quarta-feira, 23 de março de 2011

Vereadores se reúnem com prefeito para debater crise da saúde





Prefeito recebe vereadores e moradores da  zona oeste
O  presidente da Câmara de Londrina, Gerson Araujo, juntamente com mais  13 vereadores e lideranças da região oeste da cidade,  se reuniram na tarde desta quarta-feira, dia 23, com o prefeito Barbosa  Neto,  secretário de Gestão Pública Marco Cito e  a secretária de saúde Ana Olympia Dornellas para discutir a crise da saúde  pública em Londrina.

A audiência foi solicitada oficialmente  pelo vereador Gerson Araujo, na sessão da última terça-feira,dia 22, quando moradores daquela região  fizeram uma manifestação na Câmara  para cobrar soluções para a falta de médicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Leonor. Eles já entregaram ao Executivo um abaixo assinado com mais de 8.300 assinaturas exigindo providências.

“Durante  a reunião, o prefeito apresentou todas ações realizadas na área da saúde pelo seu governo desde o  início de sua gestão  e garantiu   que o executivo tem se esforçado para resolver os problemas atuais.Ele solicitou o apoio da Câmara para solucionar as questões da saúde  na cidade”, comentou Gerson Araujo.

Crise na saúde preocupa autoridades e comunidade
Conforme o vereador , todos os presentes ouviram atentamente as declarações dos moradores da região oeste que vêm sofrendo há meses com a falta de médicos na UBS Leonor. “ A comunidade quer uma solução. Eles estão preocupados com o possível fechamento da  UBS daquele bairro para  o atendimento 24 horas ”, declarou Araujo. Segundo ele,  os vereadores  devem debater na sessão desta quinta-feira,dia 24, a formação de uma comissão para visitar e conhecer a  real situação dos postos de saúde da cidade.

Já a Secretária de Saúde, Ana  Olympia Dornelas garantiu que a UBS Leonor não será fechada. Ela  lembrou o que já foi aplicado até o momento dos projetos de lei na área da saúde. “ No que se refere aos  agentes de endemias já foram feitas todas as ações, em relação aos postos de saúde nós já estamos chamando do concurso público. Estão sendo locados, principalmente nas unidades 16 e 24 horas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e administrativos. E estamos aguardando final do processo licitatório da contração das clinicas para os plantões médicos”, destacou a secretária da Saúde.

Licitação fracassada

O secretário de Gestão Pulica, Marco Cito, informou que a licitação aberta para a contratação de profissionair na área médica fracassou. A medida  fa parte do "pacotão da saúde", aprovada pela Câmara. "Teremos de repir o processo para que outras empresas participem. Esperamos que o processo esteja concluído até o final do mês de abril", declarou o secretário.
 (Fotos: Devanir Parra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário