quinta-feira, 28 de abril de 2011

Câmara realiza dia “D' contra dengue

Instituição vai realizar várias atividades contra o mosquito Aedes aegypti; principal ação será a instalação de armadilhas (ovitrampas) na Casa e entorno

O presidente da Câmara Municipal de Londrina (PML), Pastor Gerson Araújo, coordena nesta sexta-feira, dia 29, a partir das 14hs, o lançamento do projeto “A Câmara contra a Dengue”. Participam do evento, além dos vereadores e funcionários da CML, representantes da secretaria municipal de saúde, do Ministério Público, 17ª Regional de Saúde, Universidade Estadual de Londrina ( UEL) e Companhia Paranaense de Energia (Copel)

O projeto que é uma iniciativa da mesa diretora da Câmara, tem como objetivo principal, monitorar a presença do mosquito Aedes aegypti nas instalações da CML e entorno, por meio de armadilhas especiais denominadas ovitrampas. A proposta visa evitar a proliferação do mosquito e possíveis contaminações de dengue em servidores da Casa que só neste não teve a confirmação de três casos de dengue em funcionários.

O programa ovitrampas é desenvolvido pelo departamento de Biologia Animal e Vegetal da UEL sob a coordenação do doutor em entomologia pela Universidade Federal do Paraná – UTFPR, professor José Lopes. As armadilhas contam com um recipiente similar a um pequeno vaso, que serve para capturar os ovos do mosquito Aedes aegypti. Dentro desse vaso é colocada uma palheta rugosa juntamente com água e um produto que atrai o mosquito fêmea para armadilha que ali deposita os ovos na palheta.

Toda semana  vamos retirar a palheta e será feita a contagem dos ovos, no laboratório da UEL, para ver se o controle está sendo eficaz. Então, ao invés de botar os ovos em outros locais , o mosquito será atraído pela armadilha”, disse Lopes. Os resultados destas análises serão encaminhados semanalmente para Câmara. “ Por meio destes dados, a CML vai obter as informações sobre a circulação e concentração do mosquito no local”, disse.

A instalação de ovitrampas, tem sido amplamente utilizadas por várias instituições em Londrina, entre elas estão a própria UEL e a Copel. Segundo a bióloga e técnica em administração da Copel, Sandra Lúcia Polato Sales, o projeto que foi implantado há um ano nas instalações da Companhia tem apresentado ótimos resultados. “ Os mosquitos estavam por toda parte. Os funcionários reclamavam muito. Com as armadilhas e os relatórios da UEL, começamos a localizar os focos com rapidez e eliminá-los”, disse Sandra Lúcia.

Na Câmara de Londrina serão instaladas 112 armadilhas por meio de convênio firmado com a UEL através do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social – Itedes. O custo de cada unidade é de R$ 1,60 e o período de realização da ação será até dezembro de 2012.

Para o presidente da CML, pastor Gerson Araújo, a Câmara tem demonstrado preocupação com a dengue há algum tempo. “ Já convidamos representantes de vários segmentos para debater o tema. Sabemos que há muito o que fazer, e a Câmara não pode ficar parada. Por isso optamos em implantar as armadilhas, visando a prevenção da dengue  dentro das nossas instalações para os próximos anos”, declarou Araújo.

Durante o lançamento do Projeto “ Câmara contra dengue”, será realizada a instalação das armadilhas nas instalações da CML e entorno, treinamento para os funcionários envolvidos no projeto, distribuição de material informativo nos gabinetes e mutirão de limpeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário