quinta-feira, 31 de março de 2011

CEI da Guarda ouve Zanlorenci nesta sexta-feira

Ex-secretário de Defesa Social , Benjamim Zanlorenci
Ex-secretário de Defesa Social presta novo depoimento à Comissão que apura supostas irreguralidades no contrato de treinamento da corporação

O ex-secretário de Defesa Social do Município presta novo depoimento à Comissão Especial de Inquérito (CEI), da Câmara Municipal de Londrina, que apura supostas irregularidades no contrato de treinamento da Guarda Municipal nesta sexta-feira (dia 1°), à 9h, na sala de reuniões do Legislativo. Segundo o presidente da CEI, vereador Jairo Tamura (PSB), a Comissão quer confrontar as declarações do secretário de Gestão Pública, Marco Cito, que responsabilizou o ex-secretário Zanlorenci pelas falhas ocorridas no contrato e pelo pagamento às aulas de tiro não ministradas.

De acordo com Tamura, as declarações dadas por Cito na imprensa atribuíram a Zanlorenci a responsabilidade pela gestão do contrato com empresa Delmondes & Dias e, portanto, pelas falhas ocorridas na sua execução. Cito afirmou que havia sido negado aditivo para a empresa e que as aulas de tiro foram pagas porque o Zanlorenci respondeu que elas haviam sido ministradas.

Marco Cito adiantou que a troca das aulas de tiro por treinamento para uma 5ª turma da Guarda Municipal não foi oficializada, e que por isso não teria validade legal. Ele afirmou inclusive que irá responsabilizar judicialmente a empresa Delmondes & Dias para que devolva ao município os valores recebidos. 

“O novo depoimento de Zanlorenci à Comissão é essencial para colocar ponto final nas dúvidas de quem deva ser responsabilizado pelas irregularidades. Que elas ocorreram a Comissão não tem dúvidas, já que isso foi inclusive apontado em auditoria da prefeitura”, afirmou Tamura.

O depoimento de Zanlorenci será acompanhado pelo presidente da CEI, vereador Jairo Tamura (PSB); pela relatora da CEI, vereadora Lenir de Assis (PT); pelo membro da Comissão, Tito Valle (PMDB); pelo Procurador Jurídico da Câmara, Miguel Angelo Aranega Garcia; e pelo Controlador da Câmara, Wagner Vicente Alves.
Assessoria de Comunicação

quarta-feira, 30 de março de 2011

Câmara inicia debate sobre criação de Agência Reguladora de Àgua e Esgoto

A Câmara de Londrina iniciou na sessão da última terça-feira, dia 29, o debate sobre o projeto de lei 397/2010, de autoria do Executivo, que cria a Agência Reguladora de Água, Esgoto, Resíduos e Saneamento Básico do Município.

Durante a sessão os vereadores aprovaram o parecer prévio manifestado pela Comissão de Finanças que solicitou o reenvio do projeto ao Executivo para que reenvie projeto de lei específico com todas as informações sobre a criação de quadro de pessoal da Agência Reguladora.

Para o presidente da Câmara Gerson Araujo, o debate sobre a criação da Agência é extremamente importante para a cidade. “ Trata-se de um serviço essencial para o município e deve ser tratado como muita responsabilidade, por isso estaremos discutindo junto com a sociedade civil organizada, instituições e comunidade para mostrar o papel desta agência e permitir que as pessoas dêem suas sugestões”, disse o vereador.

Ainda de acordo com Gerson Araujo, a prefeitura tem 30 dias para reapresentar o projeto. “ O contrato com a Sanepar foi renovado para mais 90 dias. Isso significa que a Câmara terá tempo suficiente para debater com calma a criação Agencia Reguladora de Água e Esgoto”, declarou Araújo.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Delmondes nega recebimento por treinamento de tiro

Presidente da CEI, vereador Jairo Tamura comanda  os depoimento

Empresário Cleiton Severino Dias depôs hoje (dia 24), pela manhã, na CEI da Câmara de Vereadores; ele negou irregularidades por parte da empresa no treinamento da Guarda Municipal


O empresário Cleiton Severino Dias, sócio-proprietário da empresa matogrossense Delmondes & Dias, contratada para ministrar o treinamento da Guarda Municipal, negou hoje (dia 24), durante depoimento na Comissão Especial de Inquérito (CEI), da Câmara de Vereadores, que a empresa tenha recebido valores pelo treinamento de tiro que não foi executado. “Nosso contrato era por horas/aula e não por atividade específica. Só não demos o treinamento de tiro porque a prefeitura não forneceu armas, munição, não indicou estande para a prática e também não apresentou as licenças obrigatórias do Exército e da Polícia Federal, conforme previa o contrato. Nossa obrigação era apenas fornecer o instrutor. Estamos esperando por isso até hoje”, afirmou Cleiton Dias.

Advogado Benedito de Paula e dono da empresa Cleiton Dias
Acompanhado pelo advogado da empresa, Benedito de Paula, Cleiton Dias afirmou que o contrato inicial previa aulas para 4 turmas com 250 soldados, e que repentinamente a Prefeitura solicitou o treinamento de uma 5ª turma. O empresário esclareceu que a Delmondes realizou o trabalho e recebeu pelo serviço de treinamento e não por aulas de tiro. Ele disse ainda que em razão disso a empresa solicitou um aditivo previsto no contrato, e que este aditivo não foi realizado e o documento sumiu dentro da prefeitura. “Nossa empresa foi massacrada por pessoas da prefeitura sem ter direito à defesa. Se houve algum erro foi por parte deles e não da Delmondes”, disse o empresário.

Cleiton Dias garantiu que até amanhã (dia 25) entregará para a CEI um relatório completo das atividades desenvolvidas e cópias de vários documentos, inclusive de ordem financeira, comprovando suas afirmações. De acordo com ele, a Delmondes não recebeu qualquer documento ou intimação da prefeitura comunicando rescisão de contrato e que, portanto, a empresa ainda mantém vínculo com o município. Cleiton Dias sugeriu que a prefeitura ainda lhe deve valores relativos aos serviços prestados. A esposa e sócia do empresário, Eliane Maria da Silva Delmondes Dias, que também deporia na CEI, justificou ausência por ter sido submetida a uma cirurgia.

Segundo o presidente da CEI, vereador Jairo Tamura (PSB), o depoimento do empresário trouxe novas informações e os documentos prometidos irão auxiliar bastante no relatório final dos trabalhos. “Conseguimos chegar aos pontos mais polêmicos que tratam  do início da Guarda Municipal, mas sempre chegam novas informações. Quanto aos pagamentos ainda não temos todos os documentos em mãos para uma análise objetiva do que ocorreu”, afirmou Tamura.

Amanhã (dia 25), às 16h, a CEI tomará o depoimento do secretário municipal de Gestão Pública, Marco Cito, na sala de reuniões da Câmara de Vereadores. De acordo com o presidente da CEI, a comissão já terá os elementos necessários para o início do relatório final, que deverá ser entregue antes do prazo fixado, que venceria no dia 6 de maio. Também participaram da tomada de depoimento do empresário Cleiton Severino Dias a relatora da CEI, vereadora Lenir de Assis (PT); o controlador da Câmara de Vereadores, Wagner Vicente Alves; o Assessor Jurídico, Paulo Anchieta da Silva; e a Assessora Legislativa Rosana Bueno. (Fotos: Devanir Parra)


Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Londrina

quarta-feira, 23 de março de 2011

Vereadores se reúnem com prefeito para debater crise da saúde





Prefeito recebe vereadores e moradores da  zona oeste
O  presidente da Câmara de Londrina, Gerson Araujo, juntamente com mais  13 vereadores e lideranças da região oeste da cidade,  se reuniram na tarde desta quarta-feira, dia 23, com o prefeito Barbosa  Neto,  secretário de Gestão Pública Marco Cito e  a secretária de saúde Ana Olympia Dornellas para discutir a crise da saúde  pública em Londrina.

A audiência foi solicitada oficialmente  pelo vereador Gerson Araujo, na sessão da última terça-feira,dia 22, quando moradores daquela região  fizeram uma manifestação na Câmara  para cobrar soluções para a falta de médicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Leonor. Eles já entregaram ao Executivo um abaixo assinado com mais de 8.300 assinaturas exigindo providências.

“Durante  a reunião, o prefeito apresentou todas ações realizadas na área da saúde pelo seu governo desde o  início de sua gestão  e garantiu   que o executivo tem se esforçado para resolver os problemas atuais.Ele solicitou o apoio da Câmara para solucionar as questões da saúde  na cidade”, comentou Gerson Araujo.

Crise na saúde preocupa autoridades e comunidade
Conforme o vereador , todos os presentes ouviram atentamente as declarações dos moradores da região oeste que vêm sofrendo há meses com a falta de médicos na UBS Leonor. “ A comunidade quer uma solução. Eles estão preocupados com o possível fechamento da  UBS daquele bairro para  o atendimento 24 horas ”, declarou Araujo. Segundo ele,  os vereadores  devem debater na sessão desta quinta-feira,dia 24, a formação de uma comissão para visitar e conhecer a  real situação dos postos de saúde da cidade.

Já a Secretária de Saúde, Ana  Olympia Dornelas garantiu que a UBS Leonor não será fechada. Ela  lembrou o que já foi aplicado até o momento dos projetos de lei na área da saúde. “ No que se refere aos  agentes de endemias já foram feitas todas as ações, em relação aos postos de saúde nós já estamos chamando do concurso público. Estão sendo locados, principalmente nas unidades 16 e 24 horas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e administrativos. E estamos aguardando final do processo licitatório da contração das clinicas para os plantões médicos”, destacou a secretária da Saúde.

Licitação fracassada

O secretário de Gestão Pulica, Marco Cito, informou que a licitação aberta para a contratação de profissionair na área médica fracassou. A medida  fa parte do "pacotão da saúde", aprovada pela Câmara. "Teremos de repir o processo para que outras empresas participem. Esperamos que o processo esteja concluído até o final do mês de abril", declarou o secretário.
 (Fotos: Devanir Parra)

Leis focam combate à pedofilia e direitos de obesos

Leis promulgadas pela Câmara e publicadas no Jornal Oficial normatizam ações que deverão ser adotadas em Londrina; também está em vigor a lei que trata da destinação de garrafas pet

Foram publicadas no Jornal Oficial do dia 23/02 e estão em vigor no Município de Londrina três novas leis promulgadas pela Câmara de Vereadores que tratam do combate à pedofilia, direitos da pessoa obesa e responsabilidade pela destinação de garrafas pet. Os projetos foram aprovados pela Câmara, vetados pelo prefeito Barbosa Neto e o verto rejeitado pela maioria dos votos de vereadores e vereadoras. Assim, as leis foram promulgadas pelo presidente do Legislativo, vereador Gerson Araújo (PSDB), e estão em vigor desde a data da sua publicação.

A Lei Municipal número 11.120, de 22/03/2011, de autoria da vereadora Sandra Graça (PL), e subscrita por mais nove vereadores, garante atendimento preferencial às pessoas com obesidade grave ou mórbida nas repartições públicas, nas empresas concessionárias de serviços públicos, nas instituições financeiras e nos estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços, em razão da dificuldade de permanência por muito tempo em filas. A lei exclui desta preferência os serviços de atendimento à saúde no município, e aponta que caberá ao Executivo, por meio de ato próprio, baixar as demais normas visando à regulamentação e o cumprimento às novas determinações.  

A Lei Municipal número 11.121, de 22/03/2011, de autoria do vereador Jacks Dias (PT) e subscrita por mais onze vereadores, estabelece diretrizes pela responsabilidade de destinação das garrafas PET para as empresas com sede no município que as fabricam, distribuem ou revendem. As novas regras obrigam as empresas a aceitar a devolução das unidades usadas e acondicioná-las e armazená-las de forma adequada, obedecendo as normas ambientais e de saúde pública, podendo firmar parcerias com ONGs de reciclagem para o cumprimento desta determinação. A lei estabelece multa e suspensão do alvará de funcionamento das empresas em caso de reincidência pelo não cumprimento das normas.

A Lei Municipal número 11.122, de 22/03/2011, de autoria do vereador Jacks Dias (PT) e subscrita por mais 17 vereadores, torna obrigatório aos cinemas instalados no município exibirem, antes das sessões, mensagens publicitárias de caráter educativo, de combate à pedofilia e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. As mensagens devem divulgar os telefones “Disque 100” (nacional) e “Disque 181” (estadual) para o recebimento de denúncias, e alertar que o crime de armazenamento e divulgação de material pornográfico de crianças ou adolescentes é punido com pena de reclusão de um a quatro anos e multa. A legislação também estabelece multas diárias para os cinemas que descumprirem a determinação.
O texto completo das leis pode acessado no site da Câmara Municipal de Londrina no endereço eletrônico www.cml.pr.gov.br


Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Londrina

terça-feira, 22 de março de 2011

Gerson Araujo na posse do novo comandante da PM

A Policia Militar tem um papel fundamental na segurança e no bem estar de todos os cidadãos. Desejamos que o novo comando tenha sucesso em suas ações e colocamos a Câmara a disposição para o fortalecimento desta  corporação”, o depoimento é do presidente da Câmara de Londrina Gerson Araujo que participou,  nesta manhã, dia 22, da posse do novo comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina (PM), tenente-coronel Altivir Cieslak.
Cieslak atuou em Londrina entre os anos de 2003 e 2005 e substitui o antigo comandante César Vinícius Kogut, que foi promovido para o posto de coronel. 

Durante seu discurso, o tenente-coronel  apresentou suas principais metas que são: redução nos números de mortes no trânsito e de homicídios; diminuição das ocorrências de furtos e roubos e combate ao tráfico de drogas.

Quem é Altivir Cieslak:
· Curitibano, casado, 45 anos, residente em Londrina
· Ex-comandante da Academia do Guatupê
· Major desde 2004; tenente-coronel desde 2007
· 1996-1998: chefe do setor de planejamento do Batalhão Florestal
· 1998-2004: chefe do setor de planejamento do 5º BPM em Londrina
· 2004-2006: subcomandante do 5º BPM de Londrina
· 2006: comandante interino do 5º BPM
· 2007: subchefe da Casa Militar em Curitiba

PSDB elege novo diretório

O advogado Claudemir Molina conduziu os trabalhos
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Londrina, realizou no último domingo, dia 20, nas dependências da Câmara de Vereadores a convenção para a eleição do novo diretório e executiva do partido. Cerca de 250 pessoas entre empresários, lideranças e autoridades participaram do evento . 

No total duas chapas disputaram os votos dos 42 membros do diretório local que escolheram a chapa José Richa liderada pelo funcionário público Eder Pimenta que obteve 31 votos favoráveis. “ O PSDB é um partido simpático à sociedade londrinense, prova disso é que 72% dos eleitores locais escolheram Beto Richa para governador. Temos muito trabalho pela frente”, declarou Pimenta.

Eder Pimenta discursa após ser eleito presidente do PSDB
Conforme o presidente eleito  o principal objetivo da nova gestão é organizar o partido no sentido de eleger o próximo prefeito de Londrina. “ Já estamos trabalhando no sentido de  alugar uma nova sede, filiar novas lideranças, organizar o trabalho na sociedade civil, sindicatos e organizações bem busca de apoio de toda a comunidade para elaborar um plano de governo democrático vislumbrando a prefeitura da cidade”, disse.

O presidente da Câmara de Londrina, Gerson Araújo comemorou a vitória da chapa José Richa e se colocou a disposição para colaborar com a nova gestão no que for necessário. “ O Eder é um grande parceiro e tenho convicção que fará um excelente trabalho a frente do partido. Queremos somar nesta busca pelo crescimento e fortalecimento do PSDB”, ressaltou Araujo.

Além de Pimenta fazem parte do novo diretório como vice-presidente Mércio Galvão, 2ª vice-presidente Nitis Jacon, 1º secretário Joselito Hajjar, 2º secretário Carlos Frederico Viana Reis. Rubens Tazima foi escolhido como 1º tesoureiro e Amauri Cardoso como 2º tesoureiro. Como 1º e 2º vogais foram eleitos Vitor Hugo Bozeli Dantas e Claudemir Molina, respectivamente. A nova gestão termina em 2013. 

segunda-feira, 21 de março de 2011

Marcio Almeida assume cadeira no Legislativo

Médico toma posse e quer contribuir com a discussão de soluções para a crise da saúde em Londrina; propostas já estão em tramitação na Câmara
Marcio Almeida faz seu primeiro discurso na CML
Demonstrando muita disposição para discutir o problema da saúde em Londrina, o médico Marcio Almeida, primeiro suplente do PSDB tomou posse no último dia 17 na Câmara de Vereadores de Londrina. Ele assumiu a vaga deixada pelo titular do cargo, Paulo Arildo, que está na direção regional da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Almeida defendeu a criação de uma frente ampla em prol da saúde da cidade e convidou todos os vereadores do Legislativo para serem co-autores dos cinco projetos que ele apresentou, durante sua posse, para tramitação no Legislativo. 

O mais novo vereador da Casa qualifica os projetos como uma proposta de reforma sanitária em Londrina que poderá se tornar modelo para o País, como foram as ações desenvolvidas pelo ex-prefeito Dalton Fonseca Paranaguá nos anos de 1969/70, quando a prefeitura passou a organizar os serviços de saúde no município. A principal proposta apresentada por Marcio Almeida cria a Lei Orgânica da Saúde de Londrina e os outros quatro projetos complementares tratam da qualificação das entidades parceiras para a execução do novo sistema; da criação das fundações da maternidade municipal e da saúde da família; e do incentivo à qualificação e à valorização dos profissionais que atuam no setor.

Almeida reafirmou o seu compromisso de assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Londrina para somar e não para dividir. Lembrando sempre que está disposto a contribuir com a crise da saúde em Londrina, disse ainda que espera contar com o apoio dos vereadores para este importante debate e que deverá apresentar as propostas em tramitação no Legislativo para análise da Secretaria Municipal de Saúde como também dos demais órgãos e entidades da área.   

Araujo e Almeida: amigos e  aliados
 Para o presidente da Câmara de Londrina, vereador Gerson Araujo, a posse  de Marcio Almeida vai fortalecer  as ações do Legislativo. " Ele chegou para somar, apresentando projetos importantes para a sáude, um das áreas mais castigadas em nossa cidade. Tenho certeza que fará um trabalho extraordinário na Câmara", declarou Araujo.

Especialista em saúde pública - Marcio Almeida nasceu em Londrina em 1949. É formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mestrado em Medicina Social e doutorado em Saúde Pública. Foi secretário municipal de Saúde entre 1977 e 1980 e professor do curso de Medicina da UEL onde também foi vice-reitor entre 1988 e 2001, diretor do CCS entre 2003 e 2008, pró-reitor de pós-graduação e de graduação. Aposentou-se da UEL em abril de 2010. 
 Nos últimos meses vem trabalhando como consultor em gestão pública da Prefeitura de São José dos Pinhais (PR), professor de Medicina da UNESC (Espírito Santo) e assessor da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná na área de planejamento estratégico e gestão para resultados. É autor de dezenas de artigos científicos publicados em revistas da área de saúde, de capítulos de livros e de alguns livros, dentre eles o “Mudanças Educação Médica: limites e possibilidades” (1999) e o “A Universidade (Im)possível: experiências de gestão” (2001).

Na vida político-partidária foi deputado estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de 1983 a 1986. Em 1986 filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Desde 2001 participa da Ong Transparência Brasil. Foi eleito primeiro suplente do PSDB para a Câmara de Vereadores de Londrina para o mandato 2009-2012, com 2.476 votos. Em junho de 2009, assumiu uma cadeira no Legislativo pelo período de 70 dias em razão da licença médica do titular da vaga, vereador Roberto Kanashiro. Reassumiu o mandato com a renúncia do ex-vereador Paulo Arildo. Fotos de José de Carvalho.

sexta-feira, 18 de março de 2011

"Sessões itinerantes valorizam o legislativo", diz Araújo

Beto Richa, Valdir Rossoni, Gerson Araujo e Alex Canziani
A Câmara Municipal de Londrina (CML),  foi palco nesta quinta-feira, dia 17, da primeira reunião itinerante da Assembléia  Legislativa  do Paraná. O governador  Beto Richa,   14 deputados , prefeitos, vereadores , lideranças, empresários e convidados lotaram o plenário da CML.  
Por volta das 17 horas, o Presidente da Assembléia Legislativa  desembarcou na Câmara na companhia de vários deputados que foram recepcionados no gabinete do presidente da Casa, vereador Gerson Araujo.
 “ Para nós é uma honra receber nossos deputados e abrir as portas da Câmara para a realização da primeira reunião itinerante da Assembléia. Me sinto um privilegiado por ser presidente desta Casa neste momento histórico. Esta iniciativa é importante porque valoriza o  trabalho do Legislativo”,  declarou Araujo após lembrar que sua gestão também prevê a realização  das reuniões itinerantes nos bairros.
" Me sinto honrado", disse Araujo durante discurso
Os trabalhos foram abertos as 18:30h  e fizeram parte da mesa, além de Rossoni e Araujo, o prefeito Barbosa Neto e os deputados  Luiz Eduardo Cheida, Abelardo Lupion e Plauto Miró que  é o primeiro secretário da mesa diretora da assembleia.
Conforme Rossoni , esta primeira audiência  tem como objetivo realizar a prestação de contas dos primeiros meses de trabalho da nova mesa. “ Vamos fazer um piloto com esta audiência e ir aprimorando cada vez mais.  Nossa intenção é aproximar  a assembléia do povo”, disse. Ao ser questionado sobre os custos com as reuniões itinerantes, Rossoni  garantiu que os deputados não recebem nenhum tipo de diária para participar do evento. 
 
Deputado Plauto Miró fez a prestação de contas
O Deputado Plauto Miró foi responsável pela apresentação da prestação de contas dos primeiros meses de trabalho. “ Neste período foram economizados mais de 3,6 milhoes com a redução diárias , cargos comissionados e  outros  gastos com gabinetes”, ressaltou Miró. 

Um vídeo apresentado ao público mostrou as principais medidas adotadas pela nova mesa como o rompimento com a  empresa de segurança de assembléia , a redução de cargos comissionados , fechamento da gráfica oficial, descobrimento de grampos, entre outras.
Mais adiante, foi aberta  a palavra para  prefeitos da região e representantes de várias instituições entre elas, Comissão de Direitos Humanos de Londrina, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina e Sociedade Rural do Paraná.


Governador Beto Richa agradeceu os votos dos londrinenses
O govenador Beto Richa se fez presente na fase final da audiência e encerrou o evento com um discurso elogiando a iniciativa das reuniões itinerantes e destacando a gratidão pelos Londrinenses que confiaram 72 %  dos votos a ele. “ Pretendo retribuir com trabalho a confiança dedicada a mim pelo povo de Londrina “, declarou.
Para finalizar Richa declarou que vai criar a defensoria publica do Estado e  investir na ampliação do aeroporto de Londrina, duplicação da PR 445, construção do viaduto próximo ao  conjuntpo Jamile Dequech. O governador lembrou ainda dos investimos do Estado no enfrentamento ao combate a dengue e  às ações de socorro às vítimas das enchentes no Estado.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Marcio Almeida toma posse hoje na Câmara de Londrina

A sessão desta quinta-feira, dia 17, será marcada pela posse do médico Márcio José de Almeida, que reassume o cargo de vereador em Londrina pelo PSDB substituindo Paulo Arildo, que renunciou ao mandato. A posse será às 14 horas, durante a abertura dos trabalhos do Legislativo.
Para o vereador Gerson Araújo, a posse de Marcio Almeida é muito importante para a cidade. “ Trata-se de um homem íntegro, respeitado e muito bem conceituado em todas áreas e principalmente na saúde. Tenho convicção que terá uma grande contribuição para Câmara e para todos os londrinenses”, declarou Araújo.

Almeida vai protocolar cinco projetos de lei que tratam da reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A principal proposta cria a Lei Orgânica da Saúde de Londrina e outros quatro projetos complementares tratam das parcerias para execução do novo sistema, da criação de fundações, e do incentivo à qualificação e valorização dos profissionais que atuam no setor.
 Além do projeto da Lei Orgânica da Saúde em Londrina, Marcio Almeida propõe a instituição da Fundação Estatal Maternidade Municipal e da Fundação Estatal Saúde da Família; a habilitação de Organizações Sociais de Pessoas Jurídicas de Direito Privado, sem fins lucrativos, que atuarão na saúde municipal por meio de contratos de gestão; e o Programa de Incentivo à Qualidade dos Serviços de Saúde em Londrina. Este último projeto cria a remuneração variável aos servidores visando o incentivo a qualidade e a produtividade; e a gratificação de incentivo ao ensino na área de saúde.

 Reunião dos deputados estaduais
Após a sessão de hoje será realizada a primeira reunião dos deputados estaduais paranaenses no interior do estado. A proposta do deputado Valdir Rossoni (PSDB), que assumiu a Presidência da Assembleia Legislativa no dia 1º de fevereiro, é de realizar mensalmente uma audiência pública nas principais cidades do Paraná.

De acordo com Rossoni as reuniões tem como objetivo, além de demonstrar como estão sendo utilizados os recursos da Assembleia. " Queremos ouvir a população para que possamos melhorar o nosso trabalho", disse.
 
Já o presidente da Câmara de Londrina Gerson Araújo destacou que a reunião é importante porque aproxima o Governo dos municípios. “ É uma ótima iniciativa porque proporciona a integração do Estado com  Londrina.  O fato da Assembléia começar por Londrina nos enaltece e demonstra a importancia da nossa cidade no cenário paraneaense”, disse Gerson Araújo. No total 21 deputados estaduais confirmaram a presença na sessão especial  que começa às 18h no plenário da Câmara.


Londrina, 17 de março de 2011


terça-feira, 15 de março de 2011

Vereador mobiliza comunidade para ajuda ao Japão

O vereador Jairo Tamura (PSB) está convocando a comunidade nipo-brasileira, entidades da sociedade civil organizada e representantes de instituições religiosas e financeiras para articular ações de auxilio à população japonesa, vítima do terremoto e tsunami ocorridos na semana passada, e também aos atingidos pelas enchentes no litoral paranaense. A reunião acontece nesta quarta-feira (dia 16), às 14hs, no plenário da Câmara de Vereadores, e é aberta a todos os interessados em participar da mobilização de auxílio ás comunidades atingidas.


Segundo Jairo Tamura, vários contatos já foram mantidos com o Consulado do Japão em Curitiba e com a Câmara de Comércio Brasil-Japão, visando unificar as ações a serem adotadas. “Cremos que neste momento o mais importante é articularmos a obtenção de recursos monetários, já que o transporte de mantimentos está dificultado pelas condições em que se encontram as áreas atingidas, tanto aqui no Paraná como no Japão”, afirmou o vereador.

Tamura explica que será necessária a articulação com uma instituição financeira sediada no Japão, que deverá receber e distribuir os recursos que forem arrecadados, de forma bastante transparente. “Queremos não apenas demonstrar a nossa solidariedade ao povo japonês, como também à população paranaense atingida pelas enchentes no nosso litoral. Creio que a comunidade londrinense, que sempre esteve aberta a contribuir com as grandes causas, irá se fazer presente mais uma vez”, disse o vereador.   

Alunos fazem manifestação na Câmara contra a dengue

Os alunos da 4ª série da  Escola Municipal Davi Dequech, do Parque Ouro Verde ( região norte) estiveram na sessão da Câmara desta terça- feira, dia 15. O convite foi feito pelo vereador Rony Alves.


 De acordo com a diretora da escola,  Suzana Martins Ribeiro, várias atividades estão sendo realizadas junto aos alunos desde o ano passado. “ Estamos juntamente com todas as escolas da rede municipal de educação desenvolvendo várias ações de prevenção à dengue”, informou a diretora.

Segundo Suzana Martins, entre as atividades realizadas estão a produção de cartazes e panfletos sobre a dengue que estão sendo expostos na prefeitura, câmara e biblioteca pública. “ Os alunos foram para as ruas conversar com a comunidade e entregar os panfletos, produzidos por eles, para prevenir a dengue”.

A secretária de Educação, Karen Sabec, também esteve presente e falou sobre a importância de envolver toda a população nesta guerra contra o mosquito. “ As 88 escolas da rede estão realizando ações de prevenção a dengue, levando informações para alunos, pais e comunidade em geral sobre os riscos desta doença”, declarou.

Já, o vereador Gerson Araújo elogiou o trabalho que está sendo realizado pela secretária de Educação sobre a dengue. “ É fundamental o envolvimento das escolas nesta luta contra a dengue. As crianças estão de parabéns pelas atividades  e a Câmara está de portas abertas para receber   todas as iniciativas”, ressaltou Araújo.

CEI convoca depoimentos de Delmondes e Marco Cito

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores de Londrina, criada para apurar supostas irregularidades em contratos e pagamentos efetuados para o treinamento da Guarda Municipal, quer ouvir nos próximos dias os proprietários da empresa matogrossense Delmondes e Dias e o secretário municipal de Gestão Pública, Marco Antonio Cito. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (dia 14), após reunião de trabalho realizada na sede do Legislativo, da qual participaram os vereadores Jairo Tamura-PSB (presidente), Lenir de Assis-PT (relatora), e Tito Valle-PMDB (membro).

De acordo com o presidente da CEI, vereador Jairo Tamura, foram  convocados para esta sexta-feira (dia 18), às 14hs, na sala de reuniões da Câmara, os sócios-proprietários da empresa Delmondes e Dias, Cleiton Severino Dias e Eliane Maria da Silva Delmondes Dias. Na sexta-feira da próxima semana (dia 25), às 16hs, no mesmo local, a CEI vai colher o depoimento do secretário municipal de Gestão Pública, Marco Antonio Cito.  

Jairo Tamura justificou a convocação dos proprietários da empresa em razão de serem os beneficiários diretos do contrato assinado com a Prefeitura de Londrina além do fato de que deverão esclarecer, entre outras dúvidas, o por que da não realização das aulas de tiro; e se de fato receberam pelo serviço sem o terem executado. “O depoimento do secretário Marco Cito também é muito importante porque ele acompanhou a contratação da empresa e também mantinha influência sobre as ações da Guarda Municipal”, afirmou Tamura. O prazo para apresentação do relatório final dos trabalhos da CEI é no próximo dia 6 de maio. (Foto da reunião de Devanir Parra)

segunda-feira, 14 de março de 2011

Araújo marca presença na abertura da Semana da Mulher

O vereador Gerson Araújo participou no inicio desta tarde, dia 14, do lançamento da 19ª Semana Municipal da Mulher, realizada no saguão da Prefeitura de Londrina.


O evento que contou com participação do prefeito Barbosa Neto, da secretária da Mulher Sueli Galhardi e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosalina Batista abriu oficialmente as atividades da Semana que contará com dezenas de atividades até o dia 22 deste mês.

Em seu discurso, Araújo ressaltou a importância da participação da mulher na sociedade. “ Deus ao criar a mulher a partir do homem, nos mostra que Ele sempre desejou que os dois caminhassem juntos, unidos num só objetivo. No entanto, a mulher sofre até hoje as conseqüências das desigualdades, mas tem vencido a cada dia e na atualidade são reconhecidas e respeitadas em quase todas as áreas”, disse.

Durante o evento, a secretária da mulher, Sueli Galhardi lembrou que Londrina foi a primeira cidade do Brasil a ter a Secretaria Municipal da Mulher e destacou que a cidade é considerada modelo para todo o país. “ Recentemente estivemos em Brasília divulgando as ações realizadas aqui e muitas delas já foram adotadas por outras cidades”, declarou.

Já o prefeito Barbosa Neto, entregou a Araújo dois projetos, do executivo, referentes a questão da mulher no município. O primeiro se refere a mudança do nome da secretaria da mulher que passará se chamar Secretaria Municipal de Politicas para as Mulheres e o segundo que trata da implantação do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Para conferir toda programação da 19ª Semana Municipal da Mulher , basta acessar o site: htpp//www.londrina.pr.gov.br/

quinta-feira, 3 de março de 2011

Araujo prestigiou exposição de Mara Carvalho

O Pastor Gerson Araujo visitou recentemente a Exposição da artista plástica Mara Carvalho denominada “Os incríveis anos 60”. A exposição aconteceu na Casa de Cultura José Gonzaga Vieira e reuniu 19 telas incluindo pinturas em acrílica de matiz impressionista e colagens. Os trabalhos relatam o ambiente de um grupo de Paranavaí, cidade do Noroeste do Paraná, onde a artista nasceu e viveu por 30 anos antes de se mudar para Londrina.

O vereador se disse impressionado com a beleza das telas de Mara Carvalho. " Um trabalho maravilhoso, criativo e de ótima qualidade.Trata-se de uma artista explêndida que merece todo nosso respeito e admiração", declarou Gerson Araujo.

Já a artista plástica Mara Carvalho se disse honrada com a visita do Presidente da Câmara de Londrina. " É uma grande satisfação receber o pastor Gerson na minha exposição. Estarei pensando seriamente eu seu pedido de realiza uma exposição sobre a cidade de Londrina", disse.

Mais informações sobre o trabalho de Mara Carvalho podem ser acesssadas no site:
http://maracarvalho.arteblog.com.br

quarta-feira, 2 de março de 2011

Gerson Araujo entrega "pacote da saúde" ao prefeito


O presidente do Legislativo, Gerson Araujo, entregou nesta manhã, dia 02, ao prefeito Barbosa Neto, devidamente aprovados, os projetos da saúde. Sem cerimônia oficial, o prefeito recebeu Araujo em seu gabinete as 10:30h e recebeu em mãos o “pacotão da saúde”. Gerson Araujo disse estar com a sensação de missão cumprida. “ A Câmara fez a sua parte. Agora é com o prefeito. A expectativa é que as ações sejam colocadas em pratica o mais rápido possível para que a saúde da cidade seja melhorada”, disse Araujo.

Já o prefeito Barbosa Neto, elogiou a postura do presidente da Câmara na condução das votações dos projetos. “Eu agradeço ao pastor Gerson pela forma responsável e digna que conduziu os trabalhos na Câmara, em especial nestes projetos da saúde que são fundamentais pela melhoria da saúde pública em Londrina”, declarou o prefeito que garantiu sancionamento imediato dos projetos.

Estiveram presentes a secretária de saúde, Ana Olympia Dornellas, o procurador geral do município, Fidelis Cangussu e a secretária de governo, Telma Tomioto Terra.

Vereadores aprovam os cinco projetos para a saúde


Todos os projetos emergenciais enviados pelo Executivo foram aprovados na sessão desta terça-feira na Câmara de Vereadores; sessão foi encerrada às 23 horas

A Câmara de Vereadores de Londrina aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (dia 1º), em segunda e última votação, todos os cinco projetos enviados pelo Poder Executivo com a justificativa de combater a crise na saúde pública do município. Depois de várias horas de debates e muitas emendas apresentadas aos projetos originais, as matérias foram aprovadas e serão encaminhadas nesta quarta-feira ao Executivo para sanção.

Confira como ficaram os projetos aprovados na Câmara de Vereadores:

Auxílio Alimentação para agentes da dengue (Projeto 399/2010) –
Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de autoria do Poder Executivo autorizando o reajuste dos valores do auxílio alimentação aos agentes de combate à dengue. A partir da sanção do prefeito, os agentes de combate à dengue passarão a receber R$ 176,00 de auxílio alimentação por 22 dias trabalhados.


Criação de 130 novas vagas na Saúde (Projeto 65/2011) –
Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de autoria do Poder Executivo criando 130 novas vagas para enfermeiros (30), auxiliares de enfermagem (75) e assistentes de gestão (25) na Autarquia Municipal de Saúde. Os profissionais serão convocados de concurso público já realizado pela prefeitura, com a finalidade de ampliar o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Uma emenda da Comissão de Justiça, aprovada pelo plenário, retirou do projeto o artigo 2º, que previa o reposicionamento dos servidores que ocupam cargo de técnico em saúde pública para assistente de enfermagem mediante comprovação de formação em Auxiliar de Enfermagem.


R$ 5.474.000,00 para contratar médicos na rede privada (Projeto 67/2011) –
Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de autoria do Executivo que autoriza a abertura de crédito adicional de até R$ 5.474.000,00 no Fundo Municipal de Saúde (FMS) para contratação emergencial junto a clínicas particulares de horas médicas de ginecologistas, pediatras e clínicos gerais, que correspondem a 10.948 plantões de seis horas diárias por um período de sete meses. O recurso, segundo justificativa do Executivo, é oriundo do excesso de arrecadação do Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITBI) e a contratação emergencial de médicos permitirá a redução das filas de espera no PAI, PAM e UBS 12,16 e 24 horas, de acordo com a necessidade de cada setor.

O projeto foi aprovado com quatro emendas. A primeira, da Comissão de Seguridade Social do Legislativo, especifica o número de plantões a serem contratados (10.948) como forma de garantir que os contratos não sejam prorrogados e que a Prefeitura possa apresentar, no período de sete meses (prazo estabelecido pelo próprio Executivo para vigência dos contratos), uma solução definitiva para a falta de médicos no serviço público municipal. Três outras emendas apresentadas pela vereadora Lenir de Assis (PT) também foram discutidas e aprovadas e estabelecem a inclusão dos serviços médicos (clínicos gerais) para atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e que a Prefeitura somente realize o pagamento dos serviços médicos particulares após a sua efetiva comprovação por pessoa jurídica contratada. E, finalmente, a terceira emenda determina que os plantonistas contratados prestem serviços exclusivamente nas Unidades Públicas de Saúde da Rede Municipal de Saúde de Londrina.

Cria cargos de Orientador e Auxiliar Técnico de Endemias (Projeto 68/2011) – Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de autoria do Poder Executivo criando 30 cargos de orientador de equipe de endemias, com incentivo de R$ 120,00 e 4 cargos de auxiliar técnico administrativo, com incentivo de R$ 280,00. Os cargos serão ocupados pelos atuais agentes de controle de endemias tendo o orientador a função de supervisionar as equipes no campo, enquanto o auxiliar técnico terá a função de executar e digitalizar as informações recebidas do campo. O projeto foi aprovado com três emendas da vereadora Sandra Graça (PP), que corrigiu o valor do incentivo aos orientadores de R$ 100,00 (no projeto original) para R$ 120,00 (emenda 1); estabeleceu que o incentivo aos 4 auxiliares técnicos será mensal (emenda 2); e que o auxiliar técnico exercerá a sua função por meio remoto, ou seja, da central de controle (emenda 3).


Gratificação para plantonistas das Unidades 16 e 24 horas (Projeto 69/2011) –
Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de autoria do Poder Executivo criando uma gratificação de produtividade médica e de produção, desempenho e assiduidade para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que desenvolvem atividades nas Unidades do Pronto Atendimento Adulto (PAM), do pronto Atendimento Infantil (PAI), do Pronto Atendimento Leonor, do Pronto Atendimento Maria Cecília e do Pronto Atendimento União da Vitória. A gratificação será regulamentada por decreto e será paga para promotores de saúde pública, promotores plantonistas de saúde pública, técnicos de saúde pública, técnicos de gestão pública e agentes de gestão pública, mediante alcance de metas previamente pactuadas. As emendas que previam extensão do benefício para outros setores da saúde receberam parecer contrário da Comissão de Justiça e foram rejeitadas pelo plenário do Legislativo.

terça-feira, 1 de março de 2011

Comunidade do San Izidro quer melhorias no bairro


O presidente do Conselho de Saúde do Jardim San Izidro (região leste) Claudemir Fernandes Farias, esteve presente na última sessão da Câmara, dia 01, para falar sobre o trabalho que tem sido realizado naquele bairro por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Farias, foi convidado pelo presidente do Legislativo, Gerson Araujo, que ficou impressionado com o trabalho realizado naquele bairro junto aos idosos. “ Nosso gabinete recebeu um abaixo assinado com mais de duas mil assinaturas de moradores daquela comunidade solicitando o apoio da Câmara para várias melhorias naquela região”, declarou Araujo.

Em sua fala, o presidente do conselho disse que há 10 anos , a UBS tem realizado vários projetos para atender os idosos. Entre as principais atividades estão o grupo de caminhada, alongamento e dançaterapia. “São iniciativas importantes que tem colaborado para a melhoria da qualidade de vida dos moradores”, disse Farias.

Todavia, de acordo com presidente do conselho, a região precisa de muitas melhorias. “ O fundo de vale do bairro esta cheio de lixo, o lago esta contaminado e não temos uma área lazer digna para nossas crianças e idosos. Por isso estamos solicitando a ajuda da Prefeitura e da Câmara para nos ajudar”, destacou.

Ainda segundo Farias, o projeto com as melhorias e o abaixo assinado também foi enviado para o prefeito Barbosa Neto, para os secretários obras, meio ambiente e promotoria pública. “ Não queremos brigar com ninguém, queremos que nosso direito seja atendido pelas nossas autoridades”, disse.

Já o vereador Gerson Araujo declarou que vai aguardar as respostas do executivo para as reivindicações dos moradores, no entanto se nada for feito a Câmara não vai medir esforços para ajudar a comunidade. “ Estaremos atentos e prontos para colaborar no que for necessário”, finalizou Araujo.

Londrina, 01 de março de 2011