quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Papel dos três poderes é debatido em escola

Atividade fez parte da segunda oficina do Projeto Cidadania e Politica realizada pela Câmara Municipal de Londrina; iniciativa visa colaborar para a formação de jovens mais críticos

Gerson Araujo apresenta material sobre função dos três poderes
Os alunos da 6ª e 7ª séries do Centro Educativo da Criança e Adolescente, escola Ceca, participam nesta manhã, 15, da segunda oficina do Projeto Cidadania e Politica, realizado pela Câmara Municipal de Londrina. O encontro enfocou temas relacionados a função dos três poderes e a democracia no Brasil.

O presidente do Legislativo, Gerson Araújo, proferiu palestra sobre o papel do Executivo, Legislativo e Judiciário nas esferas dos governos Federal, Estadual e Municipal. “ É importante conversar com os estudantes sobre estes temas. Mostrar que a construção de escolas, postos de saúde, asfalto e limpeza, são funções da prefeitura. Cabe aos vereadores a criação e aprovação de leis e a fiscalização para que isso ocorra. Os estudantes precisam saber destas questões, pois eles representam o futuro”, ressaltou Araújo.

Após a palestra, os alunos participaram de um debate com o vereador onde puderam tirar suas dúvidas sobre o tema abordado. “ Achei muito bom porque a politica influencia a vida da gente. Temos de saber como funciona para cobrar o dinheiro dos nossos impostos”, disse o aluno Gustavo Bortolanza de Andrade, da 6ª série.

Diretora Cristina Pietrobom recebe CDs da coleção Nossos Hinos
Numa outra etapa, os alunos assistiram material multimídia sobre o processo de redemocratização do país desde o governo militar de João Figueiredo, passando pelas “Diretas Já”, eleição e morte de Tancredo Neves, movimento “Caras Pintadas”, Plano Real até os dias hoje. Segundo a coordenadora do projeto, Elsa Caldeira, a cada oficina, os alunos demonstraram mais interesse pelo assunto. “ Procuramos destacar a participação do povo como principal ferramenta do processo democrático”, declarou.

Ao final, a diretora da escola, Cristina Pietrobom recebeu das mãos do presidente do Legislativo, Gerson Araujo, CDs da coleção Nossos Hinos e folders com as letras dos hinos: Nacional, do Paraná, de Londrina e da Bandeira. “ Estamos contentes com este projeto porque está despertando uma visão mais critica nos alunos. Isso é muito bom”, opinou Cristina. Para a próxima oficina, marcada para o dia 22 de setembro, o jornalista Fábio Silveira vai falar sobre Politica e Sociedade.

Gerson Araujo responde as perguntas dos alunos
O projeto piloto na Escola Ceca será encerrado no início de novembro, quando os alunos participarão de uma sessão da Câmara de Vereadores. Na oportunidade será apresentado o programa de rádio produzido durante as oficinas. Em seguida o material será postado no site oficial do Legislativo para acesso de toda a comunidade. A proposta é que o projeto se consolide como proposta institucional do Legislativo e possa ser desenvolvido nas demais escolas públicas e particulares de Londrina, a partir do próximo ano. ( Fotos de Devanir Parra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário