sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Câmara entrega placa comemorativa ao Museu Histórico

Homenagem marcou os 41 anos da criação do Museu; iniciativa foi dos vereadores Rodrigo Gouvêa (PTN) e Eloir Valença (PT)

A Câmara de Vereadores de Londrina homenageou na última terça-feira (20), durante a sessão ordinária, o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, que completou no último domingo (18), 41 anos de criação, funcionando inicialmente nos porões do Colégio Hugo Simas. Uma placa comemorativa alusiva à data foi entregue pelos vereadores Rodrigo Gouvêa (PTN) e Eloir Valença (PT), autores da homenagem à diretora do Museu, professora Angelita Marques Visalli; ao secretário executivo do órgão, Cesar Augusto de Poli; e à reitora da UEL, Nádina Aparecida Moreno.

Durante a sessão presidida pelo vereador Professor Rony (PTB), foi apresentado um vídeo contando a história do Museu, que após iniciar atividades em 18 de setembro de 1970 no Colégio Hugo Simas em 1974 passou a ser órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em 1984 foi assinado um convênio de Cooperação Cultural entre a UEL e a Prefeitura de Londrina, e em 1987 o Museu passou a funcionar na Antiga Estação Ferroviária, na rua Benjamin Constant, ocupando uma área de 11.973 m², com 2.670 m² de construção.

Reitora da UEL recebe placa de vereadores
Com diversos espaços disponíveis ao público, o Museu Histórico mantém na sua parte externa um jardim com flores dos cinco continentes, pés de café para relembrar a sua importância no desenvolvimento da cidade além de uma composição ferroviária na plataforma da antiga estação. O Museu recebe cerca de 30 mil visitantes por ano e possui acerco composto por 190.168 documentos, constituído de objetos e fotografias históricas, livros e periódicos de diversas épocas da cidade.

Saudando os convidados o vereador Rodrigo Gouvêa lembrou a importância da Sociedade Amigos do Museu (ASAM), que desde 1997 passou a colaborar com a revitalização do espaço por meio da ajuda de profissionais especializados, empresas londrinenses e a sociedade civil. “O Museu Histórico tem de ser parabenizado pela manutenção viva da história de Londrina e o que é mais importante, é um espaço que pertence não só a UEL, mas a toda a sociedade londrinense”, afirmou Gouvêa.

A diretora do Museu, professora Angelita Marques Vissali agradeceu aos vereadores e vereadoras pela homenagem e destacou que é função do órgão disponibilizar o conhecimento a todos, e particularmente aos pesquisadores. “Mas para que possamos continuar nosso trabalho é fundamental a parceria com todos os setores da sociedade e principalmente com o poder público. Por isso, peço atenção da Câmara de Vereadores na discussão de todos os projetos que envolvam o Museu”, pediu ela. A reitora da UEL Nádina Moreno também agradeceu a parceria da Câmara de Vereadores nos projetos que envolvem a Universidade e lembrou que o Museu não é um lugar estático, mas uma eterna fonte de inspiração para o crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário