segunda-feira, 20 de junho de 2011

Câmara homenageia jovem músico londrinense

Leonardo Massaroto Crema nasceu com uma doença grave que o deixou cego aos 16 anos. Ele venceu as dificuldades e se tornou num músico respeitado; iniciativa é do vereador Gerson Araujo


Leonardo Massaroto: paixão pela música
O jovem músico londrinense Leonardo Massaroto Crema será homenageado nesta terça-feira, (21) às 18h45, durante sessão da Câmara de Municipal de Londrina (CML), onde vai receber o Diploma de Reconhecimento Público. A iniciativa é Presidente do Legislativo Gerson Araújo.

Leonardo Massaroto nasceu no dia 30 de maio 1.992, na cidade de São Sebastião da Amoreira, por ocasião de uma viajem da mãe aquela cidade. Quatro meses após do seu nascimento a família foi informada que ele era portador de Toxoplasmose Congênita, uma doença grave que ao ser adquirida pela gestante pode ocasionar aborto ou nascimento de fetos mal formados. Segundo a mãe, Vânia Massaroto Crema, a vida de Leonardo foi marcada por sofrimentos e vitórias. “ Os médicos nos disseram que ele não conseguiria falar, ouvir e andar, por isso desde pequeno foi encaminhado para o Instituto dos Cegos de Londrina”, disse dona Vânia.

Mas ao contrário do que indicava a medicina, ao completar um ano e cinco meses, Leonardo deu os primeiros passos, todavia, novos exames mostraram que ele apresentaria pouca visão e teria dificuldades para estudar. Mas, segundo sua mãe, foi aos 12 anos que Massaroto enfrentaria um dos piores momentos de sua vida. “ Ele teve um grave problema na coluna que precisou de duas cirurgias. Ficou 51 dias internado. O custo do tratamento era muito alto, por isso fizemos várias promoções como bingos e rifas para arrecadar dinheiro e graças a Deus e a ajuda da família e amigos conseguimos pagar”, declarou.

Nesta época, o jovem já tinha uma relação forte com a música. Aprendera a tocar violão com facilidade e já costumava se apresentar em pequenos eventos e programas musicais como show de talentos e calouros. Aos 10 anos lançou seu primeiro CD sertanejo. “ Ele participou do programa do José Makioke, do Barbosa Neto na antiga TV Mix e Arabian Show, em todos ganhou em primeiro lugar”, conta a mãe com orgulho.

Aos 16 anos, Leonardo Massaroto sofreu um sério problema de visão ocasionado pelo descolamento de retina o que lhe o levou a cegueira total. No entanto, o que parecia ser o fim de uma carreira, marcou o inicio de uma nova etapa de sua vida. Ele lembra que, como já convivia há muitos anos com os amigos do Instituto dos Cegos, estava acostumado com esta situação e por isso não se abalou com nova rotina, “ Eu não sofri tanto ao saber que ficaria cego para sempre porque os médicos me alertavam disso desde criança. Eu aprendi o braile e sempre acreditei que conseguiria sobreviver tranquilamente”, revelou.

Hoje aos 19 anos, apaixonado pela música, Leonardo vai tocando a vida na expectativa do seu primeiro show que será que será na próxima quarta-feira, (22), na lanchonete Rancho do Gaucho (Rodovia Celso Garcia, Km 60),  um dia após ser homenageado na Câmara de Londrina. “ Me sinto muito honrado e agradecido a todos por este momento especial da minha vida”, disse. A homenagem na CML contará com a presença de várias pessoas que acompanharam a trajetória de Leonardo que promete emocionar a plátéia com a apresentação da musica “ Olhos no Coração”. Uma composição dos amigos e músicos londrinenses Augusto Mello e Devair Bianco para contar a vida do jovem Leonardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário