Acesse o link abaixo e assista agora a reportagem da RPC sobre a primeira edição do projeto Câmara nos Bairros.
http://g1.globo.com/videos/parana/v/vereadores-de-londrina-atendem-nos-bairros/1645301/#/Paran%C3%A1TV2/Londrina/20110928/page/1
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Legislativo inicia Projeto Câmara nos Bairros
Distrito de Paiquerê sediará primeira reunião do projeto que levará os vereadores para ouvir demandas da comunidade; objetivo é aproximar a Câmara da população
Igreja de Paiquerê |
A Câmara Municipal de Londrina realiza nesta quarta-feira, 28, a partir das 14h, no salão da Paróquia São José, no distrito de Paiquerê, a primeira edição do Projeto Câmara nos Bairros. O evento tem como objetivos aproximar o Legislativo da comunidade e ouvir os problemas da população. A iniciativa do projeto é da Mesa Executiva do Legislativo em parceira com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural ( Emater – Paraná).
De acordo com o presidente da Câmara, Gerson Araújo (PSDB) o projeto visa ainda apresentar o trabalho do Legislativo e seus integrantes. “ Queremos falar sobre a função a Câmara, divulgar os projetos em tramitação e atender as reivindicações dentro do que estiver ao alcance da Câmara”, esclareceu. Gerson Araújo explica que neste primeiro momento os vereadores irão ouvir as lideranças dos distritos. ”Na maioria dos programas de governo, a zona rural fica sempre em último plano, por isso queremos inverter esta situação. Vamos abrir espaço primeiramente para que os representantes de vários segmentos do campo possam expressar suas demandas. Posteriormente o projeto virá para a área urbana, atendendo todas as regiões da cidade”, explicou Araújo.
Para o responsável pela Emater, Paulo Roberto Mrtvi, a proposta de levar os vereadores para ouvir a comunidade rural é inédita e importante. “Esta é a primeira vez que a Câmara se dispõe a dar voz aos agricultores. É uma iniciativa que valoriza e aproxima o Legislativo do homem do campo”, opinou Mrtvi. Segundo ele, o meio rural anseia por melhorias em vários setores. “Os agricultores precisam de ajuda para permanecer no campo, querem ser ouvidos e precisam soluções para os seus problemas”, disse.
Na opinião do integrante da Mesa Executiva do Legislativo e líder do Executivo na Câmara, vereador Roberto Fú (PDT), a Câmara dá um grande passo ao ir ao encontro da comunidade. “ A população é carente da atenção do político. Este projeto é importante porque vai aproximar a Câmara das pessoas que muitas vezes não tem condições de vir até o Legislativo. Estarei participando e ajudarei no que for possível para que sejam feitos os encaminhamentos junto ao Executivo e as reivindicações sejam atendidas”, disse Fú.
O presidente da Associação de Moradores de Paiquerê, Josias Pereira da Silva acredita que cerca de quarenta lideranças devem participar do evento. “Os moradores já estão se reunindo para definir as demandas que vão apresentar aos vereadores, pois temos vários problemas por aqui”, declarou Silva. Entre os convidados, segundo Josias, estão representantes da comunidade que atuam na área de educação, saúde, comércio, produção agropecuária, cultura, esporte, lazer, assistência social, segurança e lideranças religiosas.
Além das lideranças locais de Paiquerê, também foram convidadas para participar do evento, instituições instaladas em Londrina que prestam serviços naquela região como Sanepar, Copel, Sercomtel, empresas de transporte coletivo, Polícia Militar, sindicatos rurais, cooperativas, secretarias municipais, entre outras instituições.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Igreja Missionária Central recebe Comenda Ouro Verde
Templo da Igreja Missionária Central |
Sessão solene da Câmara de Vereadores será realizada neste sábado (24), às 20h, na rua Brasil, 658
Atendendo a requerimento do vereador Pastor Renato Lemes (PRB), a Câmara de Vereadores de Londrina realiza neste sábado (24/9), às 20h, a sessão solene de entrega da Comenda Ouro Verde à Igreja Missionária Central, pelos relevantes serviços prestados à coletividade. A entrega da honraria foi proposta pelo ex-vereador Orlando Bonilha (PL) e subscrita por outros 13 vereadores da Legislatura anterior, entre eles o vereador Pastor Renato Lemes e tornou-se a Lei Municipal nº. 10.444, de 20 de fevereiro de 2008.
A Igreja Missionária Central originou-se da Igreja Evangélica Holiness do Brasil – Ala Brasileira, que foi fundada em Londrina em 1958, na antiga avenida Paraná, 1.109, (hoje avenida Celso Garcia Cid) próximo à antiga Vila Matos. A partir de 1973 os integrantes da Igreja passaram a se reunir no prédio da União Londrinense de Estudantes Secundaristas (ULES), na avenida Duque de Caxias e durante um período se reuniram também no Seminário Teológico ISBL. Na mesma época, iniciou-se a construção de templo na Igreja, na rua Brasil, 658.
A construção do templo se arrastou por vários anos e graças a promoções das mais variadas e a doações de seus fiéis, inclusive do construtor Paulo Salgado, que trabalhou gratuitamente para a Igreja, o templo foi concluído em 1983. Atualmente, além da Igreja Missionária Central, existem as Igrejas Missionárias do Aeroporto, do Jardim Imagawa, do Jardim Belo Horizonte, do Jardim Bandeirantes além da Comunidade Shalom.
O vereador Pastor Renato Lemes, um dos proponentes da Comenda, ressaltou que a Igreja, além do seu trabalho de evangelização, tem sido ao longo de seus 53 anos, um instrumento eficiente na restauração de vidas. “Podemos afirmar que a Igreja Missionária Central de Londrina, pelo próprio testemunho de seus membros e de tantos que foram atendidos por ela, cumpre a idéia central para a qual foi fundada. Essa é a razão pela qual a Câmara de Vereadores, por conta da história registrada e viva na memória de todos os seus membros, faz a entrega da Comenda Ouro Verde a essa instituição”, afirmou o vereador.
Câmara entrega placa comemorativa ao Museu Histórico
Homenagem marcou os 41 anos da criação do Museu; iniciativa foi dos vereadores Rodrigo Gouvêa (PTN) e Eloir Valença (PT)
A Câmara de Vereadores de Londrina homenageou na última terça-feira (20), durante a sessão ordinária, o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, que completou no último domingo (18), 41 anos de criação, funcionando inicialmente nos porões do Colégio Hugo Simas. Uma placa comemorativa alusiva à data foi entregue pelos vereadores Rodrigo Gouvêa (PTN) e Eloir Valença (PT), autores da homenagem à diretora do Museu, professora Angelita Marques Visalli; ao secretário executivo do órgão, Cesar Augusto de Poli; e à reitora da UEL, Nádina Aparecida Moreno.
Durante a sessão presidida pelo vereador Professor Rony (PTB), foi apresentado um vídeo contando a história do Museu, que após iniciar atividades em 18 de setembro de 1970 no Colégio Hugo Simas em 1974 passou a ser órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em 1984 foi assinado um convênio de Cooperação Cultural entre a UEL e a Prefeitura de Londrina, e em 1987 o Museu passou a funcionar na Antiga Estação Ferroviária, na rua Benjamin Constant, ocupando uma área de 11.973 m², com 2.670 m² de construção.
Reitora da UEL recebe placa de vereadores |
Saudando os convidados o vereador Rodrigo Gouvêa lembrou a importância da Sociedade Amigos do Museu (ASAM), que desde 1997 passou a colaborar com a revitalização do espaço por meio da ajuda de profissionais especializados, empresas londrinenses e a sociedade civil. “O Museu Histórico tem de ser parabenizado pela manutenção viva da história de Londrina e o que é mais importante, é um espaço que pertence não só a UEL, mas a toda a sociedade londrinense”, afirmou Gouvêa.
A diretora do Museu, professora Angelita Marques Vissali agradeceu aos vereadores e vereadoras pela homenagem e destacou que é função do órgão disponibilizar o conhecimento a todos, e particularmente aos pesquisadores. “Mas para que possamos continuar nosso trabalho é fundamental a parceria com todos os setores da sociedade e principalmente com o poder público. Por isso, peço atenção da Câmara de Vereadores na discussão de todos os projetos que envolvam o Museu”, pediu ela. A reitora da UEL Nádina Moreno também agradeceu a parceria da Câmara de Vereadores nos projetos que envolvem a Universidade e lembrou que o Museu não é um lugar estático, mas uma eterna fonte de inspiração para o crescimento.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Reportagem sobre Projeto Cidadania Politica - RIC TV
A RIC TV fez uma reportagem sobre o Projeto Cidadania e Politica. Para assistir basta acessar o link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=a2fE4l545eo
http://www.youtube.com/watch?v=a2fE4l545eo
Alunos discutem Constituição Federal
O tema fez parte da terceira oficina do Projeto Cidadania e Politica realizado pelo Legislativo; jornalista Fábio Silveira proferiu palestra sobre Sociedade e Política
Jornalista Fabio Silveira fala sobre sociedade e politica |
Na primeira etapa da oficina, 26 alunos com idade de 12 a 14 anos assistiram um material multimídia mostrando um breve histórico das constituições, destacando as formas de governo de cada época. Na oportunidade os alunos assistiram vídeos sobre as manifestações dos artistas do período ditatorial e das passeatas que reuniam milhões de pessoas em todo país clamando por mudanças.
“ Fiquei emocionado ao ver o sofrimento das pessoas que eram presas durante os protestos por que não queriam a ditadura. Aprendi que hoje temos muita liberdade pois podemos votar, fazer musica, poesia, pinturas sem medo”, declarou o aluno Luiz Gonzaga Lacerda Neto.
Já a aluna Mariana Gonçalves disse que aprender sobre política tem sido interessante. “ Estamos vendo como eram as formas de governo e isso é importante porque nos ajuda a ter mais consciência em quem deveremos votar”, opinou.
Alunos participam de debate com jornalista Fabio Silveira |
Fábio Silveira disse ainda que ficou impressionado com o nível das perguntas feitas pelos alunos durante o debate. “Eles demonstraram interesse pelos temas e isso é muito importante porque mostra que a educação esta funcionando na prática”, declarou.
O projeto Cidadania e Política tem o objetivo de levar informações sobre cidadania, democracia, constituição federal e politica para alunos de 7ª e 8ª séries, visando contribuir para a formação de jovens mais críticos, autônomos e conscientes. A próxima oficina ocorre na quinta-feira, 29, as 7:30, na Escola Ceca, ( Rua Raposo Tavares, 579- Centro). Fotos: Devanir Parra.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Estudante centenária recebe Reconhecimento Público
Isolina Mendes Campos, que aos 100 anos de idade estuda no conjunto Parigot de Souza, será homenageada na Câmara; iniciativa é do vereador Jairo Tamura (PSB)
D.Izolinacom os vereadores Gerson Araujo e Eloir Valença |
Isolina Mendes Campos nasceu em maio de 1911 na cidade de Felicina (MG) e passou a infância fazendo rapadura com os irmãos enquanto o pai trabalhava nas lavouras de cana. Hoje, aos 100 anos de idade, com 6 filhos, 16 netos e 12 bisnetos, Isolina retornou à escola, que não frequentou na infância porque a família, à época, não considerava a educação algo essencial para as mulheres. Ela havia começado os estudos em 1998, mas acabou abandonando o curso por problemas de saúde.
Retornando à escola, Isolina se somou aos 20 alunos do curso noturno da escola do conjunto Parigot de Souza, e embora ainda não esteja totalmente alfabetizada, já aprendeu a escrever o seu nome completo. Mesmo com dificuldades para se locomover, Isolina vai às aulas todos os dias acompanhada pelo seu filho Raimundo. Ele, entusiasta do sonho de dona Isolina para que ela possa terminar os estudos.
D. Isolina: aulas todos os dias |
Segundo o vereador Jairo Tamura, o Diploma de Reconhecimento Público a Isolina Mendes Campos foi a forma encontrada pela Câmara de Vereadores para homenagear uma pessoa que está mostrando para Londrina e para o Brasil o quanto a educação é importante na vida das pessoas. “Com a idade que tem, dona Isolina é um exemplo de dedicação e perseverança. Ela está mostrando para muitas pessoas, principalmente aos jovens, que não importa a idade e a condição social quando se deseja alcançar os objetivos importantes da vida”, disse o vereador. ( Fotos: Devanir Parra)
Ali Rachid Zebian recebe Título de Cidadão Honorário
Há 55 anos no Brasil, comerciante nascido no Líbano receberá honraria durante sessão solene na Câmara de Vereadores
Pastor Gerson, Ali Rachid e sua esposa Munira Zebian |
Ali Rachid Zebian nasceu em 1938 na cidade de Midukha, no Líbano, e chegou ao Brasil em 1956, aos 18 anos de idade, para tentar a vida no país que à época se anunciava em franco crescimento econômico. Inicialmente acompanhou o irmão Mohamed Rachid Zabian que residia em Uraí, onde começou a vender roupas e calçados como os antigos mascates, de porta em porta, até abrir uma loja em Umuarama (PR), para depois voltar a concentrar investimentos no Norte do Paraná.
A CML foi decorada com flores especiamente para a homenagem |
O vereador Professor Rony, proponente do Título de Cidadão Honorário a Zebian, ressaltou a figura do empresário que investe e contribui para o crescimento da cidade, gerando empregos e formando mão de obra no comércio local. “Ali Zebian é incontestavelmente um empresário que valoriza a cidade de Londrina. Por isso o Título de Cidadão Honorário é uma justa homenagem pela sua contribuição à coletividade londrinense”, afirmou o vereador. ( Fotos: Devanir Parra)
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Papel dos três poderes é debatido em escola
Atividade fez parte da segunda oficina do Projeto Cidadania e Politica realizada pela Câmara Municipal de Londrina; iniciativa visa colaborar para a formação de jovens mais críticos
Os alunos da 6ª e 7ª séries do Centro Educativo da Criança e Adolescente, escola Ceca, participam nesta manhã, 15, da segunda oficina do Projeto Cidadania e Politica, realizado pela Câmara Municipal de Londrina. O encontro enfocou temas relacionados a função dos três poderes e a democracia no Brasil.
Numa outra etapa, os alunos assistiram material multimídia sobre o processo de redemocratização do país desde o governo militar de João Figueiredo, passando pelas “Diretas Já”, eleição e morte de Tancredo Neves, movimento “Caras Pintadas”, Plano Real até os dias hoje. Segundo a coordenadora do projeto, Elsa Caldeira, a cada oficina, os alunos demonstraram mais interesse pelo assunto. “ Procuramos destacar a participação do povo como principal ferramenta do processo democrático”, declarou.
O projeto piloto na Escola Ceca será encerrado no início de novembro, quando os alunos participarão de uma sessão da Câmara de Vereadores. Na oportunidade será apresentado o programa de rádio produzido durante as oficinas. Em seguida o material será postado no site oficial do Legislativo para acesso de toda a comunidade. A proposta é que o projeto se consolide como proposta institucional do Legislativo e possa ser desenvolvido nas demais escolas públicas e particulares de Londrina, a partir do próximo ano. ( Fotos de Devanir Parra)
Gerson Araujo apresenta material sobre função dos três poderes |
O presidente do Legislativo, Gerson Araújo, proferiu palestra sobre o papel do Executivo, Legislativo e Judiciário nas esferas dos governos Federal, Estadual e Municipal. “ É importante conversar com os estudantes sobre estes temas. Mostrar que a construção de escolas, postos de saúde, asfalto e limpeza, são funções da prefeitura. Cabe aos vereadores a criação e aprovação de leis e a fiscalização para que isso ocorra. Os estudantes precisam saber destas questões, pois eles representam o futuro”, ressaltou Araújo.
Após a palestra, os alunos participaram de um debate com o vereador onde puderam tirar suas dúvidas sobre o tema abordado. “ Achei muito bom porque a politica influencia a vida da gente. Temos de saber como funciona para cobrar o dinheiro dos nossos impostos”, disse o aluno Gustavo Bortolanza de Andrade, da 6ª série.
Diretora Cristina Pietrobom recebe CDs da coleção Nossos Hinos |
Ao final, a diretora da escola, Cristina Pietrobom recebeu das mãos do presidente do Legislativo, Gerson Araujo, CDs da coleção Nossos Hinos e folders com as letras dos hinos: Nacional, do Paraná, de Londrina e da Bandeira. “ Estamos contentes com este projeto porque está despertando uma visão mais critica nos alunos. Isso é muito bom”, opinou Cristina. Para a próxima oficina, marcada para o dia 22 de setembro, o jornalista Fábio Silveira vai falar sobre Politica e Sociedade.
Gerson Araujo responde as perguntas dos alunos |
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Audiência debate perímetro urbano e parcelamento do solo
Câmara de Vereadores promove nesta segunda-feira (12), às 19h, audiência aberta à comunidade sobre mais dois projetos do Plano Diretor
A Câmara de Vereadores de Londrina realiza nesta segunda-feira (12), a partir das 19 horas, audiência pública sobre os projetos de lei que tratam da proposta que define o Perímetro Urbano do Município (projeto 79/2010) e dos novos critérios para o Parcelamento do Solo (projeto 265/2010). Os dois projetos são de autoria do Executivo e integram as leis complementares do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina (lei 10.637/2008). A audiência será coordenada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano do Legislativo, composta pelos vereadores Roberto Fú (PDT), presidente; Joel Garcia (PTN), vice-presidente e Jacks Dias (PT), membro.
O primeiro projeto a ser discutido trata da nova Lei do Perímetro Urbano e define os perímetros da zona urbana e de expansão urbana dos distritos do município de Londrina. De acordo com parecer da assessoria técnico-legislativa da Comissão de Desenvolvimento Urbano, o projeto propõe a ampliação do perímetro urbano do distrito-sede com especial foco no sentido Norte-Sul e mais ênfase para a Zona Sul da cidade. No sentido Leste-Oeste o perímetro não e amplia significativamente mas é prevista a expansão, a Oeste, no limite com o município de Cambé em razão do potencial industrial daquela região e da previsão de interligação entre os municípios de Ibiporã (a Leste), Londrina e Cambé, por meio da avenida Saul Elkind.
A matéria estabelece que a expansão maior ocorre no sentido Norte-Sul, com algumas restrições na Zona Norte, em razão da bacia do Ribeirão Jacutinga, que é uma área de preservação, além de ser manancial de abastecimento de Ibiporã. Na zona Sul, a expansão se estende até a margem esquerda do Ribeirão Três Bocas. Nessa zona, o crescimento habitacional e a densidade demográfica estão aumentando visivelmente, coma a construção de diversos edifícios e condomínios, o que implica a ampliação de outros setores da economia. Enfim, foram definidos no projeto, o perímetro da expansão urbana do distrito-sede como também os perímetro urbano dos distritos de Guaravera, Irerê, Lerroville, Maravilha, Paiquerê, São Luiz e Warta.
Para a audiência pública desta segunda-feira, foram convidados todos os órgãos técnicos do município, vereadores e a população em geral, já que as sugestões apresentadas durante o debate, poderão se transformar em emendas ao projeto original, quando da votação da matéria no plenário da Câmara.
Parcelamento do Solo - O segundo projeto (265/2010), que trata da nova Lei do Parcelamento do Solo, estabelece normas que orientam a divisão das áreas urbanas para a execução de empreendimentos. Em resumo, o projeto estabelece regras para implantação de loteamentos e condomínios nas diferentes regiões da cidade como a metragem das datas; a responsabilidade do loteador quanto à quantidade de área a ser doada ao município para ruas, praças, escolas e outros serviços públicos; as reservas de áreas ambientais, entre outras normas.
Os dois projetos em discussão na audiência pública desta segunda-feira estão sendo analisados na forma do substitutivo proposto pela Comissão de Justiça, com adequações de ordem legal e redacional. Segundo o vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, vereador Joel Garcia, são esperados para a audiência os empresários da construção civil, imobiliaristas, sindicatos ligados à área, e a população em geral, já que os projetos tratam das diretrizes que vão nortear crescimento da cidade.
Esta é a quinta audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Londrina para a discussão dos projetos complementares do Plano Diretor. O evento será realizado na sala de sessões do Legislativo, na rua Parigot de Souza, 145, no Centro Cívico. A integra dos projetos está à disposição dos interessados no site da Câmara de Vereadores, endereço eletrônico www.cml.pr.gov.br.
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Adolescentes debatem Cidadania e Política
Oficinas visam levar informações sobre o papel do três poderes, democracia, política e cidadania, projeto piloto vai atender inicialmente 26 alunos da Escola Ceca
Já a diretora do Ceca, garantiu que o projeto é importante porque vai somar ao conteúdo pedagógico da escola. “ Nossos alunos e professores estão empolgados com este projeto. A escola valoriza muito a educomunicação porque oportuniza novos conhecimentos para alunos”, disse.
A Câmara de Londrina realizou na última quinta-feira, 08, no Centro Educacional da Criança e do Adolescente – Escola Ceca, a primeira oficina do Projeto Cidadania e Política ”. A atividade que contou com a presença de 26 alunos com idade de 12 a 14 anos tem o objetivo de levar informações sobre a função dos três poderes, democracia, política e cidadania.
O presidente da Câmara Gerson Araujo e a diretora da escola Ceca, Cristina Pietrobom fizeram a abertura do projeto, saudando e agradecendo a participação dos jovens . “ Fiquei muito satisfeito com a ótima aceitação do alunos. Acredito que as informações vão contribuir para formação da cidadania de todos os participantes”, declarou Gerson Araujo.
Alunos permanceram atentos ao conteúdo da oficina |
De acordo com a coordenadora do projeto, jornalista Elsa Caldeira, nesta primeira oficina, os alunos tiveram acesso ao cronograma das atividades e assistiram uma reportagem que mostra o desinteresse dos estudantes pela politica. “ Este material apresenta uma pesquisa feita pela Universidade Norte do Paraná – Unopar com mais de mil alunos em três estados. O resultado mostra que 70% dos entrevistados não sabem quais são os três poderes e qual o papel do deputado estadual”, afirmou.
A coordenadora afirmou ainda que para a próxima oficina, marcada para o dia 15 de setembro, os o presidente da Câmara, Gerson Araujo vai apresentar um material que mostra as funções do Executivo, Legislativo e Judiciário e história da Câmara de Londrina. “ Ao final os alunos participaram de um debate com o presidente do Legislativo para tirar as dúvidas sobre o material apresentado”, explicou Elsa Caldeira.
O Projeto Cidadania e Política tem enfoque educomunicativo e será desenvolvido em duas etapas. Na primeira fase que será realizada no mês de setembro, as oficinas contarão com palestras, debates e seminários. Na segunda etapa, programada para o mês de outubro, os alunos vão aprender sobre a história do rádio, estilos de programas e as técnicas para a produção radiofônica. “
O projeto piloto na Escola Ceca será encerrado no início de novembro, quando os alunos participarão de uma sessão da Câmara de Vereadores. Na oportunidade será apresentado o programa de rádio produzido durante as oficinas. Em seguida o material será postado no site oficial do Legislativo para acesso de toda a comunidade. A proposta é que o projeto se consolide como proposta institucional do Legislativo e possa ser desenvolvido nas demais escolas públicas e particulares de Londrina, a partir do próximo ano. ( Fotos de Devanir Parra)
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Câmara inicia Projeto Cidadania e Política
Oficinas educomunicativas sobre cidadania, democracia e política serão realizadas com alunos de 12 a 14 anos; ao final jovens deverão produzir programa de rádio sobre os temas abordados
A Câmara de Vereadores de Londrina inicia na próxima quinta-feira (8), a partir da 7h30, no Centro Educacional da Criança e Adolescente (Escola Ceca), a primeira oficina do Projeto Cidadania e Política. A atividade é uma iniciativa do presidente do Legislativo, pastor Gerson Araújo (PSDB) e terá duração inicial de dois meses.
O projeto piloto de caráter educomunicativo tem como objetivo levar informações sobre os conceitos de democracia, cidadania, constituição federal e política para alunos com idade entre 12 e 14 anos (6ª e 7ª séries) visando contribuir para a formação de jovens mais críticos, autônomos e conscientes. “ A idéia é colaborar para que alunos reflitam sobre o papel da política em suas vidas. Estaremos mostrando a função dos três poderes e incentivando o debate sobre estes temas para que eles se sintam sujeitos deste processo”, declarou Gerson Araújo.
A coordenação do projeto bem como a realização das oficinas ficará por conta da jornalista e especialista em comunicação popular e comunitária, Elsa Caldeira. Durante a execução do projeto serão realizadas oito oficinas com temas diferenciados e ao final do trabalho os alunos deverão mostrar o que aprenderam por meio de um programa de rádio. “Este projeto é importante porque vai oportunizar aos jovens a reflexão sobre temas que fazem parte do seu dia a dia. Estaremos mostrando que a política está em toda parte, em casa, na escola e na comunidade e por isso é importante desenvolver ações políticas com ética e seriedade”, destacou Elsa Caldeira.
Ainda de acordo com a jornalista, o projeto será desenvolvido em duas etapas. Na primeira fase que será realizada no mês de setembro, as oficinas contarão com palestras, debates e seminários. Entre os convidados estão o jornalista e colunista da área política, Fábio Silveira que vai tratar do tema “Política e Sociedade” e o presidente do Legislativo Londrinense, Gerson Araújo que falará sobre a história da Câmara de Vereadores de Londrina.
Na segunda etapa, programada para o mês de outubro, os alunos vão aprender sobre a história do rádio, estilos de programas e as técnicas para a produção radiofônica. “Vamos ensinar como se faz um programa de rádio e incentivá-los a produzir sobre o que aprenderam durante as oficinas teóricas”, explicou a jornalista.
A diretora do Centro Educacional da Criança e Adolescente, Cristina Pietrobom, é uma das principais incentivadoras do projeto. Segundo ela, a proposta vem ao encontro da filosofia da escola. “Este projeto reforça nossos conteúdos pedagógicos voltados à formação da cidadania dos alunos. Será uma ação interdisciplinar com a participação dos professores de filosofia, história e língua portuguesa. É um orgulho participar deste projeto em parceira com a Câmara de Londrina”, ressaltou a diretora.
O projeto piloto na Escola Ceca será encerrado no início de novembro, quando os alunos participarão de uma sessão da Câmara de Vereadores. Na oportunidade será apresentado o programa de rádio produzido durante as oficinas. Em seguida o material será postado no site oficial do Legislativo para acesso de toda a comunidade. A proposta é que o projeto se consolide como proposta institucional do Legislativo e possa ser desenvolvido nas demais escolas públicas e particulares de Londrina, a partir do próximo ano.
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Alunos do PGD entrevistam Gerson Araujo
Quatro jovens do segundo ano do ensino médio da escola, estiveram reunidos com o presidente da Câmara para a realização de uma entrevista sobre Londrina
O Presidente da Câmara de Londrina, Gerson Araujo, recebeu na tarde desta segunda-feira, 05, em seu gabinete, a visita dos alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio PGD de Londrina. O encontro teve como objetivo conceder uma entrevista aos alunos que estão realizando um projeto escolar denominado, “ Londrina vista pelos Londrinenses”.
“ Foi uma grande satisfação responder o questionário preparado pelos próprios alunos. Trata-se de um trabalho interessante que mostra o interesse dos jovens em apresentar a cidade com suas características e necessidades”, declarou Araujo logo após a entrevista.
De acordo com o aluno Luca Bruschi Sperandio o trabalho tem como objetivo de aplicar 350 questionários em moradores de todas as regiões da cidade. “ Queremos saber o que as pessoas pensam de Londrina”, disse. As perguntas se referem as questões relacionadas ao trânsito, segurança, lazer, saúde, urbanização, administração pública, esporte, entre outros.
“Nossa intenção é fazer um raio x da cidade de Londrina”, declarou o aluno Pedro Henrique Shen. Segundo ele, o trabalho tende a ultrapassar os limites escolares e deve ser divulgado para toda a cidade. “ Estaremos postando os resultados em nossos blog e esperamos que as informações possam contribuir de alguma forma para o desenvolvimento de Londrina”, afirmou Pedro Henrique.
Já o aluno João Pedro Liuti Ponce disse que ficou satisfeito com as respostas do Presidente da Câmara."Fomos bem recebidos por todos na Câmara de Vereadores. O pastor Gerson foi atencioso e respondeu todas as questões com muita sinceridade”, ressaltou. ( Fotos de Devanir Parra)
Para responder o questionário dos alunos do PGD basta acessar o endereço eletrônico:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHFWZUlOY2djWHo2VXJjUDhjTVFBM0E6MQ . O blog com mais informações sobre o projeto podem ser acessadas em: http://www.omundonumblog.blogspot.com/
http://cotidiano-escrito. blogspot.com/
http://cotidiano-escrito.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Debate na Câmara impede fechamento de prontos-socorros
Reunião que tratou da crise da saúde promovida pela Câmara de Vereadores, garantiu abertura dos prontos-socorros até o próximo dia 10
Todos os hospitais filantrópicos de Londrina garantiram, durante a sessão da terça-feira, dia 30, sobre a crise nos serviços de saúde do município, que irão manter os prontos-socorros abertos até o próximo dia 10 de setembro, enquanto discutem um novo formato para o pagamento dos plantões à distância pela Secretaria Municipal de Saúde. A reunião coordenada pela vereadora Sandra Graça (PP), propositora do encontro, durou quatro horas, contou com a assessoria da vereadora Lenir de Assis (PT) e do vereador José Roque Neto (PTB) e avançou nas propostas para busca de soluções para o setor.
O ponto de maior tensão durante a sessão promovida pela Câmara foi exatamente o da manutenção dos prontos-socorros abertos a partir do dia 1º de setembro. Acordo firmado dias atrás com intermediação do Ministério Público ameaçava ser rompido devido uma declaração do secretário interino de Saúde, Márcio Nishida, de que o pagamento dos plantões à distância até o dia 10 de setembro não estava garantido. “Essa reunião da Câmara e a intervenção dos vereadores foi decisiva para que os hospitais tivessem a garantia do pagamento dos plantões e possam convencer seus corpos clínicos para manter abertos os prontos-socorros. Queremos agora que o município nos apresente uma proposta concreta de como serão pagos os plantões à distância, para que a situação tenha um acordo definitivo”, afirmou o diretor superintendente da Irmandade Santa Casa, Fahad Haddad.
90 dias para o SID - Outro avanço obtido com a intervenção dos vereadores foi o compromisso assumido pelo secretário interino, Márcio Nishida, de contratação das atuais equipes do Sistema de Internação Domiciliar (SID), pelo período de 90 dias, até que a Prefeitura conclua os procedimentos de concurso público na área. Na semana passada, a Secretaria de Saúde já havia anunciado o fim do SID devido ao encerramento do contrato do município com as equipes terceirizadas. No entanto, os apelos feitos pelos vereadores, por famílias atendidas pelo serviço que compareceram à Câmara e por Conselheiros Municipais de Saúde presentes à reunião, sensibilizaram o secretário interino Márcio Nishida a rever a posição inicial do município.
A situação da falta de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde, principalmente médicos, também pautou as discussões da sessão que tratou da crise da saúde realizada hoje na Câmara de Vereadores. O secretário Márcio Nishida garantiu que os projetos de lei protocolados pelo município na semana passada no Legislativo e que estão em tramitação nas comissões permanentes da Casa, suprirão momentaneamente as necessidades de pessoal, pelo município, na área da saúde. A vereadora Sandra Graça, coordenadora do encontro, explicou que as matérias foram protocoladas apenas no final da semana passada e serão analisadas no contexto da realidade da Lei de Responsabilidade Fiscal, para posteriormente serem levados à votação. “A Câmara tem responsabilidade e não pode votar questões delicadas no afogadilho. Mas o que depender do Legislativo será agilizado”, garantiu a vereadora.
Debates prosseguem - Sandra Graça explicou que a sessão especial sobre a crise na saúde terá continuidade na próxima quinta-feira (1º de setembro), quando novas propostas devem surgir para as questões polêmicas que envolvem o setor. “Algumas propostas viáveis já foram apresentadas hoje e avançamos bastante na garantia dos prontos-socorros abertos e das equipes do SID. O importante é que o cidadão possa sentir que ele está sendo olhado com outros olhos e que terá melhorias na unidade de saúde onde está sendo atendido”, afirmou a vereadora.
Entre as demais propostas apresentadas e cujo debate prosseguirá na próxima quinta-feira, está a sugestão da diretora do Hospital Universitário (HU), Margarida de Fátima Carvalho, que propõe um rodízio de plantões à distância entre os hospitais, dependendo da especialidade. Proposta semelhante foi apresentada pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná, Alberto Toshio Oba, lembrando ainda que os plantões de sobreaviso devem ocorrer de acordo com a demanda. Ele também solicitou que a Câmara promova um fórum para discutir apenas a questão do relacionamento entre os hospitais, médicos e a Secretaria Municipal de Saúde.
Coordenada pela vereadora Sandra Graça, a mesa técnica da sessão desta terça-feira contou com ainda com a participação do promotor Paulo Tavares; do médico auditor do Ministério da Saúde em Curitiba, Mário Lobato da Costa; do técnico financeiro do Ministério, Luiz Carlos Rodrigues; da vice-reitora da UEL, Berenice Jordão; do presidente da Associação Médica de Londrina, Antonio Caetano de Paula; da diretora da 17ª Regional de Saúde, Djamedes Garrido; da diretora do Cismepar, Mary Okano; do diretor do Hospital Evangélico, Luiz Soares Koury; do diretor do Hospital da Zona Norte, Naja Nabut e o gerente do Samu, Sérgio Canaveze. Participaram dos trabalhos os vereadores e vereadoras, conselheiros municipais, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e familiares de pacientes atendidos pelo SID.
O debate público sobre a situação da saúde em Londrina promovido pela Câmara de Vereadores prossegue durante a sessão ordinária da próxima quinta-feira, com a suspensão parcial da pauta, também pelo período de quatro horas. Novamente, vereadores, representantes dos gestores públicos, dos prestadores de serviços, dos usuários e demais entidades diretamente envolvidas com a questão da saúde em Londrina vão compor uma mesa técnica que além de referendar e estabelecer prazos para as propostas apresentadas nesta terça-feira irá debater o quantitativo de médicos nas Unidades Básicas de Saúde, no PAI e no PAM; Policlínica; o Programa Saúde da Família (PSF) e o SAMU. ( Foto de Devanir Parra)
Assessoria de comunicação - Imprensa CML