segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Estudante centenária recebe Reconhecimento Público

Isolina Mendes Campos, que aos 100 anos de idade estuda no conjunto Parigot de Souza, será homenageada na Câmara; iniciativa é do vereador Jairo Tamura (PSB)

D.Izolinacom os vereadores Gerson  Araujo e Eloir Valença
A senhora Isolina Mendes Campos, que aos 100 anos de idade freqüenta o curso de alfabetização de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Moacyr Camargo Martins, no conjunto Parigot de Souza I (região norte) será homenageada durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Londrina, nesta quinta-feira (dia 15), às 16h.  Por iniciativa do vereador Jairo Tamura (PSB), Isolina, que é considerada a estudante mais velha do Brasil, receberá o Diploma de Reconhecimento Público, pelos relevantes serviços prestados à coletividade.

Isolina Mendes Campos nasceu em maio de 1911 na cidade de Felicina (MG) e passou a infância fazendo rapadura com os irmãos enquanto o pai trabalhava nas lavouras de cana. Hoje, aos 100 anos de idade, com 6 filhos, 16 netos e 12 bisnetos, Isolina retornou à escola, que não frequentou na infância porque a família, à época, não considerava a educação algo essencial para as mulheres. Ela havia começado os estudos em 1998, mas acabou abandonando o curso por problemas de saúde.

Retornando à escola, Isolina se somou aos 20 alunos do curso noturno da escola do conjunto Parigot de Souza, e embora ainda não esteja totalmente alfabetizada, já aprendeu a escrever o seu nome completo. Mesmo com dificuldades para se locomover, Isolina vai às aulas todos os dias acompanhada pelo seu filho Raimundo. Ele, entusiasta do sonho de dona Isolina para que ela possa terminar os estudos.

D. Isolina: aulas todos os dias
Segundo a família, Isolina faz diariamente o serviço de casa, e no tempo que resta, costura tapetes com retalhos que recolhe nas casas das costureiras vizinhas. Além das aulas noturnas, três vezes por semana ela freqüenta a igreja do bairro.  O requerimento número 2030/2011 do vereador Jairo Tamura, aprovado em junho deste ano, contou com a assinatura de mais 10 vereadores e vereadoras.

Segundo o vereador Jairo Tamura, o Diploma de Reconhecimento Público a Isolina Mendes Campos foi a forma encontrada pela Câmara de Vereadores para homenagear uma pessoa que está mostrando para Londrina e para o Brasil o quanto a educação é importante na vida das pessoas. “Com a idade que tem, dona Isolina é um exemplo de dedicação e perseverança. Ela está mostrando para muitas pessoas, principalmente aos jovens, que não importa a idade e a condição social quando se deseja alcançar os objetivos importantes da vida”, disse o vereador. ( Fotos: Devanir Parra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário