sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Adolescentes debatem Cidadania e Política

Oficinas visam levar informações sobre o papel do três poderes, democracia, política e cidadania, projeto piloto vai atender inicialmente 26 alunos da Escola Ceca

A Câmara de Londrina realizou na última quinta-feira, 08, no Centro Educacional da Criança e do Adolescente – Escola Ceca, a primeira oficina do Projeto Cidadania e Política ”. A atividade que contou com a presença de 26 alunos com idade de 12 a 14 anos tem o objetivo de levar informações sobre a função dos três poderes, democracia, política e cidadania.

O presidente da Câmara Gerson Araujo e a diretora da escola Ceca, Cristina Pietrobom fizeram a abertura do projeto, saudando e agradecendo a participação dos jovens . “ Fiquei muito satisfeito com a ótima aceitação do alunos. Acredito que as informações vão contribuir para formação da cidadania de todos os participantes”, declarou Gerson Araujo.

Alunos permanceram atentos ao conteúdo da oficina
Já a diretora do Ceca, garantiu que o projeto é importante porque vai somar ao conteúdo pedagógico da escola. “ Nossos alunos e professores estão empolgados com este projeto. A escola valoriza muito a educomunicação porque oportuniza novos conhecimentos para alunos”, disse.

De acordo com a coordenadora do projeto, jornalista Elsa Caldeira, nesta primeira oficina, os alunos tiveram acesso ao cronograma das atividades e assistiram uma reportagem que mostra o desinteresse dos estudantes pela politica. “ Este material apresenta uma pesquisa feita pela Universidade Norte do Paraná – Unopar com mais de mil alunos em três estados. O resultado mostra que 70% dos entrevistados não sabem quais são os três poderes e qual o papel do deputado estadual”, afirmou.

A coordenadora afirmou ainda que para a próxima oficina, marcada para o dia 15 de setembro, os o presidente da Câmara, Gerson Araujo vai apresentar um material que mostra as funções do Executivo, Legislativo e Judiciário e história da Câmara de Londrina. “ Ao final os alunos participaram de um debate com o presidente do Legislativo para tirar as dúvidas sobre o material apresentado”, explicou Elsa Caldeira.

O Projeto Cidadania e Política tem enfoque educomunicativo e será desenvolvido em duas etapas. Na primeira fase que será realizada no mês de setembro, as oficinas contarão com palestras, debates e seminários. Na segunda etapa, programada para o mês de outubro, os alunos vão aprender sobre a história do rádio, estilos de programas e as técnicas para a produção radiofônica. “

O projeto piloto na Escola Ceca será encerrado no início de novembro, quando os alunos participarão de uma sessão da Câmara de Vereadores. Na oportunidade será apresentado o programa de rádio produzido durante as oficinas. Em seguida o material será postado no site oficial do Legislativo para acesso de toda a comunidade. A proposta é que o projeto se consolide como proposta institucional do Legislativo e possa ser desenvolvido nas demais escolas públicas e particulares de Londrina, a partir do próximo ano. ( Fotos de Devanir Parra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário