terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sindicato dos aposentados é homenageado pela Câmara

A Câmara de Vereadores de Londrina entregou na sessão ordinária da última quinta-feira (13/10), o Diploma de Reconhecimento Público ao Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), entidade ligada à Força Sindical do Paraná. A sessão foi presidida pelo vereador Professor Rony (PTB) e o diploma entregue pelo vereador Sebastião dos Metalúrgicos (PDT), proponente da honraria, aos representantes da entidade Antonio Dias Lobato e João Batista Inocentini.

Saudando a entidade em nome da Câmara, o vereador Sebastião dos Metalúrgicos contou a história da criação do Sindicato em nível nacional, fundado em junho de 2000, e que logo em seguida se espalhou por vários estados brasileiros, entre eles o Paraná. “Londrina foi escolhida para ser a sede do Paraná e até hoje é a única sede estadual mantida numa cidade do interior e não em uma capital. Isto mostra a importância desse sindicato que homenageamos hoje”, disse o vereador.

Sebastião dos Metalúrgicos lembrou que o Brasil tem hoje cerca de 30 milhões de aposentados e Londrina tem em torno de 62 mil, sendo  que 1.500 destes já associados ao Sindnapi. “É a maior indústria do nosso município, já que essas 62 mil pessoas gastam o que ganham aqui em Londrina, movimentando vários setores da economia, inclusive o da saúde, já que pela idade gastam muito com médicos e com remédios. Daí a importância de se lutar por um salário justo para os aposentados”, afirmou Sebastião.

O vereador também contou a trajetória do presidente do Sindicato Estadual do Paraná, Antonio Dias Lobato, que começou como pintor de concessionária de automóveis em Londrina; passou a militar no Sindicato dos Metalúrgicos até se aposentar e se tornar a primeira liderança forte dos aposentados no Paraná e em nossa cidade. “A luta mais importante desse sindicato é pelo fim do fator previdenciário. Lobato é a pessoa certa no lugar certo e este Diploma para o Sindicato é até pouco em razão da importância desta entidade para a nossa comunidade”, ressaltou Sebastião.

O presidente do Sindnapi Estadual, Antonio Dias Lobato, agradeceu a Câmara de Vereadores pela homenagem, ressaltando que a entidade inaugurou, na mesma data, sua nova sede em Londrina. “A nossa nova casa será também a casa de vocês, vereadores e vereadoras. Lá poderemos oferecer atendimento mais adequado aos nossos aposentados, que além da assessoria jurídica passarão a contar com atendimento odontológico”, informou dizendo que o Sindicato está agora  localizado à rua Rio Grande do Norte, 1082. 

O presidente nacional do Sindnapi, João Batista Inocentini, que viajou de São Paulo para Londrina com o objetivo de prestigiar a solenidade, elogiou a iniciativa da Câmara de Vereadores em reconhecer a categoria dos aposentados que corresponderá, segundo ele, a um terço da população brasileira daqui há 20 anos. “Somos um sindicato com apenas 11 anos de atuação e já conquistamos muitos espaços; hoje a sociedade reconhece os aposentados como uma força importante na comunidade. Esta homenagem da Câmara de Londrina para o Sindicato do Paraná é muito importante e valoriza a nossa entidade”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário