quinta-feira, 29 de março de 2012

Comunidade de Lerroville se diz abandonada pelo poder público

Moradores apresentaram aos vereadores uma série de problemas enfrentados durante reunião da 3ª edição do Projeto Câmara nos Bairros; projeto é uma iniciativa do Legislativo em parceria com a Emater-Pr

Pastor Gerson Araujo coordenou reunião com moradores
Cerca de 80 pessoas participaram na tarde desta  quarta-feira,28, no distrito de Lerroville, da 3ª edição do “Projeto Câmara no Bairros”. A reunião que foi coordenada pelo Presidente do Legislativo, Pastor Gerson Araujo,  contou com a presença dos vereadores  Ivo de Bassi (PTB), Lenir de Assis (PT), Roberto Kanashiro (PSDB) , Tito Valle (PMDB), lideranças comunitárias, representantes de assentamentos, da Policia Militar, Copel,  assessores e comunidade. O  “Projeto Câmara nos Bairros”,  é uma iniciativa do Legislativo de Londrina  em parceria com a Emater-Pr.

Na abertura do evento,  o vereador Gerson Araujo  agradeceu a presença de todos e informou sobre o principais objetivos do projeto que é ouvir as necessidades da população,  buscar alternativas para atender as demandas apresentadas e aproximar os vereadores  da comunidade. “ Tivemos uma ótima participação em Lerroville, onde os moradores se organizaram para reivindicar melhorias para o distrito. Agora,  a Câmara vai fazer  os encaminhamentos necessários para buscar respostas para todas as solicitações”, declarou Gerson Araujo.



Agricultor Devonete Rodrigues cobra melhorias nas estradas
 O agricultor Devonete  Rodrigues iniciou a fase de reivindicações destacando a necessidade de melhorias nas  estradas rurais. “ Há anos  temos buscado a ajuda do poder público  para melhorar nossas estradas.  O sofrimento é muito grande no sitio, principalmente no período de safra porque não tem condições de transitar por causa das péssimas  condições das estradas e carreadores. Nós estamos esquecidos aqui.” destacou o agricultor.

Já a presidente da Associação de Moradores de Lerroville, Valderice Flores da  Rosa usou o microfone para  apresentar uma lista de necessidades do local . Segundo ela,  entre as principais reivindicações estão a falta de médicos na Unidade Básica de Saúde; falta de segurança; iluminação precária, ausência de fiscalização nos serviços públicos e falta saneamento básico.  “A prefeitura precisa olhar mais para gente. Temos só um médico para atender o povo daqui e os assentamentos. É muita gente precisando de atendimento. Esperamos que os vereadores possam nos ajudar  encaminhando nossas necessidades  para tentar melhorar a nossa  vida”, disse.

Professor Renilson  Machado: Falta de empregos do distrito
A falta de incentivo para a geração de empregos em Lerroville foi a principal queixa do professor da escola municipal do distrito, Renilson  Machado. Para ele , o local tem se tornado apenas um dormitório  devido ao grande número de pessoas que  trabalham em Londrina. “ Nossos jovens estão indo embora e muita gente só vem aqui para dormir. Isso acontece por causa da falta de oportunidade de trabalho. O poder público precisa incentivar a criação de pequenas empresas que possam gerar empregos”, desabafou.


O morador Ederval Everson Batista, conhecido como “Neno”,  destacou a necessidade da implantação de uma creche , melhorias na iluminação e na integração do transporte coletivo e  mais atenção da Secretaria Municipal de Agricultura com os agricultores . “Hoje os sitiantes precisam ir a Londrina constantemente para conferir suas notas, isso tem custos e toma muito tempo.  Se a Secretaria da Agricultura viesse uma vez por semana aqui, este esforço seria desnecessário e ajudaria muito os agricultores”, sugeriu Batista.

 Sr. Jose Luis Santos representou o asseantamento Alto Alegre
No decorrer  da reunião representantes da Copel e da empresa Londrisul, responsável pelo transporte coletivo do distrito, também usaram o microfone para responder  as indagações da comunidade.  Ao final, as lideranças comunitárias assinaram a ata  constando todas as  solicitações dos moradores.  O próximo passo do Legislativo é encaminhar ofícios e requerimentos  com as reivindicações para os  órgãos competentes e cobrar  as soluções. No  prazo de 60 dias haverá um novo encontro com as lideranças para apresentar os resultados conquistados. ( Fotos: Devanir Parra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário