sexta-feira, 1 de junho de 2012

Câmara presta homenagem a Empresários Cristãos

Associação responsável pelo projeto Criança Feliz receberá a Comenda Ouro Verde durante solenidade nesta sexta-feira (1º de junho)

Aluno aprende tocar violino pelo projeto Criança Feliz
A Associação dos Empresários Cristãos (ASSEC), responsável pelo desenvolvimento do “Projeto Criança Feliz”, desenvolvido nas comunidades carentes do município, será homenageada pela Câmara de Vereadores de Londrina com a Comenda Ouro Verde, uma das mais importantes honrarias concedidas às entidades que prestam serviço na cidade. A homenagem foi proposta pelo vereador Padre Roque (PR) apoiado por mais 15 vereadores e o projeto sancionado pelo prefeito Barbosa Neto (PDT) transformou-se na lei 11.504/2012.  A honraria será entregue em sessão solene nesta sexta-feira (1º de junho), a partir das 20 horas, na sede do Legisaltivo.

O projeto Criança Feliz foi iniciado em março de 2007 e é desenvolvido na Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Salles, no jardim Santa Fé (região Leste), atendendo às crianças e adolescentes dos jardins Santa Fé, Marabá, Monte Cristo e invasão do Morro dos Carrapatos. O projeto atende atualmente cerca de 350 crianças e fornece os instrumentos musicais e aulas práticas e teóricas de música, dança e coral. O coordenador geral do grupo é Gelson Batista Alcântara.

Paralelamente as atividades musicais, o projeto oferece oficinas de profissionalização com cursos de artesanato, computação, técnicas de venda e marketing pessoal, além de palestras motivacionais. Desde a sua criação, o projeto conta com um grupo de professores voluntários formado por músicos autônomos e integrantes da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e mantém um rigoroso acompanhamento da vida escolar dos alunos e da situação de seus familiares.

As crianças e adolescentes que participam do projeto Criança Feliz freqüentam aulas de música instrumental e coral com conteúdo pedagógico, permitindo o conhecimento dos períodos barroco, classicismo, romantismo, moderno e contemporâneo. Além das atividades de ensino, a coordenação do projeto organiza atividades nas diferentes datas comemorativas do ano como festa do Dia das Crianças e Natal, entre outras atividades.  Em 2009 foi concretizado o objetivo da formação de uma orquestra sinfônica, que passou a denominar-se Orquestra Criança Feliz que já se apresentou em várias atividades públicas desenvolvidas na cidade.

De acordo com o vereador Padre Roque, proponente da homenagem, a entrega da Comenda Ouro Verde faz justiça a ao trabalho de uma entidade  que busca resgatar as crianças e os adolescentes e até as suas famílias da situação de risco, devolvendo-lhes a sua auto-estima. “É um trabalho cristão que devolve a dignidade aos seres humanos da nossa periferia, oferecendo-lhes novas oportunidades de vida”, afirmou o vereador.


Texto: Salvador Francisco
Foto: Devanir Parra

Nenhum comentário:

Postar um comentário