quinta-feira, 15 de março de 2012

Gerson Araujo propõe kit de higine bucal para estudantes


A odontopediatra Fernanda Gorini fala aos vereadores
O Presidente da Câmara Municipal de Londrina, Gerson Araujo é autor do projeto de lei que prevê a concessão, pela prefeitura, de kits de higiene bucal para todas as crianças matriculadas na Rede Publica Municipal de Ensino, incluindo creches e unidades de educação infantil e ensino fundamental. O projeto que recebeu parecer contrário da Comissão de Justiça do Legislativo, teve o veto derrubado na sessão da última terça-feira, 13.

Conforme o projeto, o kit deverá contar com uma escova de dentes, um fio dental e um creme dental, devendo a prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, realizar campanhas educativas que visam a orientação sobre saúde e higiene bucal.

De acordo com o Presidente do Legislativo, a ideia para a criação do projeto surgiu após o conhecimento do trabalho realizado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, (Oscip)Turma do Bem ( TdB) que conta com o serviço  voluntário de cirurgiões- dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, entre 11 e 17 anos, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. “ Fomos procurados por este grupo que nos solicitou a elaboração deste projeto que julgamos da maior importância para nossa cidade”, declarou Gerson Araujo.

Fernanda  Gorini pousa para foto com Pastor Gerson Araujo
odontopediatra Fernanda Gorini do projeto Dentistas do Bem, esteve no plenário da Câmara   para falar sobre a importância do trabalho realizado pela Oscip. Segundo ela, a TdB realiza do Projeto Dentista do Bem que conta com mais de 10 mil dentistas em todo Brasil e vários países. “ Até agora mais de 200 mil jovens já passaram por nossas triagens e 23 mil foram encaminhados ao dentista", disse a odontopediatra.

Em Londrina a Guarda Mirim é uma das instituições atendidas pelo projeto, sendo que atualmente 14 jovens recebem atendimento odontológico gratuito. Para Fernanda Gorini a proposta de fornecimento do kit de higiene bucal  para crianças da Rede Municipal de Ensino vem reforçar o trabalho já realizado. “ O pastor Gerson foi sensível ao nosso apelo ao apresentar este projeto. O kit vai ajudar na prevenção de doenças e conscientizar os jovens da importância
(Fotos: Devanir Parra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário