quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Alunos discutem Constituição Federal

O tema fez parte da terceira oficina do Projeto Cidadania e Politica realizado pelo Legislativo; jornalista Fábio Silveira proferiu palestra sobre Sociedade e Política

Jornalista Fabio Silveira fala sobre sociedade e politica
O  que é a Constituição Brasileira? Qual a sua história e importância para a sociedade? Estas são algumas das questões  abordadas na terceira oficina do Projeto  Cidadania e Política, realizado nesta manhã, 22,  pela Câmara Municipal de Londrina junto aos alunos do Centro Educativo da Criança e Adolescente – Escola Ceca.

Na primeira etapa da oficina,  26 alunos com idade de 12 a 14 anos assistiram um material multimídia mostrando um breve histórico das constituições, destacando as formas de governo de cada época. Na oportunidade os alunos assistiram vídeos sobre  as manifestações dos artistas do período ditatorial e das passeatas  que reuniam milhões de pessoas em todo país clamando por mudanças.

“ Fiquei emocionado ao ver o sofrimento das pessoas que eram presas durante os protestos por que não queriam a ditadura. Aprendi que hoje temos muita liberdade pois podemos votar, fazer musica, poesia, pinturas sem  medo”,  declarou o aluno Luiz Gonzaga Lacerda Neto.

Já a aluna Mariana Gonçalves disse que aprender sobre política tem sido interessante. “ Estamos  vendo como eram as formas de governo e isso é importante porque nos ajuda a ter mais consciência em quem deveremos votar”, opinou.

Alunos participam de debate com jornalista Fabio Silveira
Num segundo momento, o jornalista, escritor e comentarista político Fábio Silveira proferiu uma palestra sobre politica e sociedade. O jornalista iniciou sua fala apresentando  a origem da cidadania,  a importância da democracia e do processo político. No final, ele participou de um debate  com os alunos. “ Este projeto é importante porque promove a discussão de temas importantes que  proporcionam a reflexão dos alunos sobre o que é a politica. Afinal,  eles serão os responsáveis pela escolha dos futuros governantes”, garantiu.

Fábio Silveira disse ainda que ficou impressionado com o nível das perguntas feitas pelos alunos durante o debate.  “Eles demonstraram interesse pelos temas e isso é muito importante porque mostra que a educação esta funcionando na prática”, declarou.

O projeto Cidadania e Política tem o objetivo de levar informações sobre cidadania, democracia, constituição federal e politica para alunos de 7ª e 8ª séries, visando contribuir para a formação de jovens mais críticos, autônomos e conscientes. A próxima oficina ocorre na quinta-feira, 29, as 7:30, na Escola Ceca, ( Rua Raposo Tavares, 579- Centro). Fotos: Devanir Parra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário