segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Câmara entrega Comenda à Paróquia N.S. da Paz

Igreja localizada na Vila Portuguesa comemora o seu cinqüentenário na segunda-feira (15) e recebe a Comenda Ouro Verde; iniciativa da homenagem é do vereador Roberto Fú (PDT)

A Câmara de Vereadores de Londrina fará nesta segunda-feira (15), às 19h30, a entrega da Comenda Ouro Verde à Paróquia Nossa Senhora da Paz, localizada na avenida Duque de Caxias, nº 4.321, na Vila Portuguesa (região leste).  A iniciativa da homenagem para esta tradicional igreja católica de Londrina, que estará completando 50 anos exatamente nesta data, é do vereador Roberto Fú (PDT) e foi subscrita por todos os vereadores e vereadoras. A entrega da Comenda será realizada na própria igreja, após a missa em ação de graças ao aniversário da Paróquia. 

A Paróquia Nossa Senhora da Paz, além da forte atuação espiritual naquela região da cidade, é reconhecida também pelo trabalho social desenvolvido pelo grupo de vicentinos e pela Pastoral da Criança, que mantém ligação direta com as famílias das comunidades carentes da região. Anualmente a direção da Paróquia Nossa Senhora da Paz promove diversas campanhas de arrecadação e distribui toneladas de alimentos a estas famílias, acompanhadas de perto pelas pastorais. 

A Paróquia também é conhecida em razão da atuação do Grupo de Jovens, MOJEPA, que foi considerado o maior grupo de jovens da Arquidiocese de Londrina na década de 80, e até hoje é responsável pela encenação da Paixão de Cristo, todos os anos, no Centro Social Urbano da Vila Portuguesa. Outra característica da comunidade que atua na Paróquia é o incentivo ao esporte, com a criação e a manutenção, desde o seu início, de uma quadra de esportes coberta, anexa ao prédio da igreja, que já foi utilizada por todos os esportistas da cidade de Londrina.

  Segundo o padre Edivan Pedro dos Santos, responsável pela Paróquia, a Igreja Nossa Senhora da Paz está em festa no ano de seu cinqüentenário e a entrega da Comenda Ouro Verde representa o reconhecimento do Poder Público ao trabalho desenvolvido na formação de cidadãos nas várias dimensões. “É uma paróquia que reúne cerca de 10 mil pessoas na sua área de atuação e esta comunidade sempre esteve na vanguarda dos movimentos religiosos em Londrina”, disse.  De acordo com ele, a paróquia reúne pessoas que aprendem a conviver no dia a dia por meio de uma boa amizade, de uma presença marcante nos compromissos da comunidade, e nos trabalhos realizados em defesa do próximo.

 Para o vereador Roberto Fú, proponente da homenagem, a entrega da Comenda Ouro Verde para a Paróquia Nossa Senhora da Paz é uma pequena homenagem diante da grandeza do trabalho social e espiritual desenvolvido nestes cinqüenta anos de existência. “Esta igreja não só ajudou a preparar jovens comprometidos com a religião, com amor ao próximo, e com caráter para a vida futura; como distribuiu e continua distribuindo alimentos para as famílias carentes, aliviando o sofrimento dos mais necessitados”, destacou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário