segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Lideranças defendem criação de comitês na área da saúde

Cientes da necessidade de ações emergenciais na área da saúde em Londrina, profissionais do setor e lideranças querem diálogo com administração municipal e propõem criação de comitês

Reunidas hoje (21) pela manhã durante quase três horas na Câmara de Vereadores e em razão da ausência do Gestor Municipal no encontro, lideranças que atuam na área da saúde em Londrina decidiram encaminhar ao prefeito Barbosa Neto (PDT), ainda na tarde desta segunda-feira, documento com propostas e relatos dos principais problemas que estão ocorrendo no sistema municipal de saúde.

Segundo Lenir de Assis, entre outras propostas, lideranças do setor defendem a criação emergencial dos comitês da dengue e da crise da saúde, como forma de permitir a participação de todos os segmentos na discussão dos problemas e definição, principalmente, das estratégias de trabalho.

No entanto, os representantes de entidades presentes à reunião lembraram que não basta criar estratégias para atender o problema emergencial da dengue. Durante o encontro não faltaram relatos das péssimas condições de atendimento à população na maioria das unidades de saúde do município e por isso a proposta de criação do Comitê da Crise da Saúde. 

Outra proposta apresentada durante a reunião foi a reativação urgente do Comitê de Acompanhamento dos Serviços de Urgência e Emergência em Londrina. “Este comitê está previsto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é fundamental para que os gestores e prestadores de serviços de saúde pública possam conhecer o atendimento que está sendo oferecido à população”, informou a vereadora.

Além dos vereadores, representantes da Secretaria Estadual de Saúde e 17ª Regional; do Ministério Público; dos conselhos municipais; do sindicato dos médicos; dos hospitais e das entidades da sociedade civil organizada participaram da reunião. Novas reuniões serão agendadas no decorrer da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário