segunda-feira, 4 de abril de 2011

Equipe de Marco Cito falhou, diz Zanlorenci

Ex-secretário Benjamin Zanlorenci depôs na CEI que investiga contrato com a Delmondes; ele afirmou que fiscalizar e controlar contratos é tarefa da Gestão Pública

O ex-secretário de Defesa Social do Município, Benjamin Zanlorenci, afirmou ha última sexta-feira, dia 01, à imprensa, que a responsabilidade pela fiscalização e o controle do contrato com a empresa Delmondes & Dias, que ministrou treinamento para a Guarda Municipal, era da Secretaria de Gestão Pública. 


“Quem contratou a Delmondes pela Prefeitura de Londrina foi o Marco Cito e a equipe da Secretaria de Gestão e o contrato deixa claro que era deles a função de acompanhar a empresa. Minha tarefa como secretário era montar e dirigir a equipe da Guarda Municipal e isso foi feito”, disse Zanlorenci. A declaração foi dada ao final do depoimento para a Comissão Especial de Inquérito (CEI), na Câmara de Vereadores, onde o ex-secretário compareceu acompanhado pelo advogado Jefferson Augusto de Paula.

A CEI convocou o ex-secretário para novo depoimento porque na sexta-feira passada (dia 25), o secretário de Gestão Pública, Marco Cito, após ser ouvido pela Comissão, afirmou que se algo de irregular aconteceu no contrato de treinamento da Guarda, a responsabilidade cabia ao ex-secretário Zanlorenci. A CEI foi criada para investigar, entre outros aspectos do contrato, o pagamento realizado pela prefeitura à empresa Delmondes por aulas de tiro que não foram ministradas.

De acordo com Zanlorenci, vários documentos trazidos por ele e entregues hoje aos vereadores que integram a CEI esclareceram de quem era a responsabilidade pela gestão do contrato com a Delmondes. “Também entreguei aos vereadores cópias de e-mails com determinações que me foram dadas pelo próprio prefeito, como as tarefas do serviço de inteligência”, garantiu o ex-secretário. Ele disse que Marco Cito sabia do acordo para trocar as aulas de tiro pelo treinamento de uma 5ª turma da Guarda, e só não fez o aditivo contratual porque não o quis.

O presidente da CEI, vereador Jairo Tamura (PSB), anunciou para  hoje, (dia 4) uma reunião interna da comissão para avaliar os documentos e dar continuidade ao relatório final que, segundo ele, já foi iniciado pela vereadora Lenir de Assis (PT), relatora da CEI. “O depoimento de Zanlorenci esclareceu dúvidas sobre o desenvolvimento das atividades previstas no contrato com a Delmondes. Ele entregou documentos e prestou um depoimento mais consistente do que o primeiro, já que procurou esclarecer dúvidas que surgiram após as demais oitivas”, explicou Tamura. 

O depoimento de Zanlorenci  foi acompanhado pelo vereador Jairo Tamura – PSB (presidente da CEI); pela vereadora Lenir de Assis – PT (relatora), e pelo vereador Tito Valle – PMDB (membro). Participaram ainda da reunião o procurador Jurídico da Câmara, Miguel Ângelo Aranega Garcia; o controlador da Câmara, Wagner Vicente Alves; e a assessora Legislativa, Rosana Bueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário