sábado, 4 de junho de 2011

CEI responsabiliza Cito, Zanlorenci e Delmondes


Relatório final da CEI da Guarda foi entregue hoje (3) pelos vereadores Jairo Tamura (PSB) e Tito Valle (PMDB); a relatora Lenir de Assis (PT) foi voto vencido

Pr. Gerson recebe relatório de vereadores (foto: Devanir Parra)
O relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Guarda Municipal, entregue hoje (3), à tarde, ao presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Araújo, pelos vereadores Jairo Tamura (PSB) e Tito Vale (PMDB), concluiu que ocorreram irregularidades no contrato para treinamento da Guarda Municipal. Em entrevista à imprensa, o vereador Jairo Tamura, designado ao final como presidente-relator da CEI, informou que o relatório responsabiliza o ex-secretário de Gestão Pública e atual secretário de Governo, Marco Cito; o ex-secretário de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci; e a empresa mato-grossense Delmondes e Dias pelas irregularidades, sendo que da empresa pedem ressarcimento de pagamentos feitos indevidamente. A vereadora Lenir de Assis (PT), que havia sido designada relatora, foi voto vencido no relatório final dos trabalhos.

Segundo o vereador Jairo Tamura, as principais irregularidades apontadas pela CEI com relação à empresa Delmondes e Dias estão relacionadas a não realização das aulas de tiro, no valor de R$ 31mil; e a não entrega de materiais didáticos, no valor de R$ 7 mil, os quais a CEI aponta que o município deva cobrar acrescidos da correção monetária devida. “Com relação a Cito e Zanlorenci os dois eram gerentes do contrato e ordenadores de despesa, e por isso estamos apontando que cometeram atos de improbidade administrativa. Eles tiveram falta de controle e ordenaram o pagamento de despesas indevidas”, afirmou Tamura.

O relatório final da CEI da Guarda Municipal tem 67 páginas e foi assinado por Tamura e Tito Vale que propõem encaminhamento das conclusões para o plenário da Câmara, para a Mesa Executiva do Legislativo, para a Prefeitura Municipal, para o Ministério Público, e para o Tribunal de Contas do Estado. 

Tamura explicou que o documento apresentado pela vereadora Lenir de Assis responsabilizava também o prefeito Barbosa Neto (PDT) pelas irregularidades e indicava a abertura de uma Comissão Processante, principal divergência entre os vereadores da Comissão. “Eu e o vereador Tito Vale, que somos advogados, entendemos que não devemos atribuir responsabilidade subjetiva ao prefeito, até porque ele não participou diretamente dos atos necessários ao treinamento da Guarda. Nós entendemos que se houve erro ou dolo, este foi dos secretários que ordenaram as despesas”, disse Tamura.

As conclusões do relatório da CEI serão agora publicadas no Jornal Oficial do Município e o documento completo encaminhado aos vereadores do Legislativo. Na próxima terça-feira (7), o presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Araújo (PSDB) dará ciência ao plenário do recebimento do documento e o encaminhará para votação na sessão subseqüente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário