quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vereadores aprovam Projeto " Câmara no Bairros"

Distrito de Paiquerê será o primeiro a receber a audiência que visa aproximar a Câmara das comunidades; secretaria municipal de Agricultura e Emater se unem à proposta

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira (14), o requerimento de autoria da  Mesa Executiva da Câmara Municipal de Londrina (CML)  que autoriza a  realização do projeto “Câmara nos Bairros”, uma iniciativa do Presidente do Legislativo, Gerson Araújo que conta com a parceria da Emater e Secretaria Municipal de Agricultura.

A primeira edição do projeto“Câmara nos Bairros” será realizada no próximo semestre no Distrito de Paiquerê. De acordo com o vereador Gerson Araújo, o objetivo principal é aproximar a Câmara da comunidade. “Queremos abrir um canal de comunicação com a população por meio de audiências que vamos realizar em todas as regiões do município,”comentou Araujo.

Ainda de acordo com o vereador, o projeto pretende apresentar o papel do Legislativo, seus integrantes e quais são as funções da Câmara de Vereadores no contexto da organização política do município. “ A ideia é fortalecer a elaboração e execução de politicas públicas dirigidas a cada setor. Pretendemos divulgar as informações sobre os projetos em tramitação relacionadas com as comunidades visitadas e encaminhar as reivindicações por meio de ações do Legislativo, da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura” ressaltou.

O técnico agrícola da Emater, Paulo Roberto Mrtvi que trabalha na instituição há 28 anos destacou a importância do projeto. Segundo ele, esta é a primeira vez que o Legislativo vai até a zona rural para ouvir o homem do campo. “ È uma atitude louvável porque valoriza está população que normalmente é esquecida pela área política. A expectativa é que o vereadores conheçam a realidade dos agricultores familiares e possam formular leis que colaborem para a melhoria de qualidade de vida destas comunidades”, disse.

Já o responsável pela área rural da secretaria municipal de Agricultura,Renato Mariano da Silva revela a importância da Câmara em levar informações para o agricultores sobre o papel do Legislativo. “ As pessoas não sabem a diferença entre os poderes. É comum eles reclamarem que os vereadores só os procuram em ano politico. Por isso, vejo como positiva esta inciativa da Câmara”, declarou.

O cronograma de ações do projeto “Câmara nos Bairros”, está sendo definido por meio de reuniões com membros da Mesa Executiva, Emater e Secretaria de Agricultura. Renato Mariano Silva, acredita que entre as principais reivindicações destas comunidades estão: melhoria das estradas rurais, saúde, educação, transporte escolar e habitação. “ São problemas que afetam toda a população rural”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário