quinta-feira, 21 de junho de 2012

Câmara está pronta para Lei de Acesso a Informação

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Londrina, desta quinta-feira, 21/6, o presidente do Legislativo Gerson Araujo repercutiu a reportagem  da Rede Paranaense de Televisão - RPC Londrina que trata da Lei de Acesso a Informação.


 Em entrevista o comentarista politico e jornalista Fábio Silveira comenta que em Londrina a  Câmara de Vereadores tem se demonstrado com orgão público mais preparado para  atender as exigências da referida lei.


Confira na íntegra:
http://g1.globo.com/videos/parana/paranatv-1edicao/t/londrina/v/lei-de-acesso-a-informacao-esta-em-vigor/2003218/


 O que é a Lei de Acesso à Informação 
Estabelece a Lei de Acesso à Informação Pública (12.527/11), sancionada no ano passado e que entrou em vigor em maio  deste ano. A lei regulamenta o acesso à informação previsto na Constituição, incluídos os dados dos três Poderes e dos órgãos públicos em todos os níveis.
Segundo a lei, documentos classificados como ultrassecretos terão o prazo atual de sigilo reduzido de 30 para 25 anos, com a possibilidade de uma única prorrogação. A contagem começa na data em que eles foram produzidos.
Também foi extinta a prorrogação indefinida desse prazo nos casos de documentos que possam causar ameaça externa à soberania nacional ou à integridade do território brasileiro. Os documentos classificados como secretos terão prazo de 15 anos de sigilo; e os reservados, de cinco anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário