sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ademar de Barros recebe homenagem póstuma


Pr. Gerson entrega placa de homenagem aos filhos e esposa de Ademar de Barros
A Câmara de Vereadores de Londrina entregou na noite da última sexta-feira( 27/4) o Título de Cidadão Honorário post -mortem à família do ex-deputado paulista que viveu a infância e a juventude em Londrina, Ademar de Barros. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Gerson Araújo (PSDB) e o projeto, subscrito por mais 10 vereadores, foi sancionado pelo prefeito Barbosa Neto (PDT) transformando-se  Lei nº. 11.295/2011.

Durante o seu discurso, o presidente da Câmara, Gerson Araújo  emocionou os filhos e a esposa do homenageado quando lembrou da trajetória de Ademar de Barros em Londrina. “Mesmo tendo chegado muito pequeno em nossa cidade, ele teve uma importante atuação política. No decorrer de sua vida, divulgou o nome de Londrina e sempre foi uma referência para nós”, declarou  Araújo.

Eduardo de Barros discursa em homenagem ao pai
Para o filho do homenageado, Eduardo de Barros  seu pai sempre foi considerado motivo de orgulho em razão da sua perseverança e determinação para enfrentar as adversidades. “Quando criança ele costumava nos contar que morava em uma casa que não tinha telhado. Cresceu nesta cidade, numa época que Londrina estava começando e teve de lutar muito para alcançar seus objetivos, sem nunca desistir dos seus sonhos”, disse.

A esposa de Ademar de Barros, Cacilda Leonor Barros agradeceu a iniciativa da Câmara  de Vereadores na realização da homenagem e declarou que se sente honrada pela iniciativa porque representa o reconhecimento da população de Londrina ao trabalho realizado pelo ex-deputado. “O Ademar sempre teve um carinho especial por Londrina e esta honraria é motivo de alegria para todos nós”, disse.

História - Ademar de Barros nasceu em Olímpia (SP) e chegou a Londrina em setembro de 1938, com apenas 26 dias de vida. Estudou nos colégios Hugo Simas e Marcelino Champagnat, tendo sido inclusive locutor esportivo da Rádio Paiquerê. Também em Londrina apresentou-se ao Tiro de Guerra para o Serviço Militar e trabalhou no escritório de contabilidade e loteadora do seu irmão, Dimas de Barros (vereador em Londrina na década de 50), e jogou futebol em diversos campeonatos da cidade.

Sua admiração pela política começou nos grêmios estudantis, quando foi líder estudantil e orador das turmas das quais participou. Ainda jovem chamou a atenção dos políticos com um discurso inflamado na praça Rocha Pombo, em 1952, quando da visita a Londrina do então presidente da República Getúlio Vargas e do governador de São Paulo, Adhemar Pereira de Barros a cidade. O discurso agradou tanto que o governador de São Paulo ofereceu-lhe uma bolsa de estudos, que iria mais tarde utilizar para cursar a universidade.

No final dos anos 50 mudou-se para a capital paulista, ingressou na Universidade Católica de São Paulo onde concluiu o curso de Direito em 1964.  Ainda no período universitário fez o curso de especialização em Sociologia e Política pela Universidade de Harvard (EUA), e depois especializou-se em Direito Penal e Direito Processual Penal entre 1965 e 1967. Neste período sempre vinha a Londrina com sua mulher e filhos para visitar os familiares e amigos.
Foi eleito deputado estadual em São Paulo pela Arena em 1970, para o período de 1971-1974, sendo reeleito por mais três mandatos (1975-1978/ 1979-1982/ 1983-1986). Tentou mais uma eleição em 1986, pelo PFL, mas ficou apenas na suplência e retirou-se da política para se dedicar ao escritório de advocacia. Na sua atividade parlamentar foi autor da CEI da Criança Excepcional; da CEI dos Problemas das Embalagens de Álcool e do Programa Pró-Menor (depois Febem e atual Fundação Casa). Ademar de Barros faleceu em São Paulo em 31 de março de 2011, aos 72 anos.

Redação: Salvador Francisco, MTB 1184 - PR/ Elsa Caldeira, MTB 9071/PR
Fotografia: Devanir Parra, MTB 2155 - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário