quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Câmara inicia Projeto Cidadania e Política


Oficinas educomunicativas sobre cidadania, democracia e política serão realizadas com alunos de 12 a 14 anos; ao final jovens deverão produzir programa de rádio sobre os temas abordados

A Câmara de Vereadores de Londrina inicia na próxima quinta-feira (8), a partir da 7h30, no Centro Educacional da Criança e Adolescente (Escola Ceca), a primeira oficina do Projeto Cidadania e Política. A atividade é uma iniciativa do presidente do Legislativo, pastor Gerson Araújo (PSDB) e terá duração inicial de dois meses.   

O projeto piloto de caráter educomunicativo tem como objetivo levar informações sobre os conceitos de democracia, cidadania, constituição federal e política para alunos com idade entre 12 e 14 anos (6ª e 7ª séries) visando contribuir para a formação de jovens mais críticos, autônomos e conscientes. “ A idéia é colaborar para que alunos reflitam sobre o papel da política em suas vidas. Estaremos mostrando a função dos três poderes e incentivando o debate sobre estes temas para que eles se sintam sujeitos deste processo”, declarou  Gerson Araújo.

A coordenação do projeto bem como a realização das oficinas ficará por conta da jornalista e especialista em comunicação popular e comunitária, Elsa Caldeira. Durante a execução do projeto serão realizadas oito oficinas com temas diferenciados e ao final do trabalho os alunos deverão mostrar o que aprenderam por meio de um programa de rádio. “Este projeto é importante porque vai oportunizar aos jovens a reflexão sobre temas que fazem parte do seu dia a dia. Estaremos mostrando que a política está em toda parte, em casa, na escola e na comunidade e por isso é importante desenvolver ações políticas com ética e seriedade”, destacou Elsa Caldeira.

Ainda de acordo com a jornalista, o projeto será desenvolvido em duas etapas. Na primeira fase que será realizada no mês de setembro, as oficinas contarão com palestras, debates e seminários. Entre os convidados estão o jornalista e colunista da área política, Fábio Silveira que vai tratar do tema “Política e Sociedade” e o presidente do Legislativo Londrinense, Gerson Araújo que falará sobre a história da Câmara de Vereadores de Londrina.

Na segunda etapa, programada para o mês de outubro, os alunos vão aprender sobre a história do rádio, estilos de programas e as técnicas para a produção radiofônica. “Vamos ensinar como se faz um programa de rádio e incentivá-los a produzir sobre o que aprenderam durante as oficinas teóricas”, explicou a jornalista.

A diretora do Centro Educacional da Criança e Adolescente, Cristina Pietrobom, é uma das principais incentivadoras do projeto. Segundo ela, a proposta vem ao encontro da filosofia da escola. “Este projeto reforça nossos conteúdos pedagógicos voltados à formação da cidadania dos alunos. Será uma ação interdisciplinar com a participação dos professores de filosofia, história e língua portuguesa. É um orgulho participar deste projeto em parceira com a Câmara de Londrina”, ressaltou a diretora.

O projeto piloto na Escola Ceca será encerrado no início de novembro, quando os alunos participarão de uma sessão da Câmara de Vereadores. Na oportunidade será apresentado o programa de rádio produzido durante as oficinas. Em seguida o material será postado no site oficial do Legislativo para acesso de toda a comunidade. A proposta é que o projeto se consolide como proposta institucional do Legislativo e possa ser desenvolvido nas demais escolas públicas e particulares de Londrina, a partir do próximo ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário