra Graça, autora do projeto, o “Teste do Coraçãozinho” é um instrumento importante para detectar problemas cardíacos e pode salvar muitas vidas como por exemplo dos bebês portadores da cardiopatia congênita. A doença, segundo a vereadora, tem cura se diagnosticada precocemente e tratada de forma adequada. O teste é uma antiga reivindicação da Associação de Assistência à Criança Cardiopata – Pequenos Corações que iniciou uma campanha nacional para aprovação de lei semelhante em diferentes cidades do país. “É um exame de baixo custo, que poderá salvar vidas desencadeando investigação cardiológica mais profunda nas crianças nas quais forem detectados problemas”, justificou a vereadora.

Sandra Graça informou ainda que é muito comum o retorno de recém-nascidos ao hospital num curto espaço de tempo após a alta hospitalar apresentando problemas graves que poderiam ser detectados e investigados antes da alta pós-parto, por meio da Oximetria de Pulso. O projeto da vereadora, assinado também pela maioria dos integrantes do Legislativo,  estabelece que o exame deverá ser realizado nos membros superiores e inferiores dos recém-nascidos, ainda no berçário, após as primeiras 24 horas de vida da criança e antes da alta hospitalar.

Integrantes da Associação Pequenos Corações, núcleo de Londrina, acompanharam a votação da matéria e agradeceram pessoalmente a vereadora Sandra Graça e os demais vereadores, que aprovaram por unanimidade o projeto. Estiveram presentes na Câmara João Nilo Rodrigues Júnior, Cleuza Santana Mendes Pereira, Emília Kaneko e Maria Cleonice da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário