quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Prédio da Câmara está livre do mosquito da dengue

É o que indica último relatório do laboratório da  Universidade Estadual de Londrina que apresentou índice de 0,11 da presença de ovos do mosquito; situação não oferece riscos

Técnico da UEL monitora ovitrampas instaladas na CML
A Câmara recebeu nesta quarta-feira, 17, mais um laudo de avaliação mensal sobre o índice de ovos do mosquito Aedes aegypti nas instalações internas e entorno do prédio do Legislativo. O trabalho que faz parte do Projeto “Câmara Contra Dengue” é realizado por meio de convênio com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O ultimo levantamento realizado de 15 de junho a 27 de julho aponta a presença de 0,11% do ovos. Os números mostram uma queda acentuada com relação ao mês de maio que apresentou uma média mensal de 0,75% e em junho 0,27. Para o coordenador do projeto,o entomologista José Lopes, o resultado demonstra uma situação tranquila, considerada mínima de presença do mosquito. “ Isto significa que a área está sendo cuidada e que a situação está sob controle”, explicou.

Para presidente da Câmara Gerson Araujo o projeto tem alcançado seu objetivo principal que é a prevenção. “ Estou satisfeito porque todos tem colaborado no sentido de eliminar os possíveis focos. Nossa intenção é que, com a chegada do verão, a Câmara esteja livre da presença do mosquito e consequentemente de casos da doença junto aos servidores”, disse Araujo.

Os técnicos da UEL são responsáveis pela instalação e monitoramento semanal de 114 Ovitrampas ( armadilhas) que estão espalhadas nos setores administrativos, gabinetes, sanitários, plenário, galerias, corredores, rampas e jardins do Legislativo. Semanalmente as palhetas, onde o mosquito costuma colocar os ovos, são retiradas para serem analisadas no Laboratório Entomologia Geral e Médica da UEL. O projeto “Câmara Contra a Dengue" é uma inciativa da Mesa Executiva da Câmara Municipal de Londrina, o investimento mensal é de R$ 136,00, com término previsto para dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário