sexta-feira, 10 de junho de 2011

Comunidade Lusa será homenageada no Dia de Portugal

Legislativo fará sessão comemorativa nesta sexta-feira (10), às 19h, para homenagear 60 portugueses residentes em Londrina e que chegaram ao Brasil há mais de 50 anos

A Câmara de Vereadores de Londrina realiza nesta sexta-feira (10/6), às 19h, no plenário, uma sessão comemorativa ao Dia de Portugal, de Camões e Dia das Comunidades Portuguesas, data instituída pela lei municipal n° 9.236/2003. Na oportunidade serão homenageados 60 portugueses residentes na cidade e que chegaram ao Brasil há mais de 50 anos. A iniciativa da cerimônia é vereador José Roque Neto, o “padre Roque” (PTB), e do presidente da Câmara, vereador Gerson Araújo (PSDB), com a colaboração do Consulado Honorário de Portugal em Londrina.

O Cônsul Honorário de Portugal, Antônio Lourenço Martins, explicou que a data foi cuidadosamente escolhida porque o dia 10 de junho é feriado nacional em Portugal, celebrado como o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Na cerimônia desta sexta-feira na Câmara, os 60 homenageados receberão uma placa comemorativa com os brasões da Câmara de Vereadores e do Consulado, e um Diploma oferecido pelo Consulado.   

Segundo o Cônsul, a cerimônia é importante para marcar a data nacional de Portugal e a integração existente entre brasileiros e portugueses, porque Londrina, inclusive, é co-irmã da cidade de Guimarães, na Província de Minho, em Portugal (Lei n° 3.813/1985). “Graças a essa irmandade muitos intercâmbios têm sido realizados entre empresas londrinenses e portuguesas, e mais acentuadamente ainda no campo do ensino. Guimarães tem oferecido muitos estágios em cursos de língua e literatura portuguesas e está aberta à participação de artistas londrinenses em exposições lá realizadas”, afirmou Martins.  

De acordo com o Cônsul, neste evento anual o Consulado faz questão de lembrar a importância da participação dos imigrantes portugueses no desenvolvimento de Londrina. Daí a razão da homenagem aos 60 imigrantes que chegaram ao Brasil há mais de 50 anos, e hoje participam ativamente da vida da cidade. Antônio Lourenço Martins lembrou ainda que há alguns anos autoridades londrinenses estiveram nesta festa anual na cidade de Guimarães, em Portugal, onde Londrina foi homenageada pelos portugueses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário