quarta-feira, 6 de abril de 2011

Roberto Alcântara recebe título de Cidadão Honorário

Dentista, pesquisador e presidente da empresa Angelus será homenageado na próxima sexta-feira (dia 8), às 20h; iniciativa é do vereador Gerson Araújo (PSDB)

Por iniciativa do vereador e presidente do Legislativo, Gerson Araújo (PSDB), o dentista, pesquisador e presidente da Angelus Indústria de Produtos Odontológicos, Roberto Queiroz Martins Alcântara, será homenageado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Honorário de Londrina. A sessão solene de entrega do título será realizada na próxima sexta-feira (dia 8), às 20h, no plenário do Legislativo. O projeto foi subscrito por mais 13 vereadores, sancionado pelo prefeito Barbosa Neto e transformou-se na Lei nº. 10.999, de 22 de setembro de 2010.

Roberto Alcântara nasceu em Paranavaí (PR) em 1968, cidade onde estudou até o segundo grau. Transferiu residência para Londrina para concluir o terceiro ano no Colégio Canadá. É formado em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialização em Endodontia pela Associação Odontológica do Norte do Paraná e pós-graduação em Metodologia de Ensino Superior na UEL. Trabalhou em consultório popular até montar seu próprio consultório, quando passou a fabricar pinos pré-fabricados para próteses dentais. Os produtos tiveram grande aceitação no mercado fato que o incentivou a criar a empresa Angelus, em 1994, nos fundos do consultório.

A empresa mantém registro no INPI de oito patentes de material odontológico e científico, obtidas a partir de trabalhos de pesquisa desenvolvidos com o apoio de universidades e centros de pesquisa e possui parcerias com o Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA), a Universidade de São Carlos, e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).  A Angelus recebeu em 2009 o Prêmio FINEP de Inovação, entre outros reconhecimentos nacionais. Deve obter este ano a nona patente e 40% de seus produtos são exportados para 65 países.  

Roberto Alcântara foi fundador do Grupo de Estudos Odontológicos de Londrina (GEOL), secretário da Associação Odontológica Norte do Paraná, e vice-presidente da Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina (ADETEC). Também coordenou até o ano passado o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Adetec. Alcântara já ministrou várias palestras sobre inovação a convite do FINEP, BNDES, ANPROTEC e FIEP.

Para o presidente da Câmara, Gerson Araújo, vereador proponente da honraria, o título de Cidadão Honorário a Roberto Alcântara é o reconhecimento pelo seu trabalho, que leva o nome de Londrina a todas as partes do mundo por meio dos produtos desenvolvidos por ele e sua equipe. “É uma pessoa empreendedora, que saiu do lugar comum e construiu uma potência, que é a Ângelus, reconhecida mundialmente pela excelência de suas descobertas. Roberto já recebeu muitos prêmios e agora, a Câmara de Vereadores, em nome de todos os londrinenses, presta esta justa homenagem pela sua importância para nossa cidade”, afirmou Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário