sexta-feira, 20 de maio de 2011

Emater será parceira de projeto “ Câmara nos Bairros”

Gerente da instituição apresentou trabalho realizado pela Emater que comemora 55 anos hoje, dia 20; Câmara tem se reunido com técnicos para definir parceria para atender a comunidade rural
Equipe da Emater  e vereadores durante sessão ordinária
A Câmara de Londrina recebeu na sessão da última quinta-feira, dia 19, o gerente regional da Emater, Sérgio Luiz Carneiro e membros da equipe do escritório regional de Londrina. O objetivo da visita , que partiu do presidente do Legislativo, Gerson Araújo, foi apresentar os trabalhos da insituição que comemora 55 anos, hoje, dia 20 de maio.

De acordo com o vereador  Gerson Araujo, a idéia de trazer os representantes da Emater na Câmara surgiu após algumas reuniões com os técnicos visando a elaboração de um plano de ação, onde as duas instituições possam trabalhar juntas em busca da promoção da cidadania da comunidade rural. “ É uma estratégia que faz parte do projeto “Câmara no Bairros”, que estaremos implantando em breve, iniciando pela população rural e futuramente em todas as regiões da cidade ”, declarou Araújo.

O gerente regional da Emater, Sérgio Luiz Carneiro, elogiou a iniciativa da Câmara em abrir espaço para que empresa apresente seus trabalhos nesse momento histórico em que se comemora seus 55 anos. “ Um dos principais desafios da Emater nesta gestão é a implantação de politicas de relacionamento institucional com entidades comprometidas com o desenvolvimento sustentável, por isso consideramos importante esta perspectiva de parceira com a Câmara de Vereadores”, disse.

Conforme Carneiro, um diagnóstico realizado recentemente na Emater mostra que o município de Londrina conta com 13 mil pessoas vivendo e produzindo em 3.700 estabelecimentos agrícolas que ocupam 1.500 hectares. “ São populações que estão produzindo principalmente hortaliças, pecuária e grãos como soja, milho e café e contam com uma grande demanda de serviços que dependem do poder público”, ressaltou.

Ainda segundo o gerente da Emater, a instituição conta atualmente com 1.131 funcionários distribuídos em 407 unidades municipais e distritais, 21 unidades regionais e uma central que fica em Curitiba. “ Nosso último levantamento mostra que em 2010, 147 mil pessoas foram atendidas pelos 52 extencionistas da Emater. São agricultores familiares e empresariais, pescadores, indígenas, quilombolas e assentados rurais”, destacou.

Durante sua apresentação, Carneiro apresentou aos vereadores os principais programas realizados pela Emater por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento que são: Habitação Rural; Alimentação Escolar; Matas Ciliares; Gestão Ambiental Integrada de Micro-bacias; Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf),Luz para Todos; Crédito Fundiário;Manejo Integrado de Pragas; Leite das Crianças; Trator Solidário; Programa de Proteção às Águas e Agricultura de Baixo Carbono.

Contudo, o gerente da Emater garantiu que ainda há muitos pontos para melhorar. No aspecto social ele destacou questões relacionadas à habitação, saneamento básico, renda e melhoria de qualidade de vida da família rural. Na área econômica ressaltou a necessidade de agregar mais valor aos produtos por meio da industrialização; aumento do acesso ao crédito e promoção da mecanização nas regiões que não têm mão de obra. Já na área ambiental, o gerente da Emater citou temas como a conservação do solo e água, adoção de novas metodologias agro-ecológicas, recuperação de nascentes e preservação de córregos e rios.

“ Fiquei impressionado com o trabalho realizado pela Emater em todo o Estado. Por isso estamos tranquilos em iniciar o projeto “Câmara nos Bairros” pela zona rural com o suporte da Emater que conta com uma equipe altamente qualificada que sabe o que faz”, finalizou Gerson Araújo. ( Foto de Devanir Parra).

Londrina, 20 de maio de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário