quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Vereadores definem novos depoimentos na CEI da Guarda

Vereadores querem ouvir técnicos da Gestão Pública que participaram das licitações para treinamento da Guarda Municipal e oficiais da 5º BPM que ministraram curso

Em reunião realizada na quarta-feira  (dia 2), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores de Londrina, que apura supostas irregularidades em contratos da Guarda Municipal, definiram para a próxima semana duas reuniões para a tomada de depoimentos de técnicos da Secretaria Municipal de Gestão Pública e de oficiais do 5° Batalhão de Polícia Militar que ministraram curso para integrantes da corporação. Na reunião, os vereadores Jairo Tamura-PSB (presidente), Lenir de Assis-PT (relatora), e Tito Valle-PMDB (membro) também decidiram enviar ofício à prefeitura, solicitando novos documentos que consideram fundamentais para esclarecimento dos fatos denunciados.

De acordo com  decisão da CEI, serão convocados para a próxima segunda-feira (dia 7), às 14hs, o técnico de gestão da Prefeitura de Londrina, Wagner Fernandes Lemes Trindade, responsável até meados do ano passado pela área administrativa da Guarda Municipal, e às 16hs a servidora municipal Maria Aparecida Marques Lima. Maria Aparecida foi a pregoeira da licitação realizada pela Secretaria Municipal de Gestão Pública, responsável pela habilitação da empresa matogrossense Delmondes & Dias Ltda. que ministrou o treinamento da corporação. Os integrantes da CEI pretendem obter informações acerca da escolha da empresa e detalhes do contrato assinado pelo município.

Os integrantes da CEI prosseguirão com a coleta de depoimentos na quarta-feira (dia 9), a partir das 14 horas, oportunidade na qual será ouvido o capitão Marcos Ginotti Pires, do 5° BPM, que coordenou um curso da formação para a Guarda Municipal.  Na  seqüência, às 15h30h e 16h30h, respectivamente, prestarão depoimento os sargentos Rosa Maria de Oliveira e Valdir Roque de Lima, ambos do 5° BPM, monitores do mesmo curso. De acordo com o presidente da CEI, vereador Jairo Tamura, outros três sargentos que também atuaram como monitores do curso da Guarda Municipal poderão ser chamados a prestar informações, caso seja necessário.

Tamura também informou que a prefeitura alegou não possuir alguns documentos solicitados anteriormente pela CEI, o que motivará uma atenção maior por parte dos vereadores na apuração dos fatos denunciados à época pelo vereador Joel Garcia (PTN), e também levantados na auditoria interna realizada pelo município. “Nós estamos apurando não só o pagamento do curso de tiro não ministrado, mas também fatos que envolvem um aditivo para compra de tickets-refeição; a nomeação dos policiais militares anteriormente à posse da diretoria da Guarda, e a urgência da sua instalação. Para tanto, precisamos de toda a documentação acerca destes fatos”, afirmou o presidente da CEI.

O vereador também garantiu que o relatório final da CEI da Guarda Municipal, cujo prazo final expira em 6 de maio ( mas que pode ser prorrogado ) deverá ser concluído antes da data fixada. Já prestaram depoimento à CEI, no final do ano passado, o ex-secretário municipal de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci e o ex-chefe de gabinete da Guarda Municipal, tenente Marcos Mota. As fotos da reunião são de Devanir Parra.


Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário