terça-feira, 27 de setembro de 2011

Legislativo inicia Projeto Câmara nos Bairros

Distrito de Paiquerê sediará primeira reunião do projeto que levará os vereadores para ouvir demandas da comunidade; objetivo é aproximar a Câmara da população

Igreja de Paiquerê
A Câmara Municipal de Londrina realiza nesta quarta-feira, 28, a partir das 14h, no salão da  Paróquia São José,  no distrito de Paiquerê, a  primeira edição do Projeto Câmara nos Bairros.  O evento tem como objetivos aproximar o Legislativo da comunidade e ouvir os problemas da população. A iniciativa do projeto é da Mesa Executiva do Legislativo em parceira com  o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural  ( Emater – Paraná).

De acordo com o presidente da Câmara, Gerson Araújo (PSDB) o projeto visa ainda apresentar o trabalho do Legislativo e seus integrantes. “ Queremos falar  sobre a função a Câmara, divulgar os projetos em tramitação e atender  as reivindicações  dentro do que  estiver ao alcance da Câmara”, esclareceu. Gerson Araújo explica que  neste primeiro momento os vereadores irão ouvir as lideranças dos distritos. ”Na maioria dos programas de governo, a zona rural fica sempre em último plano, por isso queremos inverter esta situação. Vamos abrir espaço primeiramente para que os representantes de vários segmentos do campo possam expressar suas demandas. Posteriormente o projeto virá para a área urbana, atendendo todas as regiões da cidade”, explicou Araújo.

Para o responsável pela Emater, Paulo Roberto Mrtvi, a proposta de levar os vereadores para ouvir a comunidade rural é inédita e importante. “Esta é a primeira vez que a Câmara se dispõe a dar voz aos agricultores. É uma iniciativa que valoriza e  aproxima o Legislativo do homem do campo”, opinou Mrtvi. Segundo ele, o meio rural anseia por melhorias em vários setores. “Os agricultores precisam de ajuda para  permanecer no campo, querem ser ouvidos e  precisam soluções para os seus problemas”, disse.

Na opinião do integrante da Mesa Executiva do Legislativo e líder do Executivo na Câmara, vereador Roberto Fú (PDT), a Câmara dá um grande passo ao ir ao encontro da  comunidade. “ A população é carente da atenção do político. Este projeto  é importante  porque vai aproximar a Câmara das pessoas que muitas vezes não tem condições de vir até o Legislativo.  Estarei participando e ajudarei no que for possível para que sejam feitos os encaminhamentos junto ao Executivo e as reivindicações sejam atendidas”,  disse Fú.

O presidente da Associação de Moradores de Paiquerê, Josias Pereira da Silva acredita que cerca de quarenta lideranças devem participar do evento.  “Os moradores já estão se reunindo para definir as demandas que vão apresentar aos vereadores, pois temos vários problemas por aqui”, declarou Silva. Entre os convidados, segundo Josias, estão representantes da comunidade que atuam na área de educação, saúde, comércio, produção agropecuária, cultura, esporte, lazer, assistência social, segurança e lideranças religiosas.

Além das lideranças locais de Paiquerê, também foram convidadas  para participar do evento, instituições instaladas em Londrina  que prestam serviços naquela região como Sanepar, Copel, Sercomtel, empresas de transporte coletivo, Polícia Militar,  sindicatos rurais, cooperativas,  secretarias municipais, entre outras instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário