sexta-feira, 29 de abril de 2011

Armadilhas vão facilitar localização de focos da dengue


Câmara lançou nesta tarde, dia 29, projeto de prevenção à dengue com a implantação de 112 ovitrampas que capturam os ovos do mosquito
Pastor Gerson  e prof. José Lopes assinam  convênio
“Devemos nos manter unidos para prevenir a dengue”. A frase foi proferida pelo presidente da Câmara Municipal de Londrina (CML), pastor Gerson Araújo (PSDB), durante o discurso de lançamento do projeto “Câmara contra a dengue”, realizado nesta sexta-feira, dia 29, no plenário do Legislativo. Durante a solenidade que contou com a presença de vereadores, funcionários da Casa e representantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi assinado o convênio da CML com Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (Itedes), para a implantação de 112 armadilhas, conhecidas como ovitrampas, nas instalações internas da Câmara e entorno.

O investimento mensal do Legislativo para a implantação do projeto é de R$ 136. O contrato que prossegue até dezembro de 2012 e prevê, além do fornecimento das ovitrampas, o monitoramento por meio do laboratório da UEL, responsável pela contagem dos ovos recolhidos semanalmente nas armadilhas. “Trata-se de mais uma estratégia da Câmara para somar com as demais ações que já estamos fazendo. Estas armadilhas vão nos ajudar a localizar possíveis focos para eliminá-los mais rapidamente”, declarou Araújo.

Prof. José Lopes  realiza treinamento com funcionários da CML
O professor do departamento de Biologia Animal e Vegetal das UEL, José Lopes, responsável técnico pelo projeto, destacou que a Câmara vive um momento histórico ao possibilitar a integração da academia com o Legislativo. “A Câmara está de parabéns por ter a coragem de colocar em prática iniciativas que propõem novas metodologias de combate a dengue”, elogiou Lopes. Segundo ele, o projeto ovitrampas já foi amplamente testado pela UEL que teve uma grande redução na circulação do mosquito transmissor. “A universidade utiliza as armadilhas há quatro anos e tem obtido ótimos resultados, assim como outras instituições e empresas da cidade”, disse.

Para o funcionário do departamento financeiro da CML, Odair José da Silva, o projeto é importante porque conscientiza as pessoas sobre a necessidade de vigiar sempre. “Todas as vezes que eu ver a armadilha no meu setor vou lembrar dos riscos da dengue. Pretendo me empenhar para que o projeto seja um sucesso”, enfatizou. Já a assessora parlamentar Francieli Monteiro Anelli Rosa que contraiu dengue no ano passado, acredita que as armadilhas são importantes ferramentas para ajudar na localização dos focos.
“Eu sofri muito com a dengue e não quero que meus colegas passem pelo que passei, por isso sou parceira desta iniciativa e vou ajudar no que puder”, declarou.

Funcionária da CML colabora na instalação das armadilhas
Após a solenidade, os funcionários da CML receberam um treinamento para entender como será realizado o monitoramento das armadilhas. Em seguida um grupo percorreu o entorno do prédio eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Enquanto isso, técnicos da UEL instalaram as armadilhas nos gabinetes e demais setores do prédio do Legislativo. As fotos do lançamento do programa “Câmara contra a dengue” são de Devanir Parra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário