terça-feira, 10 de maio de 2011

Londrina é pioneira no incentivo ao aleitamento materno

Três unidades de saúde de cidade e sete da região recebem certificação da Rede Amamenta Brasil pelo trabalho voltado ao incentivo a aleitamento materno; conscientização começa no pré-natal

Ana Olympia,Gerson Araujo,Lilian Dalete, Elza Giugliane, Lilian Polli
O Presidente da Câmara de Londrina, pastor Gerson Araujo participou na última segunda-feira, dia 09, da solenidade de certificação de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Londrina, pelo trabalho voltado a amamentação. O certificado foi ofertado pelo Programa Amamenta Brasil, do Ministério da Saúde. Além de Londrina mais sete municípios que compõem a 17ª Regional de Saúde também foram certificados, sendo: Alvorada do Sul, cafeara, Centenário do Sul, Jataizinho, Miraselva e Prado Ferreira.

Em Londrina foram certificadas as UBS do Jardim Pizza, San Izidro e Distrito da Warta. O trabalho voltado à promoção da amamentação na rede básica de Londrina iniciou há dois anos, tendo como foco principal a formação de tutores do aleitamento materno que sãos os responsáveis pela capacitação dos agentes de saúde das UBS.

De acordo com a coordenadora do Comitê Municipal de Aleitamento Materno ( Calma) , Liliam Polli , o treinamento é realizado por meio das diretrizes da Rede Amamenta Brasil que conta com uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno nas UBS. “O programa se inicia por meio de oficinas de trabalho de aleitamento materno onde toda a equipe é preparada para incentivar a amamentação desde o pré-natal até o pós- parto”, informou.

Coord.da Rede Amamenta Brasil, Elza Giugliane e  prefeito
 de Alvorada do Sul, Marcos Antonio Voltareli
Conforme a coordenadora técnica da saúde da criança e do aleitamento materno do Ministério da Saúde, Elza Giugliani, o principal objetivo do programa é contribuir para aumentar os índices de aleitamento materno no País. “ A UBS certificada na Rede Amamenta Brasil conta com um espaço capacitado para apoiar as mães que têm dificuldades em amamentar. O custo benefício é muito grande porque a comunidade atendida terá crianças e mães mais saudáveis”, declarou a coordenadora. Segundo ela, Londrina é considerada modelo na área de amamentação. “ A Rede foi criada tendo como base o trabalho realizado aqui”, disse.

A secretária de Saúde, Ana Olympia Dornelles que é enfermeira e uma das tutoras de aleitamento do município, destacou a importância de Londrina no cenário nacional no que se refere a amamentação. “ É um trabalho árduo que vem sendo realizado  há décadas em parceria com as várias instituições. Nossos índices de amamentação tem aumentado a cada ano”, disse a secretária. Ela informou que, uma pesquisa realizada pela secretaria mostra que  em 2002 o índice de aleitamento em Londrina até o sexto mês era de 21% ; em 2008 passou para 33,8% e em 2010 foi para 40,56%. “É por isso que Londrina é considerada pioneira em programas de incentivo ao  no que se refere a aleitamento materno”, declarou.

O presidente da Câmara de Londrina, pastor Gerson Araujo parabenizou as coordenadoras das UBS certificadas e todos os profissionais envolvidos na Rede Amamenta Brasil. “ Queremos colocar a Câmara a disposição da Rede para colaborar no que for necessário para o fortalecimento deste programa tão importante para toda a sociedade”, finalizou .

Nenhum comentário:

Postar um comentário